Panorama do Mercado

O futuro da ind√ļstria (e dos neg√≥cios) nas m√£os da Intelig√™ncia Artificial

O futuro da ind√ļstria (e dos neg√≥cios) nas m√£os da Intelig√™ncia Artificial
2019-06-14

Conta-se que o termo Intelig√™ncia Artificial surgiu em 1956, em uma confer√™ncia de tecnologia no Dartmouth College, nos Estados Unidos. √Č um tempo consider√°vel para que tenha conquistado as telas de cinema (o sensacional Blade Runner de 1982, por exemplo), se tornado best-seller (‚ÄúIntelig√™ncia Artificial‚ÄĚ, de Peter Norvig e Stuart Russel, uma refer√™ncia acad√™mica desde que foi lan√ßado em 2004), dominado as resid√™ncias (eletrodom√©sticos e m√≥veis conectados j√° dispon√≠veis) e a receita do seu u√≠sque (Sim! Veja o box) e, mais recentemente, seja a prioridade dentre as tecnologias na ind√ļstria. Custo? Qualidade? Economia? A resposta est√° na realidade e na necessidade. Ou vice-versa. Para as quais √© preciso conhecimento e planejamento. Ouvimos companhias de ponta em Intelig√™ncia Artificial, com capacidades para ensinar o que vem a ser, de fato, Intelig√™ncia Artificial, e a sua contribui√ß√£o genu√≠na √† automa√ß√£o industrial.
Ler mais...

Ind√ļstria 4.0 e IoT expandem aplica√ß√Ķes com sensores inteligentes

Ind√ļstria 4.0 e IoT expandem aplica√ß√Ķes com sensores inteligentes
2019-04-18

Os sensores s√£o dispositivos importantes nas ind√ļstrias de processo e manufatura h√° longo tempo. Mais recentemente, ganharam destaque. Em raz√£o das suas capacidades aumentadas, da sua flexibilidade e dos seus tamanhos menores, tornaram-se inteligentes. E esta √© uma caracter√≠stica que faz do sensor inteligente um astro no panorama da Ind√ļstria 4.0 e da IoT. Para os usu√°rios isto significa mais lucratividade por meio de ativos mais produtivos.
Ler mais...

IIoT e automação: um caminho de possibilidades infinitas

IIoT e automação: um caminho de possibilidades infinitas
2019-02-18

Pesquisa sobre ado√ß√£o da Internet Industrial no Brasil, realizada pela Associa√ß√£o Brasileira de Internet Industrial (ABII) no ano passado, indicou que das 84 empresas entrevistadas, apenas 29% conheciam a IIoT (Internet Industrial das Coisas). Mostrou ainda que 65% n√£o tinha projeto algum implementado ou em andamento no que se referia √†s tecnologias que envolvem a digitaliza√ß√£o da ind√ļstria. S√£o dados espantosos! Contudo n√£o se pode negar que a IIoT veio para revolucionar a forma de comunica√ß√£o entre os equipamentos do ch√£o de f√°brica ‚Äď e a sua integra√ß√£o com as camadas de gest√£o ‚Äď, por meio de novas funcionalidades e, melhor, possibilidades.
Ler mais...

Automação pneumática: versátil, atraente e ainda de baixo custo

Automação pneumática: versátil, atraente e ainda de baixo custo
2018-12-13

A Pneumática é a velha e estimada conhecida dos sistemas de automação industrial. Por ser descomplicada e acessível, oferece benefícios inumeráveis, em razão das vantajosas características da sua fonte de energia: o ar comprimido. Segurança, redução de gastos operacionais, facilidade de implantação e baixo custo, estão entre as principais justificativas da escolha da Automação Pneumática em muitas plantas brasileiras.
Ler mais...

Termografia: Precisão e confiabilidade da manutenção à automação

Termografia: Precisão e confiabilidade da manutenção à automação
2018-10-30

Historicamente, a termografia surgiu pela observa√ß√£o de Hip√≥crates, que notou a varia√ß√£o de calor entre as diferentes partes do corpo humano. Ele considerou o calor como o principal sinal diagn√≥stico de doen√ßa, avaliando que, quando uma parte do corpo √© mais quente ou mais fria que o restante, ent√£o a doen√ßa est√° presente nesta parte. Saltando para a ind√ļstria do s√©culo XX, a termografia √© definida como a t√©cnica de sensoriamento remoto que permite a medi√ß√£o de temperaturas e a forma√ß√£o de imagens t√©rmicas de um componente, equipamento ou processo, a partir da radia√ß√£o infravermelha. Por tempos, a principal aplica√ß√£o da termografia tem sido na manuten√ß√£o industrial (por exemplo, quando uma pe√ßa √© muito quente, pode significar muitas vezes um risco de falha), seguindo-se a constru√ß√£o civil (verifica√ß√£o de isolamentos, vazamentos, etc.), laborat√≥rios, defesa, seguran√ßa. Mas as aplica√ß√Ķes de automa√ß√£o industrial tem sido uma fonte rica de sucesso. P...
Ler mais...

Edifícios inteligentes: Technologias de automação para sustentabilidade

Edifícios inteligentes: Technologias de automação para sustentabilidade
2018-06-22

Al√©m de comodidades e seguran√ßa, o maior trunfo dos edif√≠cios inteligentes hoje √© a economia que proporcionam em custos diretos e indiretos. O principal deles? Energia. E neste aspecto as tecnologias de automa√ß√£o ‚Äď mais recentemente a IoT (Internet das Coisas) ‚Äď premiaram os sistemas aplicados em edifica√ß√Ķes residenciais, comerciais e corporativas com solu√ß√Ķes verdadeiramente sustent√°veis.
Ler mais...

Como fazer a diferença entre vários acionamentos

Como fazer a diferença entre vários acionamentos
2018-04-19

Quando se fala em acionamento, a ideia √© a de que √© um produto bastante padr√£o, com poucas diferen√ßas. Em geral, a distin√ß√£o fica por conta do tempo de resposta, da confiabilidade, do fato de se comunicar com o fieldbus principal no modo nativo e, finalmente, do software que pode ser adaptado √†s aplica√ß√Ķes fornecidas. Conhe√ßa, a seguir, o que os principais fabricantes de acionamentos oferecem para se singularizar no mercado.
Ler mais...

Controle de tratamento de √°gua

Controle de tratamento de √°gua
2018-02-16

O 8¬ļ F√≥rum Mundial da √Āgua ‚Äď organizado a cada tr√™s anos pelo Conselho Mundial da √Āgua (World Water Council) ‚Äď acontecer√° de 18 e 23 de mar√ßo, em Bras√≠lia, e ser√° realizado pela primeira vez no Hemisf√©rio Sul. S√£o esperadas 45 mil pessoas para discutir o uso racional e sustent√°vel desse recurso, o bem mais precioso do planeta.
Ler mais...