www.engenharia-brasil.com
ABB News

ABB ganha prêmio Red Dot pelo robô delta industrial FlexPacker

Modelo é o primeiro robô delta industrial a vencer o prêmio Red Dot.

ABB ganha prêmio Red Dot pelo robô delta industrial FlexPacker

O robô delta industrial IRB 390 FlexPacker® da ABB, projetado para embalagem ultrarrápida de produtos, foi escolhido para o Red Dot Product Design Award. Esse é o segundo robô da ABB a receber o prestigioso prêmio em dois anos consecutivos.

O Red Dot Design Awards global reconhece as conquistas em design de produtos. Todos os anos, um júri composto por mais de 50 especialistas internacionais em design testa e avalia milhares de inscrições. Em 2022, o painel de jurados do Red Dot Award buscou produtos que mostrassem qualidade de design e alto grau de inovação – atributos que embasaram o desenvolvimento do FlexPacker desde o início. O prêmio reflete a importância do design na robótica à medida que mais soluções automatizadas são lançadas para colaborar com humanos e complementar o trabalho qualificado para tornar a produção mais segura e sustentável.

"Estou muito satisfeito que o IRB 390 FlexPacker tenha recebido este prestigioso prêmio", disse Marc Segura, presidente da ABB Robotics. "Colaboramos de perto com nossos clientes e desenvolvemos um robô que poderia responder à demanda por produtos embalados prontos para as prateleiras. Como resultado, desenvolvemos uma solução inovadora que combinou velocidade, carga útil e destreza para ajudar nossos clientes a tornar suas linhas mais flexíveis e capazes de lidar com o crescimento de produção de baixo volume, alta mescla e maior carga útil. Com sua estética ’clean’, simples e moderna, o IRB 390 foi projetado para inspirar confiança nos usuários."



O robô delta FlexPacker foi projetado especificamente para coleta ultrarrápida e de alta capacidade de carga útil assim como a embalagem eficiente de mercadorias de até 15 kg. Durante o seu desenvolvimento, foi dada especial atenção às embalagens prontas para prateleira, nas quais os produtos podem ser colocados verticalmente, tornando-as ideais para os segmentos alimentar e de bebidas, farmacêutico e embalagens de consumo. Equipado com quatro ou cinco eixos, o eixo de "inclinação" do robô aumenta sua flexibilidade, permitindo uma embalagem secundária mais rápida e eficiente.

A aparência do FlexPacker reflete seu nível de funcionalidade, com seu revestimento pintado de branco tornando-o esteticamente agradável, mas também fácil de manter limpo. Pouquíssimas superfícies horizontais e uma forma geométrica simples evitam o acúmulo de detritos, ajudando a assegurar sua velocidade e precisão operacional.

Elogiado pelos jurados por seu "design limpo, qualidade e inovação", o FlexPacker possui duas novas articulações, oferecendo maior liberdade. Resultado de um redesenho radical dos braços paralelos do robô delta padrão, essas articulações oferecem maior rigidez para suportar cargas adicionais, permitindo que o FlexPacker pegue itens mais pesados ​​ou use garras maiores e mais sofisticadas. As juntas são seladas, tornando-as livres de manutenção durante toda a vida útil do robô.

O FlexPacker é o terceiro robô da ABB a ganhar o prêmio de design Red Dot, após o robô colaborativo GoFaTM em 2021 e o robô colaborativo de braço duplo YuMi® em 2011. Com a ABB liderando o segmento de robôs delta por mais de duas décadas, o FlexPacker é o primeiro robô delta industrial a vencer o prêmio e responde à tendência crescente de soluções de coleta e embalagem, economizando espaço ao substituir dois robôs de seis eixos por uma única unidade de cinco eixos.

www.abb.com
 

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP