www.engenharia-brasil.com
MWM News

MWM APRESENTA SOLUÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZADO DE MÁQUINAS PARA A INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Projeto da MWM foi selecionado em edital da ABDI que visa fomentar a utilização da tecnologia de inteligência artificial na indústria.

MWM APRESENTA SOLUÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZADO DE MÁQUINAS PARA A INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

A MWM, fabricante de motores e grupos geradores de energia elétrica, e a ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, promoveram dia 31 de agosto, o seminário “Aplicação da Inteligência Artificial na Indústria de Autopeças”, onde foi apresentada a solução de inteligência artificial e aprendizado de máquinas, aplicada em máquinas de usinagem CNC para gestão de manutenção preditiva.

Durante o evento, a MWM detalhou a solução que está sendo desenvolvida para a indústria de autopeças, que contempla a utilização das tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquinas em todas as máquinas CNC da empresa, por meio das informações obtidas em tempo real, via IIoT - que podem vir de sensores externos ou do próprio CLP para organizar, orientar e tornar eficientes as informações e ações para manutentor. A plataforma recolhe informações sobre a execução do serviço e gera indicadores de desempenho e relatórios que são elaborados de forma automática.

Dentre os benefícios propostos pela solução, destacam-se:

  • Melhor eficiência nos tempos operacionais: as informações necessárias para a realização das tarefas serão organizadas de forma eficaz com foco na assertividade da manutenção, permitindo a realização do reparo mais rapidamente, reduzindo o período de downtime e aumento do tempo produtivo do operador.
  • Gestão de recurso: melhor entendimento dos pontos de gargalo ao efetuar o tracking das ações do manutentor e organizar as informações das manutenções de forma estruturada, o que permite que o sistema componha relatórios estratégicos de forma automática.
  • Redução de custos: a solução proposta ajuda os gestores a entenderem melhor as causas e efeitos de falha dos equipamentos, espaçando-se, assim, o MTBF e reduzindo o MTTR, consequentemente reduzindo gastos com manutenções corretivas reativas.

Além da apresentação da nova solução de inteligência artificial e das tecnologias desenvolvidas pela MWM, o evento contou com a participação da ABDI, com a apresentação do edital do concurso, estratégias e objetivos, com a participação dos parceiros Arkmeds, Technium, Siemens e dataRain que colaboraram com a exposição de suas iniciativas ligadas à inteligência artificial e os participantes do evento, que interagiram com comentários e perguntas e enriqueceram o debate. Uma excelente contribuição para o avanço das discussões referentes à implementação da inteligência artificial e todos os benefícios que estas inovações trarão a toda a indústria de autopeças e demais setores.

O Diretor da Unidade de Negócios de Contratos de Manufatura e de Operações e Qualidade da MWM, Michael Ketterer, destaca que “a MWM é vanguardista no desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a melhoria contínua de seus processos, como também para o avanço da indústria. Neste sentido, a nova solução de inteligência artificial aplicada a processos de manutenção industriais potencializa desde a predição de falhas, para antecipação de manutenções (preditivas), quanto para interferências benéficas (prescritivas). A entrega de valor é muito grande neste processo. Não apenas economia sobre custos de manutenção, melhorias do MTBF e demais indicadores, mas também melhorias de processos a partir da percepção dos ganhos que o modelo traz, redução de riscos de acidentes e maior produtividade”, conclui Michael.

Edital
Por meio de edital público, aberto em setembro de 2021, a ABDI selecionou e premiou quatro propostas de implementação de soluções em IA no país -- a MWM foi uma das selecionadas. Cada empresa recebeu uma premiação de R$ 375 mil a serem investidos na execução do projeto-piloto em todas as suas fases.



O objetivo da ABDI com o investimento é que cada vez mais as empresas conheçam as aplicações da Inteligência Artificial e de outras tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e possam utilizar os benefícios dessas tecnologias nas suas linhas de produção e processos. A analista de Produtividade e Inovação da ABDI Isabela Gaya participou do evento, apresentando a jornada do Edital e como a Agência vem trabalhando para incentivar o uso das tecnologias nas empresas brasileiras. “A ABDI vem historicamente trabalhando com inovação para a indústria. Atualmente estamos focados em duas temáticas: transformação digital e adoção e difusão de tecnologias 4.0. E o nosso foco é o setor produtivo”, explicou.

www.mwm.com

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP