Comau é uma multinacional italiana com sede em Turim, especializada em automação industrial e robótica avançada. Fundada como "Consorzio Macchine Utensili", a empresa integra o grupo Stellantis e está presente em 13 países, com aproximadamente 4.000 colaboradores. A Comau oferece soluções completas para a Indústria 4.0, incluindo robôs industriais, exoesqueletos, sistemas de visão MI.RA, fabricação de baterias, automação de hidrogênio e plataformas digitais. Recentemente, a empresa lançou o MATE-XB, um exoesqueleto ergonômico, e o MIRA/OnePicker, um sistema inteligente de coleta de objetos. Em 2024, a Comau passou a ter 50,1% de suas ações adquiridas pela One Equity Partners, enquanto a Stellantis manteve 49,9%, com a condição de preservar suas operações e centros de P&D na Itália.
A Comau projetou linhas novas e retrabalhou linhas existentes, com 74 estações automáticas e 10 estações manuais para a manufatura sustentável abrangendo as operações de fabricação das linhas de solda (Mainline, Bodysides e Respot).
Projetada e implantada para soldar estruturas de aço durante o estágio de construção de embarcações nos estaleiros, esta solução inerentemente flexível pode ser facilmente reconfigurada para abordar outras áreas de aplicação e indústrias.
Os parceiros têm os mesmos objetivos de democratizar a automação, adicionando inteligência aos robôs e tornando a programação mais fácil e amplamente acessível.
O dispositivo robótico vestível reduz efetivamente o risco biomecânico em 50%, com base em análise eletromiográfica, mantendo o esforço muscular durante atividades manuais em estágio de repouso por 98,5% do tempo.
A empresa de automação foi encarregada de projetar processos inovadores de manipulação e montagem de células SSB, assim como a digitalização das linhas.
Com 100% de automação dos processos, o sistema combina a tecnologia avançada da Comau com poderosos sistemas de visão e flexibilidade para lidar com a gestão complexa de modelos.
A Comau construiu, reformulou e implementou 20 linhas de fabricação de última geração para produzir a estrutura de carroceria do novo Tonale da Alfa Romeo.