www.engenharia-brasil.com
Comau Brazil News

COMAU DESENVOLVE SISTEMA TOTALMENTE AUTOMATIZADO PARA A RECICLAGEM SUSTENTÁVEL DE BATERIAS

A célula projetada pela Comau vai facilitar a manipulação de baterias de baixa carga, minimizando os riscos para os operadores e equipamentos.

COMAU DESENVOLVE SISTEMA TOTALMENTE AUTOMATIZADO PARA A RECICLAGEM SUSTENTÁVEL DE BATERIAS

A Comau renovou seu compromisso com o projeto de Desmontagem Flexível de Baterias (Flex-BD) para o segundo ano na União Europeia, para ajudar a fornecer um pilar fundamental em direção à uma economia verdadeiramente circular.

O Flex-BD é um sistema robotizado que automatiza todo o processo de desmontagem de baterias elétricas gastas usando um processo altamente flexível, repetível e padronizado. Agora, tendo validado a prova de conceito, a Comau expandiu o escopo para incluir o reaproveitamento da segunda vida útil das baterias automotivas. Ao fazer isso, a Comau, em colaboração com outros parceiros dentro da comunidade EIT de manufatura na União Europeia, dá um passo importante em direção a uma maior sustentabilidade no contexto da mobilidade elétrica.

Com base nos volumes previstos de produção de baterias elétricas na Europa nos próximos anos, a Comau estima que a União Europeia poderia ter facilmente mais de 1 milhão de baterias descartadas a serem reutilizadas até 2030. Para atingir esse objetivo, a Comau ajuda a antecipar o que acredita ser uma demanda crescente do mercado por soluções poderosas de reciclagem e reaproveitamento de baterias elétricas. Em conjunto, isso permitirá que as empresas reduzam o desperdício e otimizem a reutilização de matérias-primas contidas nos conjuntos de baterias.

Flex-BD representa uma melhoria significativa em relação aos processos de manipulação manual que, frequentemente, incluem tarefas repetitivas e pesadas, além do contato com substâncias potencialmente nocivas. Portanto, esse sistema robotizado da Comau torna mais eficiente e sustentável a recuperação de módulos de bateria e seus componentes, tendo, ao mesmo tempo, um impacto positivo sobre a saúde e segurança dos trabalhadores. Por outro lado, com o reaproveitamento da bateria em uma segunda vida útil, a manipulação totalmente automatizada das baterias de baixa carga minimiza os riscos para os operadores e para o equipamento de desmontagem. Diferentemente do processo de recuperação e reciclagem de materiais, no qual a bateria é completamente descarregada e destruída, o reaproveitamento da bateria de segunda vida é feito mantendo uma carga baixa, mas ativa.

A maneira como a célula Flex-BD funciona é tão intuitiva quanto inovadora. Um a um, os conjuntos de baterias são introduzidos na célula especializada, onde um robô industrial de alta carga de trabalho Comau NJ executa automaticamente sua trajetória e muda suas ferramentas/garras com base na aplicação necessária. Em uma aplicação de reciclagem típica, por exemplo, o robô desparafusa a tampa da bateria, muda as garras para remover a tampa, reconecta a chave de fenda para desparafusar os módulos e, em seguida, usando sua garra, move as peças para uma área de armazenamento dedicada. Além disso, o Flex-BD é projetado com uma abordagem de programação altamente flexível baseada no uso reduzido de códigos, em técnicas de percepção de última geração e na capacidade de reação do robô. Todo o ciclo de desmontagem é definido através do CAD. O uso da programação LowCode também permite que os operadores redefinam o ciclo de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de reprogramar o robô.

Os esforços da Comau para promover a implantação de energia verde vão além de sua experiência em sistemas de fabricação automatizados para baterias, motores elétricos e unidades de acionamento, competências que são essenciais para permitir a produção em massa de veículos elétricos. Ao mesmo tempo, a empresa aborda vários aspectos técnicos e de desenvolvimento dos processos de automação para a fabricação de células de bateria, incluindo o design de processo e a montagem de células recarregáveis, o uso de energia renovável e estratégias de segunda vida útil para baterias automotivas.

"Nosso trabalho com o projeto Flex-BD aproveita a longa experiência em automação da Comau no desenvolvimento de processos industriais flexíveis, escaláveis e sustentáveis", disse Pietro Gorlier, CEO da Comau. "Ao expandir nossa solução de automação inteligente para incluir a proposta de uma segunda vida útil para baterias de alta potência, muitas das quais têm uma capacidade residual de até 80%, a Comau contribui de maneira concreta para a realização de uma mobilidade verdadeiramente sustentável."

www.comau.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP