www.engenharia-brasil.com
04
'20
Written on Modified on
MEDIAWORLD
Interfaces Homem-Máquina: evolução das tecnologias de automação garantem funcionalidades e aplicações
De um lado estão fornecedores especializados que oferecem soluções cada vez menos proprietárias e, de outro, companhias que disponibilizam a interface homem-máquina (IHM) como parte de uma solução global. Tanto faz, as IHMs continuam sendo a melhor forma de aquisição de dados em tempo real e de forma eficaz.
Comunicação eficiente, avisos de alarme, monitoramento remoto, identificação de defeitos. Seja qual for a aplicação, as IHMs assistiam à ampliação do mercado antes da pandemia, pela crescente incorporação de sistemas automatizados e digitalizados nas instalações industriais, e, especialmente, pela difusão dos conceitos de Indústria 4.0 e IIoT. Antes disso, alguns avanços tecnológicos marcaram a trajetória das IHMs.
Para Jeff Hayes, Gerente Regional de Produto – Américas da BEIJER ELECTRONICS, a inovação de maior visibilidade no desenvolvimento de interfaces homem-máquina em automação industrial, foi a integração do software do CLP na IHM. Ele explica: “Um controlador lógico programável é um computador com CPU, armazenamento, memória, sistema operacional e um programa; uma interface homem-máquina também é um computador com CPU, armazenamento, memória, sistema operacional e um programa. Os designs modernos de computadores permitem que vários programas sejam executados simultaneamente em diferentes núcleos da CPU, compartilhando memória, armazenamento e sistema operacional. Isso reduz a área ocupada, o custo e a capacidade de manutenção. O negativo é que ele cria um ponto único de falha. Para combater isso, considere um smartphone moderno. Possui GPS/mapas, música/áudio/vídeo, milhões de aplicativos e telefone. No passado, eles eram feitos em dispositivos separados. Um smartphone também é um ponto único de falha. Para alguns, combinar um CLP e uma IHM no mesmo hardware é simples; para outros, é um risco muito grande”.
Analisando o panorama de forma ampla, Carlos Urbano, Diretor de Industrial Automation da SCHNEIDER ELECTRIC, entende que a grande inovação não está restrita ao mundo das IHM propriamente ditas. “Podemos atualmente transformar um smartphone em uma IHM e tornar a operação ainda mais intuitiva e à prova de erros. Isso é possível com nossas soluções de realidade aumentada para indústria, que está mudando completamente essa relação entre operadores e máquinas. Além disso, em hardware, temos o desenvolvimento de IHMs cada vez mais preparadas para o mundo IoT, com diversas portas de comunicação e operando com as mais diversas marcas de CLPs e protocolos de rede”. Em software, ferramentas de criação de telas mais intuitivas que agilizam o processo de desenvolvimento e menos dependente de treinamentos ou capacitação, além de novos padrões de conectividade como integração OPC UA e conexão remota”, avalia o executivo.
INDÚSTRIA 4.0 E IIOT
Pelos dados de mercado, o crescimento dos conceitos de Indústria 4.0 e de IIoT tem papel importante no incremento dos negócios que envolvem interfaces homem-máquina.
O Gerente Regional de Produto da BEIJER ELECTRONICS concorda que as IHMs têm um papel fundamental a desempenhar na IIoT. “Elas tendem a coletar uma grande quantidade de dados sobre o que uma máquina está fazendo - desde o CLP até os sensores. Muitas IHMs entendem os protocolos proprietários de tecnologia operacional (TO) e os protocolos abertos de tecnologia da informação (TI). Essas IHMs podem comunicar dados TO aos sistemas de TI para análise. As IHMs podem participar do mundo em evolução da inteligência artificial/aprendizado de máquina, melhorando idealmente como uma máquina ou conjunto de máquinas interopera, melhorando a utilização de recursos e melhorando a disponibilidade do sistema, permitindo melhores procedimentos de manutenção preventiva”, detalha.
“A meu ver, em um futuro bem próximo teremos cada vez mais IHMs com conectividade IIoT e móveis, porque existe a necessidade crescente de independência de infraestrutura com protocolos menos restritos e disponibilidade de informação de forma segura e mais rápida, para facilitar e agilizar a tomada de decisão. Por isso, vemos os constantes investimentos e lançamentos no mercado de automação em geral, em conectividade OPC UA, protocolos HTTPs e MQTT”, lembra Diretor de Industrial Automation da SCHNEIDER ELECTRIC.
A BEIJER ELECTRONICS possui um portfólio de IHMs que aborda uma variedade de cenários de implantação e negócios. Existem cinco famílias diferentes de IHMs que pertencem à série X2, cada uma projetada para aplicações específicas. Existem aplicações que requerem IHMs de alto desempenho devido a grandes volumes de coleta de dados e tomada de decisões em tempo real. Existem cenários de implantação em ambientes que exigem que o hardware opere em temperaturas extremas, altas vibrações, umidade, poeira e até condições perigosas. E há situações em que uma IHM industrial básica e de baixo preço é tudo o que é necessário. “Nós tentamos oferecer um produto para a maioria dos cenários de implantação industrial. O recurso unificador em comum é o iX, software de programação e tempo de execução Acreditamos que esse software permite que a máquina ou o projetista crie interfaces de usuário seguras e intuitivas para os operadores, e extremamente escaláveis e customizáveis para os analistas de dados e negócios”, afirma Hayes.
As IHMs BEIJER ELECTRONICS são usadas na maioria dos setores, com destaque para as indústrias de controle de processos (petróleo e gás, alimentos e bebidas, química, farmacêutica, energia e eletricidade, metais e mineração, cimento, celulose e papel, água e saneamento, têxtil) e indústrias de controle discreto (aeroespacial e defesa, sistemas marítimos, automotivo, embalagens, semicondutores e eletrônicos e dispositivos médicos). “Os modelos 'X2 extreme' foram projetados para ambientes difíceis e estão bem representados no segmento de petróleo e gás. Os modelos 'X2 marine' são encontrados em aplicações marítimas, como casas de máquinas, água de lastro, propulsão e sistemas HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). As linhas de produtos 'X2 pro' e 'X2 base' são as IHMs mais comuns e as mais amplamente implantadas, usuais em aplicações de embalagens, produtos farmacêuticos, energia, e água e saneamento”, comenta o Gerente.
O portfólio de IHMs da SCHNEIDER ELECTRIC é vasto. “Por esta razão, a nossa experiência tem sido em vários tipos de aplicação, mas, dentro do que temos presenciado, é notória uma tendência por IHMs que possibilitam acesso a páginas WEB e maior conectividade, o que justifica os nossos recentes lançamentos e aumento de portfólio”, assegura Urbano.
A linha Basic Panel da SCHNEIDER ELECTRIC é a líder em volume de aplicações, e relaciona-se a modelos mais tradicionais que atuam principalmente nos segmentos de fabricantes de máquina, saneamento e, inclusive, hospitalar. “Nosso último lançamento foi focado em conectividade e necessidades latentes de mercado. Trata-se de uma nova família de IHMs chamada ST6, que tem disponível conectividade OPC UA, conexão remota e visualizador WEB. Além disso, um range amplo de telas de 4” até 15” que possibilitam, devido ao seu hardware, segregar a rede de campo e supervisão”, especifica o Diretor.
Um estudo da Mordor Intelligence, companhia indiana dedicada a pesquisas de mercado desde 2014, mostra que o mercado global de interfaces homem-máquina foi avaliado em US $ 3,71 bilhões em 2019, com previsão de atingir US $ 7,24 bilhões até 2025, claro, antes do mundo vivenciar a pandemia do coronavírus. De acordo com o relatório, a adoção da automação em várias indústrias de usuários finais para aumentar a eficiência operacional é uma tendência importante que catalisa a expansão do mercado de interfaces homem-máquina. Resta esperar para redefinir estratégias para trabalhar no novo “normal”.
BEIJER ELECTRONICS LANÇA IHMS WEB X2
As IHMs web X2 com as famílias X2 pro e X2 extreme são IHMs perfeitas para empresas e usuários que desejam utilizar as tecnologias web HTML5 em ambientes industriais.
Todas as IHMs web X2 têm o mesmo hardware de qualidade industrial das IHMs X2 pro e X2 extreme baseadas no iX, oferecendo ampla certificação e durabilidade ambiental.
Saiba mais em www.beijerelectronics.com/X2web
IHM BÁSICA DE ALTA RESOLUÇÃO SCHNEIDER ELECTRIC
A IHM Magelis ST6 oferece uma experiência de usuário intuitiva utilizando as mais recentes inovações de software e visualização do EcoStruxure Operator Terminal Expert. É uma versão de complemento de oferta e está disponível para uso com um navegador HTML5.
Benefícios: Atende às necessidades de máquinas simples com boa nitidez, conectividade e segurança cibernética; menos etapas de programação e personalização rápida com software exclusivo e montagem facilitando o projeto e a instalação; Consolidação de várias telas com riqueza de informações em um único monitor para melhorar a produtividade.
https://www.se.com/br/pt/