www.engenharia-brasil.com
Bureau Veritas

O Bureau Veritas e o Grupo Schutter apresentam serviços rápidos de teste de aflatoxina para o setor agrícola

Tiras de teste para uso no local que quantificam o teor de aflatoxina em 7 a 10 minutos

O Bureau Veritas e o Grupo Schutter apresentam serviços rápidos de teste de aflatoxina para o setor agrícola
SÃO PAULO (29 DE JUNHO DE 2017) – O Bureau Veritas e o Grupo Schutter, líderes globais em testagem e inspeção de produtos agrícolas, apresentaram um processo rápido de inspeção de aflatoxina e controle de qualidade pré-envio desenvolvido para proteger produtores, transportadoras, compradores a nível global e empresas de processamento de alimentos através da redução do risco de exposição a toxinas mediante testes rápidos de detecção para uso no local.

A aflatoxina é uma micotoxina natural produzida por dois tipos de fungos: aspergillus flavus e aspergillus parasiticus. O aspergillus flavus existe de maneira comum e generalizada na natureza, sendo encontrado mais frequentemente quando determinados grãos são cultivados sob condições extenuantes como seca ou níveis de precipitação excessivos. A exposição a aflatoxinas pode causar lesões hepáticas e cancro caso não seja imediatamente identificada e tratada. Animais que comem alimentos contaminados podem passar produtos que se transformam em aflatoxina para seus ovos, produtos lácteos e carne.

Em 2016, por exemplo, plantações brasileiras de milho foram fortemente afetadas por problemas de aflatoxina, maioritariamente devido à seca verificada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O Brasil está prestes a experienciar uma das maiores colheitas de milho dos últimos anos. Por esse motivo, é necessário testar e controlar atentamente a colheita de milho de 2017 do país para reduzir a contaminação do produto, aliviar preocupações com segurança alimentar e ainda reduzir a rejeição de carregamentos a nível global que resulta em perdas econômicas.

O Grupo Schutter, uma empresa Bureau Veritas, oferece serviços de controle de aflatoxina durante o processo de pré-carregamento do meio de transporte através da implementação de um processo de teste rápido e minimamente perturbador. São recolhidos grãos e subprodutos de amostra durante a descarga de caminhões de transporte acabados de chegar ao local de entrega ou até diretamente das esteiras de carregamento do meio de transporte. O produto é então testado usando tiras quantitativas que quantificam o teor total de aflatoxina em apenas 7 a 10 minutos.

"O Bureau Veritas e o Grupo Schutter estão bem equipados para realizar testes de controle de qualidade e detecção de aflatoxina para a temporada de exportação agrícola que se aproxima", afirmou Alan Shirley, vice-presidente de marketing e vendas, Produtos Agrícolas Bureau Veritas. "Investimos em equipamento e kits de teste para satisfazer as necessidades de testagem de aflatoxina para uso no local em portos com tráfego elevado e contamos com cinco laboratórios aprovados pela FOSFA (Federation of Oils, Seeds and Fats Associations - Federação de Associações de Óleos, Sementes e Gorduras) e pela GAFTA (Grain and Feed Trade Association - Associação de Comércio de Grãos e Rações) para realizar análises internas."

"O serviço é uma componente essencial de nosso processo de controle de qualidade de grãos, sendo fundamental para nosso serviço de inspeção por acrescenta valor para os clientes do setor agrícola global", continuou Alan.

SOBRE O GRUPOS SCHUTTER

O Grupo Schutter é uma empresa líder em inspeções em mercados de produtos agrícolas de todo o mundo. Fundado em 1847 como empresa de inspeção independente dedicada a garantir a integridade de grãos adquiridos com base nos valores da Confiabilidade, Independência, Dedicação e Confiança.

Em março de 2017, o Grupo Schutter foi adquirido pelo Bureau Veritas como parte da estratégia agroalimentar global da organização.

Para obter mais informações: www.schuttergroup.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP