www.engenharia-brasil.com
25
'25
Written on Modified on
IGUS ACELERA A DIGITALIZAÇÃO DAS FÁBRICAS COM PLATAFORMA DE AUTOMAÇÃO ACESSÍVEL
Com robôs de baixo custo, componentes compatíveis e suporte técnico local, a plataforma RBTX conecta empresas de todos os portes à automação industrial inteligente.
www.igus.eu

A igus, especialista global em polímeros de engenharia e soluções para automação, está ampliando o acesso à robótica industrial por meio da plataforma RBTX. Ela conecta empresas a tecnologias de automação de baixo custo, prontas para uso e adaptáveis a diferentes processos produtivos.
Reunindo robôs modulares, sistemas lineares, controladores e componentes padronizados de diversos fabricantes em um único ecossistema, a plataforma tem proposta clara: tornar a automação mais democrática, rápida de implementar e financeiramente viável, mesmo para empresas que ainda estão iniciando sua jornada de digitalização.
Robótica simples, escalável e acessível
A plataforma RBTX permite que usuários configurem células robóticas completas de forma intuitiva, desde braços robóticos, robôs cartesianos e robôs Delta até periféricos como esteiras, ventosas e câmeras. Todos os equipamentos passam por testes de compatibilidade e podem ser combinados conforme a necessidade da aplicação.
Além do catálogo on-line, a plataforma oferece suporte técnico local e ferramentas digitais que auxiliam no cálculo de custo total e retorno do investimento. Com isso, empresas de diferentes portes podem automatizar tarefas repetitivas ou manuais sem depender de projetos complexos e dispendiosos.
Robôs de baixo custo impulsionam a digitalização industrial
Segundo especialistas da igus, a democratização da robótica está acelerando a transição para a Indústria 4.0, permitindo que fábricas modernizem etapas produtivas de forma gradual e eficiente. Os sistemas de automação acessível da igus, como os robôs colaborativos Fairino, integram-se perfeitamente à RBTX, oferecendo soluções completas e personalizáveis para diferentes segmentos.
Essa abordagem modular tem se mostrado essencial para aumentar a produtividade, reduzir custos de manutenção e liberar profissionais de tarefas repetitivas, permitindo foco em atividades de maior valor agregado.
Ao combinar tecnologia acessível, componentes autolubrificantes e integração simplificada, a igus reafirma seu compromisso com o futuro da indústria. A RBTX mostra que automatizar não precisa ser caro nem complexo, e que a transformação digital pode ser alcançada por qualquer fábrica, em qualquer lugar.
Exemplo de caso
A experiência do empresário Fernando Marangoni Molina, sócio- fundador da N2M Automação e Controle Ltda, mostra como a automação acessível pode transformar o dia a dia de uma empresa. Recentemente, a N2M adquiriu um braço robótico Fairino 5 por meio da RBTX e participou de um treinamento na sede da igus Brasil, em Jundiaí (SP). "Imaginava que o manuseio e a programação seriam um pouco mais complexos. Mas encontrei uma ferramenta muito simples, intuitiva, de fácil entendimento. Em questão de 20 minutos a 30 minutos, já conseguimos fazer os primeiros movimentos no braço, e vamos simular ele em funcionamento".
www.igus.com

