www.engenharia-brasil.com
EPLAN

Versatilidade na engenharia

A nova Plataforma EPLAN versão 2.7 está disponível desde setembro. O sistema da plataforma para digitalização consistente e o foco interdisciplinar para processos de engenharia permitem o aprimoramento constante de dados ao longo de todo o processo da cadeia de valor. Software em dezenove idiomas, várias atualizações minuciosas e conexões bidirecionais para a tecnologia de automação - incluindo para o Portal TIA da Siemens e para a plataforma Melsoft IQ da Mitsubishi - garantem mais eficiência na engenharia.

Versatilidade na engenharia

As soluções da Plataforma EPLAN para engenharia elétrica e tecnologia hidráulica, design de armários de controle e tecnologia de processos utilizam um banco de dados uniforme, permitindo que informações de projeto possam ser transferidas ao longo de todo o processo, da engenharia de design à fabricação e até mesmo à manutenção. A chamada "fonte única da verdade" está no coração de cada aplicação. Desta forma, o fornecedor de sistemas EPLAN posicionou seu sistema como a base para uma digitalização consistente para a tecnologia de engenharia de automação. Isto geralmente acontece de forma global e o software foi concebido para isso ao ser disponibilizado em dezenove idiomas. As novas adições da versão no idioma turco e de uma interface de usuário em romeno completam a versatilidade do suporte para idiomas da plataforma.
 

Criando e reutilizando modelos 

Também foram realizadas várias melhorias nas áreas de tópicos individuais da plataforma. Utilizando as possibilidades ampliadas de definições para modelos de esquemas em engenharia elétrica e hidráulica, os usuários podem padronizar seus projetos com mais facilidade e reutilizar dados 1:1. Por exemplo, caixas de macros podem agora ser projetadas como polilinhas e permitem que usuários façam definições customizadas para modelos de esquemas, possibilitando uma padronização mais rápida. Estes tipos de modelos também podem servir para começar a usar o EPLAN Cogineer - a nova solução de engenharia para a criação automatizada de esquemas com apenas um clique do mouse. Os usuários podem aguardar a prévia da futura versão na nuvem que será apresentada pela primeira vez em Nuremberg, na Alemanha. 

Na área de engenharia de processos, o novo módulo de tubulação no EPLAN Pre Planning é um dos destaques. Os usuários se beneficiam de documentação de fábrica mais detalhada que inclui dados de tubulação mesmo no início do processo. A gestão na engenharia de feixes de cabos também ficou mais fácil para os usuários. Agora, a tubulação termorretrátil permite que plugues sejam facilmente atribuídos nos ambientes de design 2D e 3D e as opções de visualização para o hardware de conexão foram aprimoradas. Isto faz com que a documentação de fabricação fique ainda mais detalhada, o que acelera os processos de fabricação de feixes de cabos. Novas opções de design, como configurações de propriedades em visualizações de modelos, interfaces de fabricação ampliadas no EPLAN Pro Panel e um EPLAN Smart Wiring atualizado com nova tecnologia cliente-servidor, completam as inúmeras melhorias e inovações. 

Troca de dados para engenharia elétrica e automação

A troca de dados interdisciplinar é também uma área de enfoque na nova interface entre a Plataforma EPLAN e o Portal TIA da Siemens: concebida para o futuro para formato AutomationML, cada vez mais popular para ambientes indústria 4.0. Esta troca bidirecional, que também funciona perfeitamente com a Melsoft IQ - a plataforma de automação da Mitsubishi - foi ampliada e será apresentada na SPS IPC Drives. Os usuários podem trocar dados nos dois sentidos em qualquer fase do projeto, posteriormente editar e depois sincronizar o projeto. Isto substitui a reverificação manual geralmente múltipla e demorada de alterações ou uma abordagem iterativa, o que faz com que a engenharia dê mais um passo na direção da digitalização integral de processos na era da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas. No entanto, o pré-requisito primordial para isto é a digitalização consistente de todos os processos e dados, da engenharia à fabricação, passando pela operação e manutenção. Esta é a única forma de realmente dar vida aos termos-chave Engenharia Inteligente (Smart Engineering), Produção Inteligente (Smart Production) e Dados Inteligentes (Smart Data).

Versatilidade na engenharia
Versatilidade na engenharia

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP