www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Anybus® CompactCom™ da HMS para suporte às tecnologias OPC UA e MQTT da IdC

A HMS Industrial Networks anuncia suporte para os protocolos OPC UA e MQTT da Internet das Coisas incluído na linha Anybus CompactCom de soluções incorporadas de conexão em rede. Com OPC UA e MQTT no portfólio, os fabricantes de dispositivos e máquinas que usam CompactCom têm uma maneira simples de fornecer dados seguros para as fábricas IdCI do futuro - ainda hoje.

Anybus® CompactCom™ da HMS para suporte às tecnologias OPC UA e MQTT da IdC
Para alcançar a visão da Internet das Coisas Industrial (IdCI), os fabricantes de dispositivos e máquinas têm que não só conectar seus equipamentos a diferentes redes industriais com base em TO (tecnologia operacional), mas também que fornecer dados para sistemas de TI e software de IdC.

O Anybus CompactCom abre agora uma nova porta para a IdCI graças ao suporte para OPC UA e MQTT. Milhares de fabricantes de dispositivos e máquinas que usam CompactCom podem agora disponibilizar seus dados para sistemas de TI e software de IdC de maneira fácil e segura.

O suporte para OPC UA e MQTT em CompactCom facilita consideravelmente a comunicação com sistemas de TI e aplicações de IdCI, disponibilizando dados diretamente de dispositivos ou máquinas. Os usuários poderão analisar dados de dispositivos e máquinas equipadas com CompactCom com a finalidade de, por exemplo, otimizar a manutenção preditiva e o processo de fabricação – elementos chave para concretizar a visão da IdCI.


Disponibilidade de OPC UA e MQTT em CompactCom


A HMS está reconhecendo OPC UA e MQTT como dois dos mais importantes protocolos para troca de dados e informações no âmbito de soluções industriais inteligentes do futuro. Assim, OPC UA e MQTT são implementados na oferta de soluções Ethernet industriais CompactCom, começando com as versões EtherNet/IP e PROFINET no final de 2017.


Soluções de IdCI adicionais usando CompactCom


Além de suportar OPC UA e MQTT, o CompactCom oferece várias outras maneiras de conectar equipamentos industriais a sistemas de TI e software de IdC, disponibilizando recursos como páginas Web integradas e personalizáveis e suporte para serviços Web, email e FTP. Usuários com requisitos específicos em relação à comunicação entre TO e TI podem tratar de tudo sozinhos usando a interface de entrada CompactCom ou a funcionalidade Ethernet Transparente. Esses métodos permitem que os usuários desenvolvam suas próprias conexões de TI, enquanto o CompactCom processa a comunicação em rede.
Leia mais na publicação "Into the future with Anybus CompactCom" (Em direção ao futuro com Anybus CompactCom). Disponível para download gratuito em https://www.anybus.com/intothefuture


Sobre OPC UA

A Arquitetura Unificada OPC (OPC UA) é um padrão de comunicação industrial orientada para serviços destinada a troca de dados de maneira segura e confiável. O OPC UA não depende de plataformas e garante fluxos de informação ininterruptos entre dispositivos de múltiplos fabricantes. O OPC UA define serviços para troca de dados entre Clientes e Servidores, incluindo acesso a dados em tempo real, monitoramento de alarmes e eventos, acesso a dados históricos e outras aplicações. Esse padrão é gerenciado pela Fundação OPC.

Atualmente, o OPC UA é usado em um vasto leque de aplicações e soluções, incluindo a simples comunicação M2M e novas soluções que estão surgindo como ligação entre TI/TO e conectividade em nuvem. Como qualquer outro protocolo de comunicação baseado em IP, o OPC UA pode coexistir com outros protocolos industriais na mesma rede, complementando o controle em tempo real com um canal de dados seguro e orientado para serviços.

Sobre MQTT

O MQTT (Message Queue Telemetry Transport) é o protocolo de envio de mensagens baseado em publicação/subscrição ideal para ligação entre TI/TO e soluções de IdCI. Graças ao seu conceito leve e simples, esse protocolo se tornou um dos mais populares para a troca de dados e informações industriais.

O MQTT é baseado em um corretor de mensagens ao qual os dispositivos industriais (clientes) se conectam. Os clientes trocam informações através do corretor com base em tópicos com uma sintaxe flexível. O corretor usa os tópicos para decidir quais o clientes que recebem determinadas mensagens.

Em comparação com OPC UA, o MQTT proporciona uma implementação mais flexível e mais fácil. Por outro lado, não inclui os dados, modelos de serviços e esquemas de segurança oferecidos pelo OPC UA.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP