www.engenharia-brasil.com
MAYR

Tecnologia de freio 4.0

Monitorando e controlando freios inteligentemente usando os novos módulos da mayr® power transmission

Módulos de monitoramento de última geração, sistema de fricção líder tecnologicamente e princípios de segurança consistentemente observados – os freios de segurança da mayr® power transmission estão equipados para os desafios da Indústria 4.0. O sistema completo perfeitamente coordenado garante o nível máximo de segurança operacional e funcional e aumenta a produtividade de máquinas e sistemas, através da detecção preventiva de falhas e manutenção. A mayr® power transmission apresenta sua tecnologia de freio 4.0 na Feira de Hanover 2018.


Com a Indústria 4.0, a Internet das Coisas e Serviços entra nas empresas. É por isso que a mayr® power transmission como principal fabricante já oferece freios de segurança confiáveis, equipados para os desafios da quarta revolução industrial. A tecnologia de freio 4.0 significa módulos de monitoramento inteligentes, pelos quais a mayr® power transmission estabelece novos padrões. Os módulos como o ROBA®-brake-checker e o ROBA®-torqcontrol controlam freios de segurança de maneira fácil e rápida, ou facilitam a desaceleração uniforme e suave de máquinas e dispositivos.


Monitoramento de freio permanente e manutenção preditiva

O módulo ROBA®-brake-checker opera sem sensores. Em vez disso, analisa corrente e tensão e reconhece o movimento do disco de armação. Assim conhece a condição do freio. Além da condição de comutação, o módulo também pode deduzir a temperatura, a trajetória de desgaste e tensão ou a reserva de força de tração, ou seja, se o imã ainda tem força suficiente para atrair o disco de armação. Usando o novo módulo, um número significativamente maior de processos pode ser descrito durante o monitoramento dos freios de segurança do que era anteriormente. Ao atingir a reserva de força de tração, o ROBA®-brake-checker envia um sinal de alerta, com antecedência suficiente para que um tempo de operação definido do freio ainda seja possível. Dentro desse tempo, o operador da máquina pode realizar uma manutenção específica em coordenação com o seu processo de trabalho - manutenção preditiva, por assim dizer. O ROBA®-brake-checker está agora disponível em um design para tensão AC. Além disso, outra versão do módulo também assumirá no futuro o suprimento do freio e, como resultado, substituirá o retificador. O monitoramento da condição de comutação e o controle do freio são, portanto, combinados em um único dispositivo.


Movimentos suaves de frenagem e de forma controlada

Para aplicações que exigem controle de torque de freio além de monitoramento de status, a mayr® power transmission fornece o módulo de controle de torque de frenagem ROBA®-torqcontrol. Ele compartilha as características do ROBA®-brake-checker e também pode alterar o nível do torque de frenagem em operação através de influência deliberada de corrente e tensão. Como resultado, dispositivos e máquinas podem ser uniformemente e suavemente desacelerados. O módulo ROBA®-torqcontrol permite o desenvolvimento de malhas de controle e movimentos de freios inteligentemente – a base ideal para o seu uso em máquinas inteligentes interligadas.

Controle de freio confiável

Outro módulo para monitorar continuamente a condição de comutação dos freios é o controle seguro de freio ROBA®-SBCplus. Neste módulo, a mayr® power transmission oferece freios de segurança e controle seguro do freio em um pacote completo. Este módulo foi desenvolvido em colaboração com a empresa Pilz, especialmente para aplicações que têm que cumprir os requisitos para a proteção de pessoas de acordo com as normas de segurança funcional. O módulo ROBA®-SBCplus deve interromper confiavelmente a corrente na bobina magnética quando o freio é desligado. Para este propósito, o módulo opera com semicondutores eletrônicos sem desgaste e, como resultado, alcança frequência e confiabilidade de comutação praticamente ilimitadas. Este módulo de controle do freio realiza um monitoramento confiável do tempo de comutação. Além disso, uma verificação de plausibilidade integrada é realizada através da avaliação da liberação dos sinais de monitoramento. As avaliações dos estados de comutação e o sinal de retorno permitem, portanto, diagnósticos de erros confiáveis. Isto possibilita que erros de deslizamento, os quais influenciam nos tempos de comutação, por exemplo, aumentando o desgaste, serem detectados no devido tempo. A confiável unidade de controle de freio ROBA®-SBCplus é certificada pelo TÜV Süd (Inspetoria Técnica do Sul da Alemanha) e pode ser usada até o mais alto nível de desempenho PLe e Safety Integrity Level (SIL) 3.

mayr® power transmission na Hanover Trade Fair 2018: Corredor 22, Estande A44.


Tecnologia de freio 4.0

Figura 1:

A tecnologia de freio 4.0 da mayr® power transmission significa módulos de monitoramento de última geração: os módulos como o ROBA®-brake-checker ou o ROBA®-torqcontrol permitem o monitoramento permanente do freio e tornam os freios de segurança adequados aos desafios da indústria. 4.0.
Imagem: mayr® power transmission

Tecnologia de freio 4.0

Figura 2:

A mayr® power transmission como principal fabricante já oferece freios de segurança confiáveis, equipados para os desafios da quarta revolução industrial.
Imagem: mayr® power transmission

Tecnologia de freio 4.0


Figura 3:

O módulo de controle de freio ROBA®-SBCplus realiza um monitoramento confiável do tempo de comutação. É certificado pela TÜV Süd e pode ser usado até o mais alto nível de desempenho PLe e Safety Integrity Level (SIL) 3.
Imagem: mayr® power transmission
 
 
 
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP