www.engenharia-brasil.com
Kennametal

Reto e estreito

O fresamento de canais nunca foi tão rápido, tão fácil nem tão preciso.

Reto e estreito
Se você já teve problemas com pastilhas se soltarem durante uma operação de fresamento de canais, continue lendo. E o que dizer sobre canais com larguras diferentes e lidar com pastilhas e parafusos estranhos em uma fresa para abertura de canais ou ter que usar um calço para remover cavacos de canais profundos em peças de trabalho? Esses são somente alguns dos problemas que os operadores do setor da usinagem enfrentam quando tentam abrir ranhuras e canais estreitos mas, graças à fresa para abertura de canais estreitos Kennametal Narrow Slotting (KNS) recentemente introduzida, esses problemas terminaram. 
 
Muitos usos, uma solução
O fresamento de canais é uma prática comum na usinagem. Scott Etling, diretor da Gestão Global de Produtos para fresamento indexável na Kennametal, lista muitas aplicações em que a fresa KNS é bem-sucedida. Os fabricantes de automóveis podem usar a nova fresa para separar componentes fundidos de coletores de escape de componentes da direção. Os fabricantes de equipamentos podem fresar de maneira rentável canais de aperto em suportes de eixo e colares de matéria-prima. As empresas de geração de energia e eletrônica têm agora uma maneira mais produtiva de usinar rasgos de chaveta, adicionar ranhuras para dissipação de calor, asas e ranhuras para anéis de vedação. Simplificando, quando é necessário fresar canais, ranhuras ou fazer separações, a fresa KNS é a nova solução obrigatória.   
                      Reto e estreito 
A plataforma de fresamento de canais KNS da Kennametal constitui uma solução rentável mas altamente produtiva para um vasto leque de aplicações
 
"Essa ferramenta representa uma virada de jogo para várias situações", afirma Etling. "Os clientes podem montar uma série de fresas KNS em um eixo denominado "Gang Milling" (fresagem com múltiplas fresas) para usinar múltiplas ranhuras simultaneamente ou executar múltiplas operações de corte.  Essa ferramenta também pode ser usada para remover peças usinadas com cinco eixos ou impressas em 3D do respectivo material de base. E uma vez que os preços das matérias-primas continuam aumentando, nossos clientes pretendem usinar com o mínimo de desperdício de material possível.  Com essa ferramenta, é benéfico usar a fresa para abertura de canais mais estreita possível para reduzir o desperdício. A fresa KNS faz isso."
                   Reto e estreito
Além de pastilhas para canais profundos com fundo plano e fundo arredondado, para canais rasos, a fresa KNS oferece uma solução altamente rentável com pastilhas de duas extremidades (2 arestas de corte).
 
A solução ideal
A fresa KNS apresenta um design de duplo V para retenção segura das pastilhas. A possibilidade de posicionamento radial e axial não só aumenta a vida útil das ferramentas, como também melhora a precisão das peças.  A oferta de pastilhas permite a usinagem de canais com larguras de 1,6 a 6,4 mm (0,063 a 0,250 polegadas).  As pastilhas estão disponíveis com arestas de corte de uma ou duas extremidades e com arestas de corte planas ou totalmente arredondadas. Os diâmetros da fresa vão de 63 a 250 mm (2,5 a 10 polegadas) e, dependendo do tamanho da peça, é possível montagem em eixo ou mandril (ou ambos). 
                   Reto e estreito
A fresa KNS possui um duplo V simples mas seguro para posicionar pastilhas com precisão. Não há hipótese de movimento como acontece com outros tipos de fresas para abertura de canais e ranhuras. A vida útil das ferramentas é aumentada, bem como a qualidade das peças. 
 
"Estamos muito entusiasmados com esse novo design", declara. "É mais robusto e mais preciso do que as soluções da concorrência e também permite reduzir custos com ferramentas. Os clientes podem usar ambas as extremidades de pastilhas KNS de duas extremidades em aplicações de fresamento de canais rasos e depois mudar para uma pastilha de uma extremidade quando necessitam de mais profundidade. Isso oferece definitivamente muito valor."
 
Um produto verdadeiramente vencedor
Essas características já garantem à Kennametal uma vantagem considerável em relação à concorrência no mercado de fresamento de canais estreitos mas as vantagens não acabam por aqui. Também temos o metal duro. Tim Marshall, gestor global sênior de produtos para fresamento indexável frisa que a Kennametal fez recentemente enormes melhorias na tecnologia de classes e que a fresa KNS potencia esses desenvolvimentos. 
 
"Com o programa KNS, oferecemos três classes de pastilhas", informa. "A KCU25 e a KCPM40 são classes PVD (deposição física de vapor) multifase que oferecem uma excelente estabilidade das arestas e excecionais características de desgaste em aços, aços inoxidáveis e ligas de alta temperatura, mesmo com avanços e velocidades elevados. Por seu lado, a KCPK30 é uma classe com revestimento CVD (deposição química de vapor) adequada para fresagem de desbaste e usinagem geral de aços e ferro fundido." 
 
Um bom metal duro é importante, mas pastilhas com uma boa geometria também é importante. Graças a uma geometria de corte positiva e à preparação especial das arestas, as pastilhas KNS podem ser usadas para realizar cortes livres sem sacrificar a robustez das arestas necessária na maioria das aplicações de fresamento de canais. Além disso, a geometria SGP promove um excelente fluxo de cavacos, curvando até os materiais mais resistentes, Cs e 9s, facilmente evacuados em espaços apertados. Isso significa que você pode voltar a guardar o seu calço e seus ganchos para remover cavacos feitos em casa em sua caixa de ferramentas. 

Conjunto Easy-X
A fresa KNS também é fácil de usar. O design inovador e simétrico da chave Easy-X significa que não é mais necessário procurar pastilhas e parafusos perdidos no coletor de cavacos nem existem mais calços ou grampos para perder - basta encaixar a chave no corpo da fresa, torcer um pouco e a pastilha é facilmente substituída, mesmo em espaços apertados. Os corpos das fresas e as chaves também estão todos claramente marcados para que não haja hipótese de danificar os corpos das fresas ao usar a ferramenta errada. 
 
Por fim, mas não menos importante, o design de cubo integrado. Isso elimina a necessidade de uso de anéis e anilhas de acionamento e contribui muito para a repetibilidade e precisão do sistema. E como o cubo apresenta rasgos de chaveta duplos, as fresas podem ser escalonadas em cenários de fresamento com múltiplas fresas, reduzindo as forças de corte e gerando uma ação de corte suave. 
 
É com confiança que afirmamos que essa é a melhor solução disponível para usinagem de canais estreitos.
                                            Reto e estreito
Os rasgos de chaveta duplos do sistema KNS permite entrada escalonada em situações de fresamento com múltiplas fresas, reduzindo as forças de corte. Adicionalmente, o cubo integrado é mais preciso e rígido do que os de sistemas concorrentes.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP