www.engenharia-brasil.com
AMPHENOL

Pepperl+Fuchs decide adicionar o RJ Switch Amphenol à sua oferta

Para satisfazer às exigências relativas às aplicações industriais em atmosferas explosivas, a Pepperl+Fuchs, fabricante alemã de sensores e componentes eletrônicos dedicados à automação industrial, adotou o robusto Switch Ethernet desenvolvido pela Amphenol, que atende aos requisitos da Zona 2 da ATEX.

Pepperl+Fuchs decide adicionar o RJ Switch Amphenol à sua oferta
Certas aplicações industriais envolvem monitoramento e controle de processos industriais, junto com aquisição de dados, em ambientes severos e, às vezes, até mesmo em áreas de trabalho nas quais atmosferas explosivas podem estar presentes. Para aplicações desse tipo, as conseqüências da mais minúscula faísca podem ser catastróficas. Conseqüentemente, a necessidade de usar equipamento específico compatível com a periculosidade da zona de funcionamento em questão.

Essas zonas de atmosfera explosivas estão cobertas por regulamentos rigorosos, originados de uma diretiva européia, os regulamentos da ATEX (Atmosfera Explosiva) que definem três zonas principais. Assim, equipamento eletrônico com classificação Zona 2 ATEX é compatível com atmosferas de trabalho que são temporariamente e/ou ligeiramente explosivas, enquanto o equipamento marcado com Zona 1 ATEX pode ser usado em zonas que freqüentemente contêm atmosferas explosivas. O equipamento Zona 0 ATEX, por sua vez, é o único tipo que pode ser usado em atmosferas constantemente explosivas.

Para transmitir sinais fora de zonas perigosas para áreas de processamento de dados completamente seguras, a Amphenol desenvolveu o robusto Ethernet Switch de 5 portas, o RJ Switch. A Pepperl+Fuchs, fabricante alemã de sensores e componentes eletrônicos dedicados à automação industrial, querendo ocupar esse nicho de mercado, estava buscando um produto de alta qualidade para enriquecer a sua oferta. E, logicamente, selecionou o RJ Switch da Amphenol, o qual comercializa agora por meio de um acordo firmado com o fabricante americano.

"Acima e abaixo da classificação Zona 2 ATEX, o RJ Switch também beneficia processos industriais muito cuidadosos, e em particular ele tem características técnicas únicas tornando-o um produto inigualável no mercado, em nosso ponto de vista", disse Andreas Grimsehl, Gerente de Marketing de Produto da Pepperl+Fuchs.

Com suas 5 portas, o RJ Switch tem um range de 200 metros para ligações Ethernet e pode distribuir sinais para outros componentes em um sistema Ethernet.

As 5 portas do RJ Switch são reforçadas pela tecnologia RJFieldTM (uma patente da Amphenol). Além disso, uma fonte mecânica aumenta a segurança da trava. A desconexão de uma porta envolve uma operação adicional para o operador. Embora seja uma operação simples e que não requer nenhuma ferramenta específica, ainda assim limita os riscos de desconexão intempestiva sob a carga.

E tem mais: ele se adapta às saídas máximas do equipamento, isto é, 10 ou 100 Mbits/s. A inteligência do switch também é observada em sua função de Crossover, que automaticamente identifica o tipo de cabos conectados. Por último, o RJ Switch é compatível com o nível IP68 e pode funcionar a temperaturas normais entre -40°C e +75°C, o que habilita seu uso em uma gama bastante extensa de aplicações em ambientes severos.

Legenda da foto Amphenol-RJ-Switch.jpg: O robusto RJ Switch Ethernet da Amphenol combina a compatibilidade da Zona 2 ATEX com níveis de desempenho de primeira classe.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP