www.engenharia-brasil.com
Westermo Teleindustri AB

O comutador Ethernet industrial Westermo reduz o esforço da medição de força ABB

A ABB FM (medição de força) utiliza o comutador Ethernet Industrial Redfox da Westermo com a sua mais recente versão do sistema Stressometer para a medição e controlo de laminadores. A implementação do dispositivo Redfox Industrial ajudou a reduzir o número de produtos de comunicação de dados necessário de seis para um, simplificando o sistema e reduzindo os custos.

O comutador Ethernet industrial Westermo reduz o esforço da medição de força ABB
A ABB FM é um fornecedor líder mundial de sistemas de controlo para laminadores. O sistema Stressometer da empresa, composto por uma variedade de instrumentos de medição e controlo, optimiza o processo de produção de produtos laminados com a mais elevada qualidade. Ao implementar uma versão anterior do sistema Stressometer, a rede de controlo de laminadores seria frequentemente composta de até seis dispositivos de rede diferentes. Entre eles, comutadores, routers, conversores e firewalls que seriam invariavelmente fornecidos por fabricantes diferentes. Isto poderia resultar em questões de compatibilidade e numa ausência de funções de rede essenciais, como um VPN seguro e separação de redes. Também resultou em dificuldades na instalação e manutenção destas redes complexas. O elevado número de produtos a ser configurado significava que era necessário mais tempo de instalação e exigia um nível mais alto de conhecimentos de rede. A necessidade de utilização de vários produtos também contribuiu para um armário de controlo congestionado,
que, depois, teria de ser arrefecido. Isto implica mais requisitos de manutenção à medida que as ventoinhas ficam gastas.

A solução de rede para Stressometer baseia-se agora numa única entrada 18 RedFox Industrial, sistema operativo WeOS da Westermo com comutador de nível 3. O sistema operativo WeOS foi desenvolvido pela Westermo de modo a garantir funções de nível 2 e nível 3, o que significa que o dispositivo RedFox Industrial pode ser utilizados como comutador e router. O sistema operativo WeOS também gere questões de rede complexas, incluindo segurança avançada. Por exemplo, cada entrada pode ser configurada com regras de firewall individuais e é possível suportar túneis VPN encriptados, o que significa que pode fazer uma ligação segura à Internet. Estas novas funcionalidades da Redfox Industrial permitem agora ao sistema Stressometer lidar com várias redes de comunicação de dados dentro dos laminadores, utilizando um único dispositivo de rede.

"Temos vindo a implementar esta versão mais recente do sistema Stressometer, incluindo o dispositivo RedFox Industrial, desde 2010 e não tivemos qualquer tipo de problema com as comunicações de dados," diz Christer Gustafsson, Gestor de Comunicação de Dados na ABB FM. "O nosso objectivo ao actualizar o nosso sistema era garantir uma solução de rede unificada. O dispositivo Westermo permite isso mesmo, evitando problemas de compatibilidade entre produtos de diferentes fabricantes. Graças a este sistema, agora é mais fácil instalar e manter, sendo que os custos são também mais reduzidos.»

O sistema operativo WeOS do RedFox Industrial permite subdividir a rede de comunicação em três VLAN virtuais: uma VLAN protegida, utilizando um túnel VPN encriptado que não está acessível ao cliente, conecta todos os instrumentos de medição e controlo. Uma segunda VLAN conecta o computador de controlo dos laminadores e uma terceira conecta à rede de escritório dos laminadores. Deste modo, é possível uma ligação à Internet e também uma monitorização segura do sistema a partir do exterior da rede industrial.

A nova solução de rede para o sistema Stressometer é fornecida pré-configurada e a instalação é tão simples como ligar alguns cabos. Depois de instalado, não é necessária virtualmente qualquer manutenção. Se o sistema Stressometer necessitar de actualizações ou conservação, a ABB FM pode simplesmente aceder à parte protegida da rede via Internet, através do túnel VPN encriptado. Apesar de o sistema ser pré-configurado, ele é mesmo assim muito flexível. Se forem conectados ou movidos equipamentos, as regras de Network Address Translation (NAT) podem ser aplicadas sem afectar a configuração original.

Os sistemas Stressometer da ABB são instalados em ambientes industriais adversos. O comutador RedFox Industrial da Westermo foi especialmente concebido para este tipo de aplicações e será executado em ambientes com elevados níveis de interferência electromagnética e sob temperaturas extremas de -40 a +70 ºC. "Já experimentámos vários produtos de comunicação de dados industriais diferentes de fornecedores diferentes, mas nenhum demonstrou ser suficientemente bom para os nossos exigentes requisitos. A nova solução, que inclui o dispositivo Westermo, funciona muito bem e não exige uma assistência técnica significativa," conclui Gustafsson.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP