www.engenharia-brasil.com
EPLAN

Layout de Painéis em XL

O que começou como alta performance na montagem de layouts em 3D transformou-se numa "Solução de engenharia XL" para layout de painéis: A nova versão profissional do EPLAN Pro Panel apresentada na Feira de Hanover. Desenho, layout em 3D, produção e montagem unem-se para formar uma solução integrada - mais valor agregado.

Layout de Painéis em XL
Os layouts de painéis estão geralmente sujeitos a grandes pressões quanto aos prazos de entrega e custos, questões às quais o EPLAN habitualmente dá uma excelente resposta. Na Feira de Hanover, a EPLAN apresenta em primeira mão uma nova versão do Pro Panel. Engenharias de automação, mecânica e de instalações, todas podem usufruir dos benefícios de uma ferramenta interdisciplinar que abrange todos os requisitos específicos de cada disciplina. Desenho, layout em 3D, produção e montagem juntam-se a uma base de dados uniforme originando uma solução totalmente integrada. O resultado é um acelerado processo de desenvolvimento do produto - redução de custos e valor agregado são dados adquiridos.

Uniformidade de dados - sincronização automática

Integração é a palavra chave que agrega todos os elementos da plataforma EPLAN. Dispositivos desenhados em esquemas elétricos e de fluidos podem agora ser usados em montagens de layout - dispensando a sincronização manual. Os usuários podem planejar mais rapidamente; tarefas típicas e morosas de engenharia reversível que implicavam em passos redundantes são eliminadas. Adicionalmente, os possíveis erros quando da comparação dos projetos são antecipadamente suprimidos. Podem ser usadas as funcionalidades da plataforma EPLAN na sua totalidade como controle de revisões, direitos de acesso e programação especial através do módulo EPLAN API - e não é tudo: A integração prossegue na produção, montagem e instalação. Transferência direta para máquinas NC, encaminhamento dos condutores e preparação dos cabos garantem um fluxo de trabalho consistente ao longo de todo o processo de desenvolvimento dos produtos.

Projeto confiável - produção segura
Desde a verificação dinâmica de colisão à análise automática das condições relevantes à instalação: O software torna fácil o desenho profissional de layouts em 3D - mesmo para usuários ocasionais. Dados relevantes à produção para furações ou recortes são tidos em conta para o modelo 3D, podendo ser posteriormente processados. A flexibilidade do software permite aos usuários criar ambos os diagramas associados, de montagem e de modelos especiais de furação. Mais práticas e decisivas vantagens: Informações à produção são apenas introduzidas uma vez quando da criação dos dados mestres - mesmo para peças cujo comprimento é variável, tais como condutas para cabos e calhas. Componentes e dados NC são automaticamente integrados nos respectivos painéis; uma forma segura de obter resultados rápidos. Alterações à distribuição dos equipamentos, nas portas ou painéis de montagem são facilmente transferidas para o sistema produtivo adequado através de uma interface NC - Steinhauer e Perforex são apenas dois exemplos do elevado grau de integração produtiva.

Cabos rapidamente encaminhados
Um mais flexível encaminhamento de condutores em 3D: Agora, cabos assim como condutores, podem ser encaminhados em painéis de montagem 3D. As novas funções de dimensionamento também se aplicam à passagem dos cabos: A definição de trajetórias e redes de ligações são intuitivas podendo ser realizadas independentemente de tratar-se de condutas reais ou virtuais. Novas áreas de layout expandem as possibilidades de encaminhamento em 3D, comportando a instalação virtual dos sistemas Lütze. Usando "orifícios de instalação", fios e cabos podem ser encaminhados, por exemplo, na parte traseira das placas de montagem, divisórias ou outros artigos dos armários - disponibilizando trajetórias mais curtas.

Facilmente configurado, dimensionado com precisão

O que seria da engenharia sem os dados certos dos dispositivos? É aí que a ligação ao EPLAN Data Portal marca pontos - os componentes podem ser facilmente transferidos a partir do portal para os dispositivos listados ou integrados no layout 3D. Destaque na Feira de Hanover: a interface com o novo Rittal Therm 6.1 - o configurador de engenharia para disposição e dimensionamento de soluções Rittal para as áreas de aquecimento, arrefecimento e controle climático. Um configurador determina quais os dispositivos Rittal Therm necessários, junta-os e transfere-os para a lista de dispositivos do EPLAN. Resultado: Uma integração altamente eficiente de soluções de controle climático em layouts 3D.

Conclusão:
O elevado nível de integração da versão profissional do EPLAN Pro Panel torna-o uma referência quanto à engenharia interdisciplinar. A capacidade de trabalhar em paralelo numa base de dados uniforme acelera o processo de desenvolvimento dos produtos assim como a produção de armários. Isto é igual a: Empresas mais produtivas, rapidez na colocação dos produtos no mercado e melhor qualidade.

propanel_prof.jpeg: O novo EPLAN Pro Panel apoia todo o processo de produção de armários, desde o desenho do layout em 3D até a fabricação.
propanel_wiring.jpeg: Condutores e cabos podem ser dispostos automática ou interativamente - incluindo tratamento das ponteiras, determinação do comprimento e agrupamentos.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP