www.engenharia-brasil.com
EPLAN

EEC One: Uma introdução fácil à automação. Um pequeno passo com um grande efeito.

Os especialistas concordam: as verdadeiras chances de economia na área de engenharia residem na automação e na padronização. O novo EPLAN Engineering Center One elimina a grande lacuna que frequentemente existe entre a engenharia convencional e mecatrônica. Os padrões predefinidos, como macros ou conjuntos de valores, podem ser combinados automaticamente para um esquemático, a partir do MS Excel. A fornecedora de soluções EPLAN apresentará o seu mais recente desenvolvimento na Feira de Hannover deste ano.

EEC One: Uma introdução fácil à automação. Um pequeno passo com um grande efeito.

Eplan Software & Service marca presença na Feira de Hannover
Fábrica Digital: Pavilhão 7 / Stand D18

A mudança da Fábrica Digital para o Pavilhão 7 não foi a única surpresa antecipada da Feira de Hannover deste ano. A EPLAN também surpreendeu o setor ao anunciar o novo EPLAN Engineering Center One, abreviado como EEC One. O sistema constitui um módulo decisivo numa estratégia consistente de automação, e auxilia as empresas a percorrer todos os passos desde a introdução do software CAE, por meio de padronização e automação até à engenharia mecatrónica. Com base no MS Excel, permite a criação automática de esquemas elétricos e de fluídos.

Uma fundação sólida
O projetista já pode iniciar a automação quando a Plataforma EPLAN é utilizada. Nos modelos de projetos do sistema CAE, é possível estruturar circuitos parciais (macros) ou relatórios. Uma vez que os padrões - como é o caso dos conjuntos de valores de especificação de um motor ou os terminais utilizados - tiverem sido definidos, o EEC One entra na jogada. Os padrões de projetos desenvolvidos individualmente podem ser combinados numa folha de cálculo através de uma interface em MS Excel. A seleção é simplificada graças à pré-visualização de macros integrada, que apresenta variantes de forma confortável. As macros selecionadas podem ser utilizadas na folha de cálculo arrastando e soltando. Vantagem prática decisiva: as macros incluem automaticamente os seus parâmetros livremente configuráveis na interface do MS Excel. Além disso, é possível criar amplos conjuntos de regras no MS Excel, evitando, assim, o repetitivo trabalho manual de introdução dos parâmetros. As diretrizes de design criadas no processo asseguram a máxima transparência e qualidade dos esquemas. Os esquemas elétricos ou de fluidos podem, portanto, ser gerados automaticamente clicando apenas num botão. O benefício desta estratégia de automação por parte das empresas é triplo: os padrões são criados apenas uma vez e com elevada qualidade; conjuntos de regras garantem a centralização do know-how  e a automação da documentação reduz significativamente os prazos de entrega.

Engenharia mecatrônica
Aquilo que é bem-sucedido numa pequena escala também funciona em grande escala. Neste caso, a padronização dos dados CAE é implementada entre disciplinas. Utilizando o EPLAN Engineering Center como o nível de configuração seguinte, os dados mecânicos, de CLP ou de documentação também são incluídos na padronização. O EEC gera toda a documentação clicando apenas num botão: esquemas elétricos e de fluídos, designs mecânicos e programas CLP completos. Este é o efeito de um módulo multidisciplinar com o qual a máquina pode ser montada de modo funcional. Os benefícios são claros: Todos os dados são registados no sistema. Todos os elementos de documentação gerados estão perfeitamente sincronizados entre si. E, finalmente, os processos subsequentes, como o comissionamento, requerem agora poucas ou nenhumas alterações.

Conclusão:
O novo EPLAN Engineering Center One elimina a grande lacuna que frequentemente existe entre a engenharia convencional e a mecatrónica. Com base nesta nova estratégia consistente de automação, as empresas são auxiliadas no seu percurso, passo a passo, desde a introdução do software CAE até à engenharia mecatrónica.

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP