www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Simplificação da integração de um sistema na linha do metro chinês

Como o Metro de Guangzhou, na China, conectou vários equipamentos de controlo ao ControlNet, utilizando soluções da Rockwell Automation e o Anybus Communicator da HMS Industrial Networks.

Simplificação da integração de um sistema na linha do metro chinês
A Linha 5 do Metro de Guangzhou estende-se por toda a cidade de Guangzhou, de este a oeste, numa distância de 40 km. A linha inclui 24 estações e tem capacidade para transportar cerca de 50 milhões de passageiros por dia.

Tal como todas as linhas de metro modernas, a Linha 5 do Metro de Guangzhou tem um sistema de monitorização geral da ventilação, ar condicionado, abastecimento de água, drenagem, elevadores, etc.

Uma parte do sistema de monitorização é o chamado "sistema BAS" - um sistema de base CLP, que interliga uma parte substancial dos dispositivos de monitorização e dos subsistemas. Uma vez que estes dispositivos e subsistemas são baseados em protocolos diferentes, o Metro de Guangzhou teve de encontrar uma solução que permitisse a comunicação entre estes dispositivos diferentes e o sistema BAS. O Gateway de série Anybus Communicator revelou ser o produto ideal para esta situação.

O desafio
A Linha 5 do Metro de Guangzhou tem vários pontos com uma grande quantidade de dados. O sistema de monitorização geral tem, no total, 210.000 pontos de E/S. O projeto foi concebido para conter ao todo 280.000 pontos, 70.000 dos quais foram disponibilizados para o sistema BAS. Consequentemente, a integração do sistema exigia bastante trabalho e os prazos eram curtos - as 24 estações tinham de ser abertas em simultâneo. De facto, nunca tantas estações no país tinham sido abertas ao mesmo tempo.

O sistema BAS foi implementado um mês antes da bem-sucedida colocação em funcionamento da Linha 5 do Metro de Guangzhou. A integração do sistema foi executada pela HollySys Automation Technologies, com base em Pequim. O Gestor do Projeto, Zhao Feng, afirmou o seguinte durante a abertura oficial do sistema:
“Cada um dos subsistemas passa pelo Gateway de Série Anybus para aceder ao sistema BAS, o que permitiu a monitorização e a conexão do equipamento e sistemas mecânicos/elétricos. Resumindo, o Gateway de Série Anybus veio melhorar as capacidades controladoras do equipamento elétrico e mecânico no metro e, por consequência, a segurança e a estabilidade"

Acerca do Anybus Communicator
O Anybus Communicator é um conjunto de conversores de protocolo que liga dispositivos industriais às principais redes industriais (PROFITBUS, PROFINET, DeviceNet, EtherNet/IP, ControlNet, Modbus, CC-Link, etc). O Communicator tem capacidade para converter qualquer protocolo proprietário específico padrão ou de utilizador, sem necessidade de atualizações de hardware e software. A conexão é configurada para um software de PC, sem qualquer necessidade de programação.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP