www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

A nova solução M-Bus da HMS permite aos utilizadores otimizar o consumo de energia

A HMS acaba de lançar uma solução que permite a comunicação entre M-Bus e qualquer tipo de rede industrial. O M-Bus é um padrão amplamente utilizado em dispositivos de medição, tais como contadores de eletricidade, contadores de gás, contadores de água, etc. A recolha de informação destes dispositivos para uma rede industrial permite aos proprietários de estabelecimentos industriais controlar melhor o consumo total de energia e simplificar as operações.

A nova solução M-Bus da HMS permite aos utilizadores otimizar o consumo de energia
O M-Bus (Meter-Bus/Contador Bus) é um padrão para a leitura remota de dispositivos de medição. É especialmente utilizado em edifícios, como por exemplo, em contadores de eletricidade, de gás, de água ou em qualquer outro tipo de contadores de consumo. Ao recolher dados a partir destes dispositivos de medição para um sistema CLP ou SCADA, os proprietários de estabelecimentos industriais conseguem ter uma noção geral da energia total consumida, incluindo parâmetros de edifícios cujos valores tinham, anteriormente, de ser contados em separado.

Fazer da poupança de energia uma realidade
"Vemos um mercado significativo para esta solução", diz Niklas Selander, Gestor de Produtos na HMS. "Atualmente, muitas empresas estão a tentar otimizar o seu consumo de energia. Normalmente, as suas linhas de produção estão associadas a um determinado tipo de rede industrial, mas os parâmetros de edifícios, como a eletricidade, a água, o gás, etc., são geralmente monitorizados por sistemas M-Bus diferentes. Agora, com a nossa nova solução, os proprietários podem recolher todos os dados de consumo para a sua rede industrial de preferência, e assim analisar e otimizar a sua utilização".

Como funciona
A solução é composta de duas partes: a primeira é um conversor M-Bus transparente, que converte os sinais M-Bus para RS232. O conversor funciona como gestor (master) M-Bus e permite a ligação de até 10 dispositivos M-Bus padrão (slaves). A segunda parte é um gateway Anybus Communicator que traduz o sinal RS232 para os campos industriais ou rede industrial Ethernet escolhidos.

A solução permite estabelecer a ligação dos dispositivos M-Bus a:
• CANopen
• CC-Link
• ControlNet
• DeviceNet
• EtherCAT
• EtherNet/IP
• FIPIO
• Interbus
• Modbus Plus
• Modbus TCP
• Modbus RTU
• PROFIBUS
• PROFINET

O Anybus Communicator é configurado utilizando um software Windows incluído no produto. Deste modo, não é necessário outro tipo de programação para configurar a ligação entre o M-Bus e a rede industrial pretendida. Quando a configuração para uma rede estiver concluída, será mais fácil reutilizá-la para criar ligações a outras redes.

Acerca do Anybus Communicator
O Anybus Communicator é uma família de conversores de protocolo que estabelece uma ligação entre dispositivos industriais e as principais redes industriais. O Communicator tem capacidade para converter quase todo o tipo de protocolos padrão ou específicos do proprietário, sem necessidade de atualizações de hardware e software. A ligação é configurada num software de configuração de PC e não precisa de qualquer tipo de programação.

Imagem:
O Anybus Communicator RS232 (à esquerda) e o conversor M-Bus (à direita).

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP