www.engenharia-brasil.com
ARC INFORMATIQUE

A PcVue a serviço da estação de tratamento de águas Veolia Water Super Rimiez

A líder mundial da indústria de água Veolia escolheu o software ARC Informatique PcVue Scada como solução para monitorar e controlar os serviços e operações na sua estação de tratamento de água Super Rimiez, perto de Nice (Sul de França), reconhecida como uma das maiores unidades de abastecimento de água potável da Europa. O desempenho, a facilidade de uso e o baixo custo das soluções ARC Informatique foram fatores decisivos que levaram a Veolia a escolher a solução PcVue. Além disso, a relação comercial de quase 20 anos e a confiança existente entre as duas empresas também facilitaram a sua decisão.

A PcVue a serviço da estação de tratamento de águas Veolia Water Super Rimiez
A tecnologia de tratamento de água utilizada na estação de tratamento de água Veolia Super Rimiez é uma das mais avançadas em todo o mundo. Construída em 1972, a estação já foi alvo de uma série de adaptações, incluindo uma restruturação geral em 1998 e uma atualização dos sistemas em 2007. A empresa Alpes Maritime Secteur Nice cobre cerca de doze locais de produção de água potável com uma capacidade total de 460.000 m³ por dia e 3.400 km de rede de abastecimento para distribuição de água potável em 64 cidades, atingindo uma população de mais de 950.000 pessoas. A Super Rimiez abastece a cidade de Nice (com cerca de 350.000 habitantes) e a área circundante. A água é distribuída à população por uma rede de abastecimento de 1.200 km, equipada com múltiplas válvulas, bombas e equipamentos de controle.

A estação Super Rimiez controla todos os estágios de um processo extremamente complexo que consiste na condução da água desde os pontos de coleta até os pontos de utilização nas casas. Além de fazer a coleta e a distribuição da água, a Super Rimiez é também responsável pelo tratamento e armazenamento da água em reservatórios situados em locais elevados. Isto implica não só no processo de gestão do próprio local, como também no comando e controle remoto das estações de bombeamento e instalações de tratamento secundárias, localizadas acima e abaixo da estação principal, incluindo 20 processos de tratamento e 90 estações de telemetria que compõem o sistema em geral.

Para garantir um controle eficaz e o funcionamento correto de uma infraestrutura com tamanha complexidade, a Veolia utiliza um Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) controlado por um software de monitoramento. Para este feito, a Veolia escolheu o pacote de software de monitoramento ARC Informatique PcVue SCADA. O software de monitoramento coleta dados e os armazena em um servidor central, onde são processados. O PcVue faz o processamento direto desses dados e os exibe como animações (denominados painéis sinóticos), utilizando símbolos ou estâncias, conhecidos também como objetos. A informação reunida é convertida para objetos padrão do PcVue (objetos de eventos, alarmes e utilização de curvas para dados analógicos) e depois armazenada em bases de dados para utilização futura em ferramentas de planilhas associadas.

Na Super Rimiez, o software controla e gerencia os processos não apenas na unidade local principal, mas também nos locais secundários. O serviço de controle e de monitoramento remoto instalado engloba pelo menos 26 terminais SCADA, que obtém 50.000 variáveis em cerca de 400 CLP industriais (controladores lógicos programáveis) e terminais remotos. Para alcançar estes valores, a equipe de engenheiros da Super Rimiez configurou 1.800 painéis sinóticos e 600 objetos. "Além do desempenho ultra elevado, uma das grandes vantagens da solução ARC Informatique PcVue é a sua interface gráfica de fácil utilização, que permitiu à nossa equipe de engenheiros configurar os painéis sinóticos e os objetos de uma forma muito mais rápida do que a solução SCADA convencional. Isto ajuda a reduzir significativamente os custos e as implementações de aplicações", afirma Marc Pons, engenheiro da Veolia Water e Diretor do Departamento de Controle do centro operacional de Côte d'Azur.

No que se refere à rede de transmissão de dados, o protocolo de comunicação TCP/IP é utilizado em toda a estação, incluindo os 26 terminais SCADA. O sistema baseia-se numa rede privada virtual através de redes ADSL e GPRS, incluindo ligações via satélite para as principais conexões, e em transmissões de pacotes RTC, GSM e SMS para registro dos dados com data-hora em um servidor de dados seguro. A rede serve cerca de 450 unidades de monitoramento e tem capacidade para emitir, em média, cerca de 8.000 comandos remotos, assim como tomar conhecimento e supervisionar 7.000 alertas todos os meses.
"Sim, o desempenho, a facilidade de utilização e os custos reduzidos de instalação do software PcVue foram certamente fatores decisivos para a Veolia ter optado por esta solução. Contudo, é também muito importante para nós termos total confiança nas empresas com as quais colaboramos, que é o que acontece entre a Veolia e a ARC Informatique já há quase vinte anos", explica Marc Pons da Veolia.

As autoridades das comunidades urbanas de Nice afirmaram recentemente a sua intenção de se tornar auto-suficientes em termos de energia e tratamento de água e estão analisando a possibilidade de produzir eletricidade através da energia potencial gerada por uma cascata de água. Com o propósito de participar desta iniciativa em reduzir as emissões de gases e contribuir para a redução do efeito de estufa, a cidade de Nice está avaliando a proposta da Veolia para instalar 4 micro-turbinas no sistema de abastecimento de água para converter energia potencial em energia elétrica utilizável. A água não tratada proveniente das montanhas é canalizada para a Super Rimiez, por cima da cidade, a cerca de 280m acima do nível do mar. A elevada pressão obtida neste percurso (que pode chegar aos 17 bar) é convertida em energia elétrica pelas micro-turbinas.

Esta solução para produzir energia renovável pode tornar possível a geração de 12 GWh de energia elétrica por ano - o equivalente ao consumo de eletricidade médio de mais de 3.000 casas.

Imagens:
Super-Rimiez-1.jpg: A estação de tratamento de água Veolia Super Rimiez é uma das maiores unidades de abastecimento de água potável na Europa, englobando doze unidades de produção. A imagem mostra um reservatório de armazenamento de água potável.
Super-Rimiez4.jpeg: Um painel sinótico representando as tubulações de água potável que abastecem a estação Super Rimiez.
Super-Rimiez4.jpeg: Painel sinótico da arquitetura de controle e monitoramento.

A PcVue a serviço da estação de tratamento de águas Veolia Water Super Rimiez
A PcVue a serviço da estação de tratamento de águas Veolia Water Super Rimiez

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP