www.engenharia-brasil.com
EPLAN

Eplan Fluid Professional: engenharia integrada com sistema de construção mecánica

A Eplan, distribuidora de soluções de software, apresenta o otimizado software para fluidos, que pode agora ser integrado no fluxo de trabalho da certificação MCAD. Brevemente, graças ao Eplan Fluid Professional, será possível ligar de forma direta dados 3D, simbologia de fluidos e atuação elétrica à lista de peças e às especificações técnicas do equipamento. Os utilizadores poderão beneficiar-se de uma engenharia interdisciplinar com planejamento e custo de documentação reduzidos. Ao mesmo tempo, o conhecimento de engenharia de fluidos expandir-se-á por todo o projeto.

Eplan Fluid Professional: engenharia integrada com sistema de construção mecánica
O Eplan Fluid Professional combina planejamento de sistemas de fluidos testados e comprovados com tecnologia 3D. Qualquer componente que tenha sido colocado num diagrama de circuitos de fluidos tais como válvulas ou cilindros, podem ser montado em 3D no painel, a partir de um método muito simples, semelhante ao do LEGO. A tecnologia eTouch da Eplan cria automaticamente pontos de inserção para cada componente, tornando assim possível definir circuitos de fluidos de um modo rápido e fácil. Não é exigido aos utilizadores disporem de um conhecimento aprofundado sobre 3D, e as derivações em 2D, assim como os planos de fabricação são criados de forma automática, como parte do documento. São por essas razões que se encontram disponíveis logo na fase inicial todas as informações de fabricação mais importantes, tais como a quantidade de espaço necessário para a instalação das peças, o número de furos por rotação ou o comprimento das mangueiras.

Fluxo de trabalho controlado com a interface Step
Uma das suas principais características novas é a integração do fluxo de trabalho de projeto do sistema mecânico existente. Uma vez que o modelo 3D pode ser desenhado em qualquer sistema MCAD (como por exemplo, o Autodesk Inventor), é possível definir-se o espaço de instalação para os componentes pneumáticos e a sua principal alimentação de ar comprimido e exportá-lo para o Eplan Fluid Professional, utilizando uma interface STEP. O engenheiro de fluidos procede então à seleção dos componentes e à conexão de conectores diretos à engenharia elétrica. A partir daí, são automaticamente criadas listas de peças e de mangueiras, que ficam imediatamente ao dispor do utilizador. Se, por exemplo, o engenheiro de fluidos importar uma placa de montagem, é possível colocar os componentes planejados no espaço de instalação pretendido do diagrama de circuitos, utilizando o "arrastar e largar" e instalando-os diretamente em 3D. As informações de fabricação, tais como as relativas à unidade de grampos de fixação para a manutenção pneumática, são criadas através do dimensionamento. Por fim, o engenheiro de fluidos devolve o resultado ao modelo de inventário da máquina, utilizando a interface Step, incluindo a numeração de componentes.

A padronização simplifica o processo
Com o Eplan Fluid, os engenheiros de fluidos podem padronizar os seus planejamentos, assim como guardar e reutilizar diretamente no programa subsistemas sob a forma de macros já utilizados, sempre que desejado. Por essa razão, o conhecimento específico fica retido, podendo ser recuperado a qualquer momento, o que ajuda a acelerar o planejamento e a salvaguardar a qualidade em todas as disciplinas. O fluxo de trabalho juntamente com o planejamento elétrico proporciona também uma oportunidade para evitar erros, particularmente no aumento de complexidade dos componentes mecatrônicos, tais como os "blocos de válvulas". Por isso, o engenheiro de fluidos deve recorrer à sua experiência sempre que necessário: durante a seleção e dimensionamento dos componentes, ao fazer as conexões do sistema de fluidos e ao posicioná-lo de forma correta. Aspectos como o comprimento das mangueiras, geração de calor, eficiência de energia, interação mecatrônica e redução do espaço de instalação podem ser calculados numa fase inicial deste fluxo de trabalho multidisciplinar. Resumo: Os benefícios para o responsável pelo planejamento são evidentes: os dados 3D, a simbologia de fluidos e a atuação elétrica estão diretamente ligados à lista de peças e às especificações do equipamento. O resultado: o planejamento e os custos de documentação são reduzidos.

Imagens
fluid_EN.png: Um planejamento em 3D simples no Eplan Fluid Professional, utilizando a tecnologia eTouch.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP