www.engenharia-brasil.com
11
'20
Written on Modified on
FPT News
FPT INDUSTRIAL EXIBE SELEÇÃO VARIADA DE MOTORES OFF-ROAD NA CONEXPO 2020
Na edição deste ano da Conexpo, a maior feira de construção da América do Norte, que acontece em Las Vegas, de 10 a 14 de março, a FPT Industrial marca sua presença com uma variedade de motores off-road em seu estande (Bronze Lot, B7700).
F34 Tier 4 Final
Este motor de quatro cilindros de 3,4 litros é apresentado em dois layouts. A Unidade de Potência Industrial (IPU) F34 fornece potência máxima de 74 hp e torque de 235 pés-libra. Projetado para cobrir uma ampla variedade de aplicações, desde bombas a equipamentos estacionários, ela está disponível em uma configuração pré-embalada, que funciona como uma solução plug-and-play com um esforço mínimo de instalação. A versão acima de 74 hp fornece potência máxima de 121 hp e torque de até 361 pés-libra, com um sistema de pós-tratamento (ATS) solto que garante maior flexibilidade de instalação em diferentes aplicações. Para cumprir com o Tier 4 Final, a versão IPU possui DOC e PMcat como parte de seu sistema de pós-tratamento, enquanto o motor acima de 74 hp usa HI-eSCR, sem precisar de DPF.
Focado em equipamentos compactos, o F34 Tier 4 Final oferece uma saída de alto torque para garantir uma resposta rápida do motor em condições variáveis de carga. Atributos como o intervalo de troca de óleo de 600 horas e o acesso de serviço em um único lado reduzem os custos operacionais e simplificam as operações de manutenção durante todo o ciclo de vida do motor.
Cursor 9 PowerPack
Para atender às necessidades de operações pesadas exigentes, a FPT Industrial está levando o Cursor 9 PowerPack ao Las Vegas Convention Center. O motor de seis cilindros fornece potência máxima de 442 hp a 1.800 rpm e torque máximo de 1.328 pés-libra a 1.500 rpm.
O Cursor 9 está equipado com o exclusivo sistema de pós-tratamento da FPT Industrial, HI-eSCR2, uma solução global que permite a conformidade com os mais recentes padrões de emissão, como o Tier 4 Final nos EUA e o Stage V na Europa, mantendo o mesmo volume para ambas as regiões. Essa tecnologia permite que o motor atinja padrões elevados, evitando a recirculação dos gases de escape (EGR) e assegurando a liderança em economia de combustível, densidade de potência e de torque. Ele dispensa manutenção, garantindo baixos custos operacionais e tempo de atividade máximo, juntamente com intervalos de manutenção de óleo de 600 horas.
A configuração PowerPack adiciona uma solução de instalação simples e inteligente que abrange todos os principais componentes de pós-tratamento em um único pacote. Os clientes podem escolher entre um PowerPack montado no motor, pronto para uso, e um pacote solto para seu próprio design de layout. Em ambos os casos, todos os sinais e conexões elétricos são gerenciados por um único cabo para uma conexão rápida e confiável do motor ao sistema de gerenciamento eletrônico da máquina.
Cursor X
O símbolo da mobilidade do futuro da FPT Industrial, o conceito de Fonte de Energia 4.0 Cursor X, também pode ser visto no estande da marca. Projetado para o Planeta Terra, o Cursor X é representado por quatro características principais.
Multipotência: Pode ser alimentado por gás natural, baterias elétricas ou hidrogênio, ajustando-se às necessidades de negócios e de sustentabilidade dos clientes.
Modular: Com o mesmo tamanho de um motor de combustão interna e uma arquitetura modular, ele permite fácil montagem, integração ao veículo e manutenção rápida.
Multiaplicação: Adaptado a qualquer tipo de veículo ou máquina industrial, com flexibilidade para operar em diferentes missões, como vans de entrega, ônibus, pequenas escavadeiras, escavadeiras hidráulicas, tratores especializados e colheitadeiras.
Consciente: Inspirado na inteligência humana, o mecanismo é capaz de autoaprender, prever e programar sua própria manutenção.
O Cursor X é a solução mais exclusiva e pioneira em powertrain, independentemente da missão. O conceito também serve orienta o roadmap dos próximos produtos da FPT Industrial, que podem fazer a diferença em eficiência e sustentabilidade, como o recém-anunciado F28 Híbrido.
N67 Natural Gas & Projeto TETRA
A FPT Industrial também exibe o N67 NG, um motor a gás natural desenvolvido especificamente para aplicações off-road. Além de garantir um desempenho semelhante ao diesel, o N67 Natural Gas possui 10% menos emissões de CO2 do que os motores a diesel em condições reais de campo, que podem atingir praticamente zero ou até se tornarem negativas ao operar com biometano. É a potência por trás do conceito de pá carregadeira movida a metano da CASE Construction Equipment, também conhecido como Projeto TETRA. O motor e o veículo podem ser vistos no estande da CASE na Conexpo (North Hall, N11825).
Especificações técnicas dos motores
F34 Tier 4 Final - IPU
Arquitetura: Motor de 4 cilindros em linha
Sistema de injeção (bar): Common Rail (até 1600 bar)
Gerenciamento do ar: TC
Válvulas por cilindro (número): 2
Deslocamento (dm3): 3.4
Diâmetro por curso (mm): 99 x 110
Pico de potência: 74 hp (55 kW)
Torque máximo: 235 pés-libra (318 Nm)
Intervalo de manutenção do óleo: 600 h
ATS: DOC+PMcat
F34 Tier 4 Final - Motor
Arquitetura: Motor de 4 cilindros em linha
Sistema de injeção (bar): Common Rail (até 1600 bar)
Gerenciamento do ar: TCA
Válvulas por cilindro (número): 4
Deslocamento (dm3): 3.4
Diâmetro por curso (mm): 99 x 110
Pico de potência: 121 hp (90 kW)
Torque máximo: 361 pés-libra (490 Nm)
Intervalo de manutenção do óleo: 600 h
ATS: HI-eSCR
Cursor 9 Stage V / Tier 4 Final
Arquitetura: Motor de 6 cilindros
Sistema de injeção (bar): Common Rail (até 1800 bar)
Gerenciamento do ar: WG
Válvulas por cilindro (número): 4
Cilindrada (l): 8.7
Diâmetro por curso (mm): 117 x 135
Pico de potência: 442 hp (330 kW) @ 1800 rpm
Torque máx.: 1328 pés-libra (1800 Nm) a 1500 rpm
Intervalo de manutenção do óleo: 600 h
ATS: HI-eSCR2
www.fptindustrial.com