www.engenharia-brasil.com
FPT News

CURSOR 9 NATURAL GAS DA FPT INDUSTRIAL EQUIPA NOVO EXQUI.CITY DA VAN HOOL

Um motor a gás natural (NG) de alto desempenho, projetado e fabricado pela FPT Industrial, é utilizado em um novo bonde híbrido que acaba de entrar em operação na França, produzido pela Van Hool, fabricante belga de veículos para transporte público. O Exqui.City mais recente da Van Hool conta com o motor de nova geração Cursor 9 Natural Gas da FPT Industrial, que fornece ao veículo 221 kW de potência máxima a 2.000 rpm e torque de 1.300 Nm a 1.000 rpm. O motor de seis cilindros da Marca entrega confiabilidade e um ciclo de vida maior ao bonde, que começou a operar em 6 de janeiro deste ano no município de Nimes, na França.

CURSOR 9 NATURAL GAS DA FPT INDUSTRIAL EQUIPA NOVO EXQUI.CITY DA VAN HOOL

No coração do Exqui.City está sua plataforma de multipropulsão, projetada para utilizar as tecnologias de propulsão alternativas mais modernas e ecológicas. Com essa plataforma flexível, a Van Hool confirma sua experiência na integração de novas tecnologias mais eficientes e confiáveis. As características e a topografia da cidade são fatores importantes que influenciam a motorização do veículo. A combinação híbrida de eletricidade e gás natural foi considerada a solução ideal para Nimes.

Os motores FPT Industrial Cursor 9 NG para a Van Hool possuem ‘Start & Stop’, uma tecnologia que desliga o motor térmico quando o veículo se aproxima do ponto de ônibus. Isso reduz ruído e exaustão de gás, trazendo mais conforto aos passageiros. Uma vez que eles tenham embarcado, o motor reinicia, carregando as baterias elétricas para a tração.

A FPT Industrial já vendeu para a Van Hool dez motores Cursor 9 NG, com planejamento para a compra de mais seis para concluir a licitação. Em janeiro, os dez veículos híbridos, com 24 metros de comprimento, começaram a operar um percurso de vinte minutos pela linha T2 entre a estação ferroviária de Nimes e o Carémeau CHU (o hospital da cidade). Estima-se que cerca de 25 mil pessoas usarão esse meio de transporte todos os dias.

Atualmente, gás natural é a solução sustentável mais viável e de custo mais baixo para veículos desse tipo. A FPT Industrial é líder do segmento com cerca de 50 mil motores vendidos no mundo todo. Os motores a gás natural da empresa reduzem de forma significativa as emissões de CO2, tanto na forma comprimida quanto na liquefeita. Os motores também funcionam com biometano, reduzindo as emissões a quase zero.

O motor Cursor 9 a gás natural funciona com combustão estequiométrica e injeção sequencial multiponto, garantindo o melhor consumo de combustível em sua categoria. Para cumprir as normas de emissões Euro VI, o motor se baseia em um simples catalisador de três vias, sem recirculação dos gases de escape (EGR).

Especificações do Cursor 9 NG para o Exqui.City da Van Hool

Arquitetura:                                6 cilindros em linha

Gerenciamento do ar:                  Aftercooler com turbocharger

Diâmetro x curso (mm):               117 x 135

Cilindrada (l):                              8.7

Válvulas por cilindro:                   4

Sistema de injeção:                     Multiponto

Turbo:                                        Válvula wastegate

Potência máxima:                       221 kW @ 2,000 rpm

Torque máxima:                          1,300 Nm @ 1,000 rpm

Sistema de exaustão:                  Catalisador de três vias

www.fptindustrial.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP