www.engenharia-brasil.com
ARC INFORMATIQUE

Canadian Natural Resources automatiza operações de petróleo e gás utilizando Soluções PcVue da Arc Informatique.

A CNRL está a medir nas suas operações primárias milhões de etiquetas e cerca de 800.000 pontos de I/O. As principais marcas utilizadas durante a produção são a GE e a Allen-Bradley para os CLP e a Fisher e Bristol Babcock para as UTR. O pcVue SCADA trata da monitorização e fornecimento de dados pertinentes utilizados por cerca de 2500 funcionários que precisam de aceder a informação de algum modo, ou seja, monitorizar, verificar ou atualizar dados em tempo real.

Canadian Natural Resources automatiza operações de petróleo e gás utilizando Soluções PcVue da Arc Informatique.
A Canadian Natural Resources Limited (CNRL), fundada em 1989 e com sede em Calgary, Canadá, possui uma combinação diversificada de ativos na América do Norte, no Mar do Norte e ao largo de África, sendo atualmente o maior produtor independente de petróleo e gás natural do Canadá. A CNRL dedica-se à exploração e ao desenvolvimento de áreas geográficas para a produção de gás natural e petróleo, fornecendo uma mistura equilibrada de gás natural, óleo leve, óleo pesado, produção de areias petrolíferas no próprio local, exploração mineira de areias petrolíferas e instalações de processamento associadas.

A atividade da empresa baseia-se em três segmentos relatáveis primários: produção de areias petrolíferas
Horizon, óleo pesado térmico e petróleo e gás convencionais. No ano passado, a CNRL investiu num projeto de automação de grande escala, que surtiria primeiramente efeito no negócio de petróleo e gás natural convencional ligado especialmente à exploração, desenvolvimento, produção e comercialização de petróleo bruto, líquidos de gás natural e gás natural.

A Canadian Natural Resources precisava de um modo mais eficaz de gerir o controlo e monitorização dos processos das suas 300 estações de recolha, 800 estações de compressão e das 150 unidades de processamento de gás. O especialista no sistema SCADA da CNRL, Kurtis Jackson, liderou o projeto de automação da empresa para substituir os sistemas SCADA FactoryLink pelas soluções SCADA e FrontVue da pcVue. A CNRL tem inúmeros sistemas de automação independentes de várias marcas e o objetivo de Jackson era centralizar e obter consistência integrando o máximo desses sistemas de automação possível no pcVue. Além disso, a CNRL pretendia promover a capacidade do pcVue de suportar arquiteturas de várias estações para ligação em rede e atualmente executa Modbus Roc, Roc Talk e BSAP.

O processo de substituição começou há cerca de 8 meses, quando a CNRL iniciou a passagem do SCADA FactoryLink para o pcVue utilizando o Smart Generator. Esta ferramenta do pcVue consegue converter, de um modo fácil e automático, grandes quantidades de aplicações já existentes no sistema para pcVue, garantindo compatibilidade e segurança máximas. “Para a maioria das aplicações SCADA que estávamos a atualizar, entre 60 a 80% das aplicações FactoryLink foram convertidas com facilidade para pcVue. Isto permitiu-nos poupar imenso tempo, uma vez que não houve necessidade de reconfigurar todas as aplicações e, consequentemente, não foi necessário dar novamente formação aos utilizadores. Significa igualmente que estamos a investir no nosso futuro com a automação SCADA. A pcVue lança regularmente atualizações e novas funcionalidades para o sistema", afirma Jackson.

“Fazemos diariamente relatórios de produção e utilizamos tendências em tempo-real e históricas para obter os dados necessários para nos certificarmos de que atingimos os objetivos de produção e que iremos cumprir os nossos contratos de compra e venda junto, por exemplo, de uma empresa de oleodutos," diz Jackson. Até agora, Kurtis já instalou oito servidores pcVue com funcionalidade de acesso por cliente remoto e espera instalar nos próximos dois anos aproximadamente 40 sistemas SCADA pcVue.

A CTH Systems Inc., um revendedor da pcVue de valor acrescentado, ajudou na configuração e facilitou a migração para a pcVue. Ao utilizar o Smart Generator, os engenheiros foram capazes de converter todos os elementos gráficos (gestos, símbolos e modelos) bibliotecas locais e partilhadas (símbolos, imagens), todos os conjuntos de variáveis para a aplicação (incluindo tabelas de variáveis, configurações de alarme e históricos) e bases de dados sem precisar de qualquer reprocessamento. É também capaz de converter objetos de comunicação TCP/IP e as suas ligações. “Ficámos muito satisfeitos com a facilidade e simplicidade com que transferimos todas as nossas aplicações para o pcVue," afirma Jackson.

Adicionalmente, a CNRL utiliza o IM-SCADA™ da CTH Systems, um software de medição e comunicação multiprotocolo. Este software permite que a comunicação entre os poços equipados com diferentes dispositivos de automação, tais como as UTR (Unidades Terminais Remotas) ou os controladores on/off das bombas, seja feita por uma única estação de rádio, com o intuito de devolver os dados ao SCADA pcVue. A CTH Systems apoiou a CNRL na instalação de leituras automáticas e remotas de composições de gás a partir do poço, no carregamento de composições corrigidas de gás para cada poço e na eliminação de divergências entre o contador do poço e a base de dados da IMSCADA™. “Não poderíamos estar mais satisfeitos com o modo robusto e eficaz com que o controlador IM-SCADA trabalha. Ajuda a aumentar a eficiência operacional" diz Jackson. Diminui a necessidade de se dirigir pessoalmente aos poços e de descarregar ou carregar os dados sobre as composições do gás.

Contando com 178 servidores de alojamento com 600 clientes remotos, a CNRL está a fazer a monitorização de cerca de 5000 a 6000 pontos de dados por alojamento. Destes servidores, existem oito estações pcVue a supervisionar desde 50 a 400 poços e uma a três instalações por alojamento, dependendo da localização ou região. “Isto representa milhares de etiquetas e parâmetros de alarme que estão a ser monitorizados e reconhecidos diariamente" sustenta Jackson. À medida que o petróleo flui para fora do poço, passa por um conjunto de tubagens ligado às linhas de caudal que transportam o petróleo e o gás para as estações de recolha onde são separados os sedimentos, o gás, a água salgada e o petróleo. O pcVue faz também a monitorização das estações de recolha.

O pcVue SCADA recolhe estas I/Os (entradas e saídas) dos CLP e UTR utilizados nos campos de produção e estações de recolha, como pressões de gás/petróleo, paragens de emergência (ESD), iniciação e paragem da bomba, controlo da bomba remoto ou local, velocidade da bomba, funcionamento e paragem da bomba, válvulas motorizadas e respetivo desligamento motorizado, pontos de ajuste/posições de estrangulamento, temperatura, desligamento de emergência e alarmes de incêndio, etc. "Um dos fatores mais importantes da nossa indústria é a segurança. Em todas as fases do processo, o pcVue faz a monitorização das nossas operações de missão crítica e trata de todas as medidas de segurança para evitar incêndios, explosões e desastres ecológicos", explica Jackson.

Caraterizada por operações remotas e difundidas, a CNRL pretendia ter todas as tarefas automatizadas, desde a tarefa de perfuração/produção e transporte à de distribuição ou de refinação, supervisionadas por vários centros de controlo. Um sistema SCADA sólido e seguro deve ser capaz de controlar certos fatores críticos, tais como: inundação, fuga, incêndio, paragens de emergência, caudal do petróleo e gás e caudal acumulado, pressão na linha, pressão das bocas dos furos, estado da bomba, nível dos reservatórios, estado do equipamento da estação de recolha, entre outros. Devido à natureza do produto, que precisa de ser transportado diretamente do poço para o consumidor final, e os potenciais efeitos ambientais adversos causados por acidentes com óleo/petróleo, os sistemas SCADA são uma necessidade. “Quisemos promover as características e benefícios do sistema SCADA que nos dão a capacidade de reunir com confiança mais dados e conseguir um maior controlo" afirma Jackson.

A CNRL espera colher os benefícios da atualização dos seus sistemas de automação e até agora, sente-se verdadeiramente satisfeita com o excelente trabalho de otimização dos seus processos. “Desde a primeira conversão do FactoryLink para o pcVue, já se passaram oito meses desde que foi colocado em funcionamento. Estamos muito contentes por termos escolhido o pcVue e o IM-SCADA para a nossa solução SCADA e por o processo de configuração ter sido tão fácil de realizar, especialmente se tivermos em conta que as nossas aplicações são de missão crítica e que estão sempre em funcionamento", afirmou Jackson.

Canadian Natural Resources automatiza operações de petróleo e gás utilizando Soluções PcVue da Arc Informatique.
Canadian Natural Resources automatiza operações de petróleo e gás utilizando Soluções PcVue da Arc Informatique.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP