www.engenharia-brasil.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

Série 8STA da SOURIAU, uma referência para conectores de alto desempenho no mundo dos esportes motorizados

Seu tamanho compacto e peso reduzido, junto com suas incríveis robustez e resistência a impactos e vibrações, fizeram do 8STA da Souriau o conector preferido das equipes dos mais altos níveis de competição que procuram melhorar ao máximo o desempenho elétrico de suas máquinas. Esses conectores são comumente usados em sistemas de pratos de direção, sensores de temperatura e pressão, sistemas de aquisição de dados e de controle eletrônico e no interior de tanques de combustível.

Série 8STA da SOURIAU, uma referência para conectores de alto desempenho no mundo dos esportes motorizados

Miniaturização: um desafio de design
A série 8STA é uma linha de conectores criada com base em padrões aeroespaciais, onde soluções de alta densidade, leves e confiáveis têm que ter capacidade para suportar altos níveis de impactos e vibrações. Para espaços menores, como carros de competição, o desafio foi miniaturizar esses conectores mantendo simultaneamente as mesmas características de desempenho elétrico, mecânico e ambiental. A fabricação de conectores miniatura exige um alto nível de competência e experiência; os processos têm que ser muito bem definidos e rigorosamente controlados para manter a precisão necessária para produzir e fornecer repetidamente produtos de alta qualidade, especialmente quando se trata de componentes de plástico muito pequenos moldados por injeção.

As características de desempenho elétrico, como transmissão de sinal e resistência de isolamento, são aspectos essenciais uma vez que a confiabilidade a longo prazo da distribuição de dados e de energia pode significar a diferença entre não terminar (Did Not Finish - DNF) e vencer uma competição. A escolha de materiais também é essencial porque cada aplicação pode ter requisitos diferentes como resistência ao combustível, aos lubrificantes ou a outros fluidos. Por fim, o design mecânico significa que os conectores têm que suportar mais de 500 ciclos de acoplamento e permanecer seguros sob altas vibrações. Eles também têm que ser práticos para os técnicos, que poderão ter um tempo muito limitado para acoplá-los e desacoplá-los durante pit stops.

Novos materiais e designs
As equipes de competição estão sempre procurando designs inovadores que ofereçam uma vantagem competitiva. A distribuição de peso tem um impacto significativo no modo como um carro se comporta na pista: cada grama economizado em componentes onde não é necessário peso pode ser redistribuído para pontos onde implicará melhorias de desempenho. Por esse motivo, a tendência em termos de design de conectores é o aumento da miniaturização e da densidade de contato.

Um conector que satisfaz todos os requisitos
A Souriau desenvolveu um conector de tamanho 01-03 com menos de 2 cm de comprimento e com três contatos #26 (0,5 mm de diâmetro). Esse revolucionário desenvolvimento levou a miniaturização para um novo nível e constitui a base para outras melhorias, sempre satisfazendo os requisitos do mercado em termos de redução de tamanho e peso e mantendo a integridade elevada do desempenho mecânico e elétrico. Com a miniaturização, a proteção visual e mecânica para prevenir enganos de acoplamento de conectores errados também é cada vez mais importante. É por esse motivo que a codificação por cores e a codificação mecânica são uma característica padrão em toda a série 8STA.

A Souriau sempre trabalhou estreitamente com seus clientes e parceiros para promover a inovação e a eficiência. Por vezes, um projeto específico desenvolvido à medida para um cliente pode resultar em um novo produto de catálogo para o mercado. Esse foi o caso com a versão resistente ao combustível e com a versão de desacoplamento rápido da série 8STA - ambas começaram como produtos específicos para clientes e atualmente são componentes padrão dos feixes de cabos dos carros de competição.

A Souriau garante a disponibilidade dos seus produtos a rapidez da respectiva entrega, o que é de extrema importância especialmente para equipes de competição altamente competitivas.


Série 8STA da SOURIAU, uma referência para conectores de alto desempenho no mundo dos esportes motorizados    
Série 8STA da SOURIAU, uma referência para conectores de alto desempenho no mundo dos esportes motorizados

souriau.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP