www.engenharia-brasil.com
Kennametal

A mais recente tecnologia de ferramentas e superfícies aumenta a pareceria Kennametal e GANASSI para carros Indy

As mudanças e a maneira de pensar diferente ajudam a bater recordes

A mais recente tecnologia de ferramentas e superfícies aumenta a pareceria Kennametal e GANASSI para carros Indy
Imagem: A excelente produtividade permite à oficina Ganassi Indy processar peças em titânio internamente, com custos mais reduzidos em comparação com a aquisição de alternativas em aço.

Em resultado dos primeiro e segundo lugares de Dario Franchitti e Scott Dixon nas 500 milhas de Indianapolis de 2012, a Chip Ganassi Racing Teams (CGRT) anunciou uma renovação da sua parceria de longos anos de tecnologia de usinagem de ferramentaria com o líder de serviços de ferramentas e engenharia, a Kennametal Inc.

»Estamos neste negócio há 23 anos e, durante mais de 19 desses anos, a Kennametal tem sido nosso parceiro,» referiu Chip Ganassi, proprietário da Chip Ganassi Racing Teams. »As nossas ferramentas são 100% Kennametal e o logotipo da empresa está em todos os carros de todas as nossas equipes e categoria. Mas o que torna esta parceria ainda mais valiosa para a equipe de corrida é a forma como os conhecimentos da Kennametal nos ajudam a alcançar um melhor desempenho, até no próprio dia da corrida. Eles nos apresentam muitas soluções para os diferentes problemas mecânicos com que nos deparamos. É muito bom quando podemos contar com um parceiro que proceda desta forma.»

Pessoas certas, Equipamento certo, Ferramentas certas

Visite a oficina Target Ganassi em Indianapolis e poderá constatar uma enorme atividade, concentrada em parte por quatro máquinas CNC (dois centros de usiagem de vários eixos e dois centros de torneamento CNC, um com ferramenta acionada e um sub-fuso). »Noventa e nove por cento de nossa necessidade de trabalho de usinagem é feito aqui internamente,» diz John Huffman, supervisor da oficina de máquinas e já na sua 14ª época com a equipe. Ele destaca uma cobertura de tripé em aço anteriormente adquirida como peça de fábrica e agora construída em titânio internamente, de forma a garantir maior resistência e menor peso. »Graças às nossas ferramentas e às nossas máquinas, é muito mais barato fabricar peças em titânio internamente, em vez de adquirir componentes em aço já prontos,» refere. Também as peças de tolerância apertada foram reduzidas em média 0.0002».

A natureza da produção de peças na oficina Ganassi Indy é de baixo volume, o que exige uma maior variedade e restrições de tempo limitadas, ou »peças diferentes às pressas,» como indica Huffman. A sua equipa faz referência às várias ferramentas da Kennametal que garantem vantagens de processos, como a ferramenta PCB para torneamento duro, resultando em acabamentos de tolerância apertada que eliminam a necessidade de retífica, ou as novas fresas de topo inteiriças de metal duro HARVI IITM de cinco canais para desbastar e acabar titânio. »Os nossos engenheiros não hesitam em especificar peças mais complexas com tolerâncias apertadas e rugosidades baixas porque sabem que os números poderão ser cumpridos internamente,» refere Huffman.

A Kennametal prolongou a sua parceria de 19 anos atribuindo à oficina de máquinas Ganassi a propriedade da Tecnologia de Gestão de Superfícies de Precisão pela Kennametal Extrude Hone. Os processos de
 
acabamento, como a máquina de fluxo abrasivo (AFM), evoluíram de simples funções de rebarbação para polimento e arredondamento de cantos com tolerâncias muito apertadas. Junte novos desenvolvimentos nos controles das máquinas, medias (pastas) abrasivas e fluxos determinados, e os resultados continuam a ser muito mais precisos.

Necessidades essenciais
Furos usinados, incluindo intersecção de furos, em muitas aplicações de elevado desempenho exigem uma melhoria das superfícies, implicando normalmente um maior trabalho de polimento para alcançar as tolerâncias exigidas. Qualquer metal distorcido ou pequenas fissuras nas superfícies criadas em processos de usinagem convencionais ou não convencionais aumentam o risco de desempenho insuficiente ou falha. Para eliminar esse risco, os engenheiros aplicam o acabamento de superfície AFM em muitos desenhos de componentes, principalmente nos casos em que o fluxo laminar, a turbulência de camada superficial, o stress residual de compressão e a condicão dos cantos são fatores importantes. Mesmo em áreas inacessíveis, o acabamento de superfícies pode ser melhoradas de 120µ para 16µ ou melhor.

As máquinas AFM podem ser operadas como postos autónomos ou integradas em sistemas de produção. Normalmente, uma peça é fixada entre dois cilindros de media opostos e a máquina extruda a media abrasiva de um cilindro para o outro. As ferramentas funcionam em conjunto com as medias abrasivas e características de tamanho de grão e viscosidade para efetuar o superacabamento final da peça. Quando as medias (pastas) abrasivas são forçadas por uma passagem restrita, a sua viscosidade aumenta mantendo, assim, a media abrasiva apenas trabalhando na restrição. A media apenas trabalha nesse devido lugar, logo, quando saem da passagem restrita, a viscosidade volta ao normal e a abrasão é suspensa para proteger as roscas e as superfícies vedantes.

Outras pesquisas e desenvolvimentos em AFM na Extrude Hone resultaram no MicroFlow AFM™, onde as medias (pastas) abrasivas são de baixa viscosidade e o tamanho dos grãos mais pequenos, permitindo um acabamento e um arredondamento dos furos de até 50 micro polegadas. Por exemplo, os bicos de pulverização de combustível nos injetores de combustível podem ter arredondamentos definidos que distribuem micro-pulverizações de combustível para um melhor desempenho do motor.

Huffman acrescenta que, uma vez que o titânio representa uma parte grande do seu trabalho que está em crescimento na sua oficina, além de alumínios e aços de liga, ele usa um conjunto de ideias de aumento de desempenho do catálogo »Innovations» da Kennametal focado na área aeroespacial, desde formatos 3D complexos a soluções de furação profunda que possam alcançar até 30 X D. »A nossa capacidade para produzir peças internamente apenas continuará a crescer graças a esta capacidade de manter tolerâncias mais apertadas nas dimensões das peças e nos acabamentos de superfície.»

A mais recente tecnologia de ferramentas e superfícies aumenta a pareceria Kennametal e GANASSI para carros Indy
Da esquerda para a direita: John Huffman- gerente de oficina de máquinas, operadores de máquinas, Curt Saunders, Zack Robertson, Scott Stukenborg e Jay Marshall.
A mais recente tecnologia de ferramentas e superfícies aumenta a pareceria Kennametal e GANASSI para carros Indy
Imagem: Alphonse Girard, membro da equipa Ganassi, carregando a máquina Kennametal Extrude Hone.
A mais recente tecnologia de ferramentas e superfícies aumenta a pareceria Kennametal e GANASSI para carros Indy
Imagem: Um carro Indy em tamanho real e várias taças de primeiros lugares saúdam os visitantes da oficina Target Chip Ganassi Racing Indianapolis.
 
A mais recente tecnologia de ferramentas e superfícies aumenta a pareceria Kennametal e GANASSI para carros Indy
Imagem: A área de montagem da Target Chip Ganassi Racing é um local de grande atividade para várias equipas de corrida Indy.

 
A mais recente tecnologia de ferramentas e superfícies aumenta a pareceria Kennametal e GANASSI para carros Indy
Imagem: A tecnologia avançada de superfícies apresenta uma oportunidade para melhorar o desempenho de muitos componentes dos carros Indy.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP