www.engenharia-brasil.com
EPLAN

A EPLAN acelera a conclusão de projetos de equipamento de enrolamento e bobinagem em 30%

A Advanced Machine & Tool, AMT, de Fort Wayne, Indiana, verificou consideráveis melhorias de produtividade ao usar soluções EPLAN e mudou de AutoCAD Electrical para EPLAN. As demoradas etapas de desenvolvimento do produto, como a etiquetagem de dispositivos, a numeração de cabos e a padronização do design da máquina, inclusive o arquivo e a reutilização do conteúdo recorrente, foram simplificadas e aceleradas.

A EPLAN acelera a conclusão de projetos de equipamento de enrolamento e bobinagem em 30%
Design acelerado para muitos projetos
de máquinas especializadas

O processo que levou a Advanced Machine & Tool Corporation (AMT) de Fort Wayne, Indiana, a adotar o PLAN há três anos, teve uma génese não muito comum. Muitas empresas que mudam para o EPLAN o fazem após reconhecerem que seu software CAD existente não é suficiente para seus requisitos atuais ou futuros. Os engenheiros da AMT, que trabalhavam com AutoCAD Electrical, não sentiram que faltava alguma coisa até que um dos clientes mais importantes da indústria automotiva estipulou que queria desenhos elétricos EPLAN para as máquinas por encomenda como forma de agilizar a produção da documentação e melhorar sua precisão. Esta situação fez com que a AMT investigasse se a EPLAN era efetivamente a melhor opção. Ao decidirem que sim, a AMT iniciou um processo gradual de mudança de todas as atribuições de energia elétrica e hidráulica para a plataforma EPLAN. Hoje, os engenheiros estão satisfeitos com a mudança da empresa. "Considerava que estávamos em uma situação confortável com o nosso antigo sistema CAD mas asseguro que não voltariamos a ele agora" diz o engenheiro eletrónico Mark Lohrman.

Construção de máquinas que fabricam motores
A AMT é especializada na construção de equipamento de enrolamento e bobinagem e de outras máquinas usadas na produção de motores elétricos, geradores, alternadores e outros dispositivos para a indústria automotiva e outras, muitas delas para os OEM. A fase de engenharia de um projeto pode levar de três dias até 60 semanas para os projetos mais elaborados mas uma encomenda típica envolve um cliente que deseja uma única máquina para produzir um novo motor ou para aumentar ou simplificar a produção atual. “Podia ser tão simples como adicionar uma máquina similar a uma que eles possuem agora, ou apresentarem um produto que pretendem produzir e perguntarem "Como é que fabricamos isso?", diz Lohrman.

Todos os projetos agora executados em EPLAN
Além do cliente da indústria automotiva que exigiu a documentação EPLAN, a AMT efetuou uma abordagem conservadora para implementar o EPLAN. Os projetos foram referenciados para verificar os ganhos de produtividade e ao longo do tempo mais e mais projetos foram executados em EPLAN. "Agora, nos encontramos em um ponto em que, independentemente do que estiver sendo lançado, nós o fazemos em EPLAN," refere Lohrman. A mudança para EPLAN tornou possível gerar documentação precisa e bem estruturada de uma forma mais rápida do que anteriormente possível.

Automatizando as tarefas mais demoradas
Para uma etapa que poderia levar duas semanas de trabalho em AutoCAD, as maiores economias ao utilizar EPLAN – aproximadamente 23 a 28 horas de trabalho – foram alcançadas em quatro áreas.
- A etiquetagem de dispositivos e a numeração de cabos era uma tarefa manual. Agora foi automatizada em conjunto com a geração das atuais etiquetas de dispositivos, números de cabos e etiquetas de terminais. Os engenheiros da AMT utilizam a funcionalidade interna da EPLAN para definir as impressoras ao transmitir uma planilha de cálculo em Excel com todos os dados… Economizando de 4 a 5 horas.
- São gerados automaticamente diagramas de terminais e listas técnicas sem erros… cinco horas a menos.
- O circuito standard é arquivado e reutilizado de projeto para projeto… Economizando de 8 a 12 horas.
- Os esquemas de fluídos foram integrados no projeto global, eliminando erros com nomenclatura de dispositivos e componentes em falta… Economizando seis horas.
Para projetos de maior dimensão, as economias são proporcionalmente maiores.

Arquivos de macros continuam se expandindo
"A numeração automática é muito importante para nós" cita Lohrman. "Posso ir à lista de peças e retirar uma peça. Se existir uma macro associada a ela, está resolvido." Os benefícios de arquivar e reutilizar o conteúdo standard crescem com a quantidade de ítens armazenados como macros EPLAN: agora mais de 300 processos e mais de 500 componentes. "Os desenhos estão arquivados e podem ser facilmente encontrados. Posso criar um conjunto completo de desenhos em poucos minutos – não tenho que voltar aos catálogos em papel. Enquanto a vasta maioria das nossas máquinas são personalizadas, existem algumas que repetimos com ajustes mínimos. Com o EPLAN, podemos carregar os desenhos, efetuar ajustes mínimos de forma rápida e fácil e gerar uma série de documentos sobre eles." Os engenheiros da AMT também utilizam uma outra fonte de dados das peças: EPLAN Data Portal. Utilizam-no para baixar conjuntos de dados de componentes, inclusive Allen Bradley, WAGO e outras informações. "O portal de dados é fácil de usar," diz Lohrman. "Uma das principais economias de tempo é o fato de não ter de percorrer todas as páginas da documentação para encontar medidas. Se quero uma peça nova, vou sempre primeiro ao portal de dados."

A engenharia tornando-se mais integrada
Para a AMT, o apoio da EPLAN contribuiu para uma transição suave. "Dispomos de uma resposta rápida quando efetuamos uma consulta – normalmente durante o dia. (Um técnico de suporte da EPLAN) pode acessar online e visualizar minha tela, podendo visualizar o problema, o que torna a resolução do problema muito mais fácil." A forma da AMT evoluir com a EPLAN é provavelmente incluir uma integração mais próxima do desenho elétrico e de fluídos, uma vez que existem cada vez mais engenheiros treinados em EPLAN Fluid. Dessa forma, duas disciplinas poderiam trabalhar lado a lado, acelerando os projetos e otimizando os resultados. Outras etapas futuras poderão incluir a adoção do EEC One – EPLAN Engineering Center One, para começar a desenhar máquinas mecatronicamente em unidades funcionais.

A EPLAN acelera a conclusão de projetos de equipamento de enrolamento e bobinagem em 30%
"O portal de dados é fácil de utilizar."
Acessar mais de ¼ milhão de componentes de
mais de 46 fabricantes com um clique do mouse.


 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP