www.engenharia-brasil.com
Icon Polymer Group

Novo material mais leve concebido para permitir uma poupança considerável no consumo de combustível

O Icon Polymer Group, uma empresa de tecnologia em produtos de polímeros de engenharia, proporcionou um grande impulso aos designers que procuram minimizar o peso das aeronaves e o consumo de combustível, introduzindo um novo material no mercado das selagens para aeronaves, não só mais leve, como também revolucionário.

Novo material mais leve concebido para permitir uma poupança considerável no consumo de combustível
Proporcionando reduções de peso na ordem dos 20 por cento, quando comparado com materiais de borracha de silicone padrão, o silicone de baixa gravidade específica ICONlite™ mantém, no entanto, as propriedades mecânicas e químicas únicas que tornam a borracha de silicone ideal para selagens aerodinâmicas de aeronaves.

Baseada numa tecnologia patenteada através da qual os polímeros híbridos permitem ser produzidos para apresentar uma vasta gama de atributos de desempenho, a ICONlite™ representa um grande passo em frente em matéria de selagem de baixo peso. Oferece também densidades variáveis que permitem ser ajustadas aos requisitos da plataforma.

Uma pesquisa da própria Icon Polymer estima um poupança total de combustível na ordem dos 5 milhões de dólares americanos numa aplicação, com base no uso de selagens ICONlite™, proporcionando uma diminuição de peso de 240 kg para um total de 700 000 horas de voo, com um custo por litro de 3,09 dólares americanos para querosene do tipo jet fuel.

A Icon Polymer é um fornecedor estabelecido para os setores aeroespaciais civis e militares globais, com clientes que incluem a Airbus, Bombardier e Gulfstream.

Tim Pryce, Diretor Executivo do Icon Polymer Group, passa a explicar: "A espinha ‘dorsal única" da borracha de silicone permite funcionar de forma consistente num amplo intervalo de temperatura, apresentando uma excelente resistência ambiental, o que, ao longo dos anos, permitiu que se tornasse no material de eleição para especificadores de selagem.

"No entanto, tendo em conta a necessidade cada vez maior de reduzir o peso das aeronaves e, portanto, o consumo de combustível, a nossa equipa de engenheiros aplicou todo o seu conhecimento a nível de materiais para criar uma solução mais leve que não comprometa o desempenho.

“O potencial a nível de poupança é enorme e já estamos em conversações com vários dos principais fabricantes mundiais e fornecedores por forma a integrar os produtos ICONlite™ nos seus projetos."

Como um dos mais inovadores fornecedores de polímeros de engenharia e de soluções em elastómero do mundo, a Icon Polymer está a aplicar a sua abordagem com base em polímeros de elasticidade variável, com condução elétrica e térmica, produzindo projetos aeroespaciais com uma ampla escolha de tecnologias. A empresa oferece um serviço completo, desde o design inovador e preços de produção competitivos até ao serviço especializado e suporte global pós-venda.

Para mais informações sobre o Icon Polymer Group, visite www.iconpolymer.com.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP