www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Mantenha-se ligado

Como a Nagel Precision dos EUA conecta as suas máquinas de polimento a qualquer rede industrial com a ajuda dos gateways X Anybus.

Mantenha-se ligado
Se desenvolver máquinas industriais de polimento de vanguarda tais como as da Nagel, receberá encomendas por parte de fábricas em todo o mundo solicitando o seu equipamento. Contudo, para isso é necessário possuir equipamento compatível com as diversas redes industriais utilizadas nestes locais. O desenvolvimento da conectividade pode ser uma tarefa morosa e exigente a nível de recursos. Os gateways X Anybus representam uma solução mais simples para a Nagel Precision Inc.

Sediada em Ann Arbor, no estado do Michigan, a Nagel Precision Inc. é a subsidiária norte-americana da empresa alemã Nagel Maschinen- u.
Werkzeugfabrik GmbH. Estas empresas desenvolvem máquinas de polimento, superacabamento e furação utilizadas para fabricar blocos de motores, transmissões, engrenagens de pinhão, válvulas e outras peças metálicas que requerem uma superfície muito lisa. Estas máquinas são instaladas em fábricas de todo o mundo por empresas como, por exemplo, GM, Chrysler, KIA, Hyundai e Ford, entre outras.

O dilema da rede
A maquinaria da Nagel Precision assenta num sistema de controlo baseado na rede EtherNet/IP com um CLP Allen Bradley, possuindo, muitas vezes, servo-acionamentos de vários eixos Kinetix 6000 da Rockwell como componentes principais. No entanto, uma vez que as máquinas de polimento são exportadas para fábricas em todo o mundo, a Nagel deparou-se com o problema de comunicação do seu equipamento com outras redes, nomeadamente a PROFINET que é utilizada frequentemente em fábricas de produção de veículos automóveis.

"Começámos por utilizar placas de rede de outros fabricantes", refere Jim Saule, Diretor de Tecnologias da Informação na Nagel Precision Inc. "Porém, estas placas eram problemáticas, pois exigiam muita configuração e eram também muito dispendiosas. Além disso, por vezes, era também difícil encontrar a placa adequada. Foi nessa altura que comecei a investigar os gateways X Anybus da HMS. Gostei principalmente do facto de ser possível suportar várias redes diferentes com a mesma configuração, funcionalidade que nos iria poupar muito trabalho."

Reduzir os custos em 50%
Há cerca de dois anos foram instalados os primeiros gateways X Anybus em sistemas da Nagel Precision. A solução foi apresentada pela McNaughton McKay Inc., distribuidor da HMS no Michigan. O facto de nos podermos focar na atividade principal em vez de na conectividade entre redes revelou-se um parâmetro de decisão importante relativamente à escolha do Anybus. Além disso, os gateways custam menos de metade do preço do que as placas de outros fabricantes.

"Não queremos compreender todos os tipos de controlador disponíveis", refere Jim Saule. "Preferimos focar-nos no melhoramento das nossas máquinas de polimento. Os gateways X Anybus permitiram-nos fazer isso mesmo. Além disso, as placas de rede de outros fabricantes custam entre 1200 e 1500 dólares a unidade, sendo que agora temos a possibilidade de reduzir em metade esse valor, relativamente ao preço pago por um gateway."

O seu funcionamento
Caso se pretenda que a máquina de polimento seja instalada numa fábrica com EtherNet/IP, é possível ligá-la diretamente à rede e comunicar através desta. No entanto, se a fábrica utilizar outra rede (por exemplo, a PROFINET), é necessário um gateway X Anybus. O gateway funciona como um tradutor que estabelece a comunicação entre a rede EtherNet/IP e sistema da fábrica e "traduz" parâmetros como, por exemplo, dados de posicionamento, estado dos acionamentos, comandos de arranque/paragem, etc. O fluxo de comunicação é transparente em ambos os lados do gateway tornando a máquina de polimento um nó independente na zona de produção da fábrica, sendo totalmente capaz de comunicar com toda a rede da fábrica.

"Utilizamos o gateway X Anybus há mais de dois anos e os resultados têm sido fantásticos", refere Jim Saule da Nagel Precision. "Desenvolvo este tipo de sistemas há mais de 20 anos e valorizo imenso o facto de podermos suportar várias redes diferentes com o gateway X Anybus. Isso permite-nos focar na nossa atividade principal, ou seja, o fabrico de máquinas de polimento, em vez de no desenvolvimento de métodos de comunicação entre várias redes. Sem dúvida, recomendaria a todos os fabricantes de máquinas que procurassem saber mais acerca do Anybus já que a diversidade é fantástica e a poupança que permite é significativa", conclui Jim Saule.
Mantenha-se ligado
O gateway X Anybus permite que o CLP Allen Bradley da Nagel comunique com qualquer outra rede industrial. O exemplo acima utiliza uma placa secundária gateway X entre o equipamento baseado na rede EtherNet/IP localizado na prateleira superior e o equipamento baseado na rede PROFINET localizado na prateleira inferior.
Mantenha-se ligado
A imagem em esquema demonstra como este funciona.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP