www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

CANblue II Transmite dados CAN de forma rápida e confiável via Bluetooth

A solução robusta e segura para comunicações CAN sem fios, especificamente para aplicações industriais

CANblue II Transmite dados CAN de forma rápida e confiável via Bluetooth
A IXXAT oferece uma ponte universal, um portal e uma solução de interface de PC para a ligação em rede sem fios de componentes e sistemas CAN em uma versão nova e aprimorada.

Com três modos disponíveis, o usuário pode agora adaptar comunicações de dados de forma otimizada para a aplicação específica em termos de latência, débito de dados e tolerância a falhas. No modo SHORTEST_LATENCY (menor latência), podem ser alcançados tempos de aguardo médios de 4 ms, enquanto que o modo QUICKEST_CONNECTION (conexão mais rápida) permite a transmissão de dados de forma segura mesmo em sistemas CAN funcionando a 1 MBit/seg. e 100% da carga de bus.

Uma aplicação típica para o CANblue II é a ligação sem fios de segmentos CAN via Bluetooth e acesso ao sistema sem fios através do uso de um notebook ou de um dispositivo de assistência portátil. Porém, nas áreas onde é necessária uma conexão extremamente confiável, como na ligação em rede de peças giratórias ou de sistemas móveis, pode também ser implementada através do uso do CANblue II. Graças ao uso da tecnologia Bluetooth, construído de raiz com base em mecanismos de transmissão encriptada resistentes a interferências externas, o CANblue II é perfeito para esse tipo de aplicação.

O processo de Bluetooth FHSS, também usado no CANblue II, altera a frequência com que as mensagens são transmitidas cerca de 1600 vezes por segundo. Se um dos 79 canais usados sofrer interferências, essa falha é detectada e a mensagem é reenviada em outra gama de frequência. A largura de banda disponível é usada de forma muito moderada, para que vários sistemas Bluetooth possam trabalhar em paralelo sem causar nenhuma interferência percetível um ao outro.

Os problemas causados pela sobreposição de sistemas WLAN e o número limitado de canais WLAN, também considerando o espaçamento de canal necessário, é praticamente desconhecido em Bluetooth. Mesmo os sistemas WLAN que se cruzam com o Bluetooth imediatamente em seu redor somente interferem com a operação da rede Bluetooth de uma forma insignificante, uma vez que somente alguns dos 79 canais de Bluetooth coincidem com banda de frequência WLAN. Dessa forma, no máximo, o desempenho da transmissão de um sistema sobreposto, quer seja WLAN ou Bluetooth, somente pode ser diminuído devido as necessárias retransmissões de mensagens.

Usados como uma ponte, os dispositivos CANblue II transmitem seus dados de forma transparente através da ligação de Bluetooth segura. Além das aplicações de CAN puras, isso permite que as aplicações sejam implementadas através do uso de protocolos superiores (CANopen, DeviceNet, SAE J1939) e protocolos específicos do cliente. Para o uso no PC está disponível um poderoso controlador de Windows. Aplicações baseadas em outros sistemas operativos (por exemplo: Android, Linux, INtime, QNX) ou pode ser implementado hardware específico do cliente usando um protocolo ASCII aberto. Também está disponível uma amostra de uma implementação em Android.

A sua ampla gama de tensão de alimentação de 9 até 30 VCC, construção compacta e orifícios para fixação no revestimento simplificam a integração do dispositivo em sistemas existentes. A interface da CAN é implementado de acordo com a norma ISO 11898-2 e tem um conector DSub 9 que cumpre os requisitos da CiA 303-1. Mediante solicitação, o CANblue II também pode ser fornecido em uma variante IP67.
O CANblue II está disponível com uma antena parafusável interna ou externa compatível com distâncias de transmissão até 300 metros, dependendo das condições do local. A qualidade do sinal de rádio pode ser consultada usando o Bluetooth para controlar a qualidade da conexão.

Por último, mas não menos importante, o CANblue II está disponível a um preço extremamente reduzido, tornando-o atrativo para uma grande variedade de aplicações.

Para mais informações sobre o CANblue II visite o site www.ixxat.com
CANblue II Transmite dados CAN de forma rápida e confiável via Bluetooth

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP