www.engenharia-brasil.com
MAYR

De longe muito superior

Controlos seguros para travões de segurança reduzem riscos e poupam esforços

De longe muito superior
Fig.: O protótipo de controlo de travões ROBA-SBCplus inspecionado pela TÜV pode ser implementado até ao nível de desempenho PLe e nível de integridade de segurança (SIL) 3.

A transmissão de potência Mayr apresenta um controlo de travões novo e fiável para a sua série comprovada de construção de travões de segurança "ROBA-stop". O controlo de travões "ROBA-SBCplus", desenvolvido em conjunto com os especialistas em segurança Pilz, é tecnicamente superior em todos os aspetos e em termos de circuitos de contatores de segurança. O módulo do protótipo inspecionado pela TÜV (inspeções técnicas) pode ser implementado até ao nível de desempenho PLe e SIL 3.

Para que os travões de segurança contribuam para a redução de riscos em máquinas e sistemas, é necessário um controlo fiável. Por exemplo, os eixos verticais estão classificados entre as peças de máquina particularmente perigosas através das quais as pessoas podem sofrer lesões graves. Um potencial de perigo semelhante está presente no equipamento de palco, caso os atores representem por baixo de cargas suspensas. Para proteger as pessoas de todos os perigos nestas situações, os riscos funcionais restantes em conformidade com a norma de segurança DIN EN ISO 13849-1 têm de ser primeiro avaliados e, subsequentemente, as medidas adequadas para a redução de riscos têm de ser tomadas. Como componente mecânico, o travão está incluído na categoria de segurança funcional de acordo com esta norma.

Função dos elementos de segurança

Os travões de segurança de transmissão de potência da Mayr funcionam de acordo com o princípio "ponto limite" e estão fechados num estado desligado. A função de controlo dos travões é interromper de forma fiável a corrente na bobina magnética ao desligar o travão. O módulo de controlo dos travões funciona com semi-condutores eletrónicos sem desgaste e, deste modo, consegue atingir uma frequência e fiabilidade de comutação praticamente ilimitadas. O módulo do protótipo inspecionado pela TÜV Süd apresenta uma construção interna fiável e pode ser implementado até ao nível de desempenho PLe e nível de integridade de segurança (SIL) 3.

A construção interna "ponto limite" do controlo inclui, entre outras coisas, as verificações de diagnóstico interno quanto a curto-circuito, curto-circuito de terra e interrupções de linha, bem como sobreexcitação fiável para libertar o travão e comutar para uma tensão reduzida com um travão aberto. Várias outras funções de segurança permitem um diagnóstico de erro abrangente: como resultado, a saída de tensão do travão é monitorizada. Uma tensão excessivamente alta no travão durante o desligamento poderá prolongar, de forma perigosa, o tempo de descontinuação se, por exemplo, isso provocar a perda de firmeza inadvertida dos eixos verticais. A monitorização dos tempos de comutação que influenciam a distância dos travões é, portanto, um outro componente integral do diagnóstico de erro integrado.

A avaliação de sinal da monitorização de libertação com verificação de plausibilidade permite monitorizar o estado de comutação dos travões. A utilização da monitorização do estado de comutação pode evitar, de forma fiável, que o acionamento seja deslocado para um travão fechado. Falhas, como o cada vez maior desgaste, que influenciam os tempos de comutação, podem ser detectados desta forma. Os sinais de saída do módulo de controlo dos travões relativamente ao estado de comutação e mensagens de erro têm de ser monitorizados através de uma entrada CLP segura. Normalmente, isto já é um componente integral dos controlos de segurança superiores da máquina.

Vantagens sobre circuitos de contatores

A superioridade técnica do módulo de controlo dos travões, em comparação com os circuitos de contatores de segurança, é variada: Graças aos contactos semi-condutores eletrónicos sem desgaste, é significativamente mais fiável, mais seguro e abdica de hardware complexo. O módulo substitui um retificador de ação rápida com mudança de tensão, um relé de segurança, dois contatores com contactos refletores e uma unidade de redução de faísca. A redução destes componentes funcionais poupa uma quantidade significativa de espaço no armário de controlo, graças ao menor número de fios e de exigências de espaço para a construção. O maior potencial de poupança é alcançado se a capacidade de desempenho do módulo for completamente utilizada e dois travões forem controlados simultaneamente de forma fiável. Os travões com uma corrente nominal de 5 A podem ser conectados, e os dois travões não têm de ter uma construção idêntica.

Graças às diversas funções de segurança integradas, os módulos podem ser fácil e rapidamente adaptados através da inclusão de parâmetros para o respetivo travão e dos requisitos do respetivo sistema. Eles estão parametrizados individualmente para cada travão, por exemplo, para a determinação da tensão de ligar, o tempo de sobreexcitação, a tensão de suspensão ou o tipo de desligamento. Por outro lado, o esforço necessário para programar e validar durante a ligação com contatores torna-se obsoleto com a utilização destes controlos de travões fiáveis.

O ROBA-SCBplus pode ser utilizado nas mais variadas aplicações de segurança, graças à sua característica parametrizável simples, se uma tensão de entrada de 24 a 48 VI estiver disponível no circuito de corrente.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP