www.engenharia-brasil.com
EMITECH

Lefae com qualificação para ensaios em atmosferas explosivas

O Lefae é o laboratório do Grupo Emitech especializado em ensaios ambientais com restrições extremas: ensaios de fogo e ensaios climáticos combinados. Sediado em França, perto de Lyon, o laboratório acabou de qualificar umas novas instalações de ensaio dedicadas à verificação da conformidade de equipamentos instalados em zonas potencialmente explosivas (de forma equivalente à dos requisitos ATEX) na presença de fluidos e vapores de hidrocarbonetos. No setor da aeronáutica, e também nos setores automóvel e marítimo, verificam-se frequentemente condições de explosividade.

Lefae com qualificação para ensaios em atmosferas explosivas

O novo banco de ensaios qualificado do Lefae foi concebido para a realização de ensaios em atmosferas explosivas. Estes ensaios especificam os requisitos e procedimentos aplicáveis a equipamentos de aeronaves com potencial de entrarem em contacto com fluidos e vapores inflamáveis. Estes equipamentos estão geralmente relacionados com sistemas de abastecimento de combustível, como tanques, unidades de bombas, válvulas, instrumentos de monitorização e controlo, etc. Estes ensaios abrangem condições normais e de avaria que poderão ocorrer em zonas que estão ou podem estar em contacto com fluidos e vapores inflamáveis durante as operações de voo.

As condições de explosividade são obtidas através da produção de uma mistura combustível/ar estequiométrica em proporções suficientes para exceder o Limite Inferior de Explosividade (LIE) desta mistura. É necessário ter em consideração a natureza dos componentes desta mistura, bem como as condições de temperatura e pressão em que a mistura é criada. Os fluidos, vapores ou gases de ensaio inflamáveis simulam os usados em aeronaves convencionais e cuja combustão requer oxigénio.

Ensaios realizados em ambientes reais
Os ensaios realizados pelo Lefae cumprem os requisitos das normas EUROCAT-ED-14D, RTCA DO-160 e MIL-STD-810. Permitem a realização de ensaios funcionais em equipamentos localizados em atmosferas explosivas sem desencadear a explosão da mistura combustível/ar estequiométrica. Avaliam a capacidade das carcaças de proteção (requisito ATEX) dos equipamentos submetidos aos ensaios para conter explosões ou chamas no momento da ativação dos equipamentos. Depois é realizada a caracterização da contenção através da introdução da mistura explosiva e do respetivo desencadeamento. Os ensaios também revelam aumentos de temperatura nos circuitos ou componentes de sistemas hidráulicos ou de escape, por exemplo, e focos de calor intermitentes ou permanentes capazes de desencadear a explosão da mistura.


Lefae com qualificação para ensaios em atmosferas explosivas

O Lefae realiza ensaios em ambientes reais e em todas as condições climáticas, mecânicas, hidráulicas ou elétricas. O banco de ensaios foi desenvolvido de acordo com as seguintes especificações: volume da câmara de 450 dm3, condições de pressão absoluta de até 12.200 metros (40.000 pés) de altitude e temperaturas de até 120 °C (248 °F). Estão disponíveis passagens vedadas nas paredes da câmara de ensaio para a instalação de sistemas de controlo e alimentação para os equipamentos submetidos aos ensaios, por exemplo, sistemas de controlo elétrico, fornecimento de fluidos ou ativação mecânica.

O banco de ensaios também pode ser usado para investigar o comportamento de produtos intrinsecamente explosivos e analisar os gases tóxicos resultantes da sua explosão. Por exemplo, o Lefae realiza estudos sobre a perfuração por efeito térmico de células e baterias de iões de lítio. As explosões e os fogos desencadeados por perfuração por efeito térmico são analisados para determinar a pressão da explosão e o momento de início do fogo e para analisar o limiar de toxicidade dos gases produzidos quando células ou baterias falham.

Uma equipa de engenheiros e técnicos do laboratório de ensaios, cerca de trinta pessoas, presta assistência aos clientes da Emitech na execução destes ensaios de alto risco. Os métodos e equipamentos de ensaio são implementados em conformidade com os requisitos da norma ISO 17025. Os resultados das medições e os relatórios dos ensaios associados são estabelecidos de acordo com os objetivos e requisitos expressos pelos clientes e/ou autoridades reguladoras. O Emitech é o único grupo em França dedicado a todas as sequências de ensaio (climáticas, de vibração e de explosão) na íntegra. Funciona como ponto de contacto único, tendo capacidade para prever e lidar com anomalias.

www.emitech.fr/en

www.lab-lefae.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP