www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Os repetidores CAN da IXXAT reduzem os custos com cablagens e aumentam a fiabilidade do sistema

A HMS Industrial Networks lança agora uma gama de repetidores CAN sob a marca IXXAT. Com provas dadas, estes produtos permitem a ligação de dois ou mais segmentos de rede CAN, fornecendo-lhes um isolamento galvânico, além de eliminarem os efeitos das EMI (Interferências eletromagnéticas).

Os repetidores CAN da IXXAT reduzem os custos com cablagens e aumentam a fiabilidade do sistema
Os repetidores CAN são fornecidos pela IXXAT, marca recém adquirida pela HMS, e permitem a fabricantes de máquinas e a integradores de sistemas utilizar topologias CAN alargadas, tais como topologias em árvore ou estrela. Além disso, o isolamento galvânico integrado fornece uma proteção incorporada contra sobretensões e o circuito antirruído das unidades elimina os efeitos das EMI. Os repetidores da IXXAT foram concebidos especialmente para uma utilização em ambientes industriais, cumprindo os elevados requisitos em matéria de robustez, intervalos de temperatura e segurança.

O seu funcionamento
Recorrendo à utilização de um repetidor, é possível fabricar produtos elétricos independentes que podem ser terminados da melhor forma em termos de sinais. O repetidor aumenta consideravelmente a fiabilidade do sistema devido ao facto de, por um lado, aumentar a qualidade do sinal e, por outro, possibilitar o isolamento de avarias mantendo o restante sistema CAN totalmente operacional. Além disso, a função de monitorização implementada deteta linhas CAN que se encontrem interrompidas ou avariadas. Estas linhas são desligadas automaticamente, permitindo, deste modo, que a restante rede continue a funcionar normalmente. Depois de a avaria ter sido solucionada, o segmento desligado é novamente ligado, automaticamente, à rede.

Consoante o tipo de repetidor, as linhas CAN encontram-se protegidas não só conjuntamente mas também contra a fonte de alimentação até 4 kV. Além disso, o estrangulamento incorporado do bus CAN garante proteção contra picos de sinal e o circuito adicional antirruído ajuda a eliminar os efeitos das EMI como, por exemplo, o ruído intenso do bus CAN.

Vasta gama de casos de utilização
"Os repetidores CAN da IXXAT têm como base uma tecnologia com provas dadas, sendo que achamos que esta é a altura ideal para os passarmos a comercializar num mercado internacional mais vasto", refere Thomas Waggershauser, Diretor de Marketing de Produtos para soluções da IXXAT na HMS. "Os repetidores CAN da IXXAT têm ajudado utilizadores a alargar a topologia e a melhorar a robustez das redes CAN desde 1992, momento em que a IXXAT apresentou o primeiro repetidor CAN do mundo. Os casos de utilização englobam não só clientes que pretendem reduzir o comprimento da sua cablagem CAN, mas também utilizadores que têm de isolar galvanicamente linhas CAN, bem como reconstruir sinais CAN. Turbinas eólicas que apresentem uma cablagem em fibra ótica nas pás são consideradas um exemplo comum.
Os repetidores CAN são usados como isolamento em caso de queda de um raio, bem como na atualização de sinais para anéis coletores de baixa manutenção. Os repetidores CAN são uma ferramenta fantástica para qualquer integrador de sistemas ou fabricante de máquinas que trabalhe com dispositivos CAN devido ao facto de lhe permitir reduzir consideravelmente a complexidade em matéria de cablagens, bem como aumentar a fiabilidade do sistema."

Os repetidores CAN da IXXAT encontram-se disponíveis em vários tipos, não só para cablagens de cobre mas também de fibra ótica.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP