www.engenharia-brasil.com
FPT Industrial

A FPT INDUSTRIAL, EM COLABORAÇÃO COM A ARTISSIMA, PROMOVE O FPT FOR SUSTAINABLE ART AWARD PARA APOIAR A SUSTENTABILIDADE NA ARTE CONTEMPORÂNEA. O VENCEDOR DA PRIMEIRA EDIÇÃO É RENATO LEOTTA, QUE FOI SELECIONADO POR UM JÚRI INTERNACIONAL

A FPT Industrial, uma empresa líder no setor automotivo e uma marca do grupo CNH Industrial, consolida o compromisso com a arte contemporânea e a visão voltada para a sustentabilidade, promovendo, em colaboração com a Artissima, a primeira edição do FPT for Sustainable Art award, uma combinação entre sustentabilidade, inovação e arte.



A empresa dá mais um passo em direção ao caminho iniciado em 2019, quando se tornou a maior patrocinadora do Pavilhão italiano na Bienal de Veneza e organizadora da instalação Consider yourself as a guest (Cornucopia) de Christian Holstad (1972, Anaheim, Califórnia). O artista criou uma cornucópia enorme, antigo símbolo de sorte e abundância, feita inteiramente de resíduos plásticos.
A obra, uma reflexão sobre a urgência de abordar a questão da poluição dos mares e oceanos em todo o mundo, foi exibida na Universidade de Veneza Ca’ Foscari e, em seguida, na Artissima 2019.

Este ano, a FPT Industrial confirma o diálogo com a feira de arte ao apresentar o FPT for Sustainable Art award, um prêmio para selecionar, com base na avaliação de um júri internacional, o artista cuja pesquisa e obras são o resultado de uma rede de produção conceitual e sustentável virtuosa.

“O prêmio é uma ferramenta para investigar a sustentabilidade no processo criativo em um sentido mais amplo, destacando como cada obra de arte gera uma evolução que se encontra em todas as fases, pessoas, materiais e vidas e que precisa combinar com mecanismos organizacionais, logísticos e econômicos”, alegou Carlo Moroni, Head of Communication of FPT Industrial. “É estabelecida uma simetria entre a marca FPT e uma maneira de reforçar o compromisso assumido pela empresa não apenas ao oferecer produtos que sejam o mais sustentável possível, mas também ao dedicar atenção especial e responsabilidade ao processo e à cadeia de produção”.

O júri, composto por Marianne Dobner, curadora do MUMOK em Viena, Andrea Lissoni, diretora do Haus der Kunst em Munique e Luca Lo Pinto, diretor do MACRO de Roma, nomeou o artista Renato Leotta como vencedor do prêmio, declarando o seguinte: “Renato Leotta demonstrou sua prática artística com base no processo de estabelecer contato entre condições humanas e não humanas de maneira poética, utilizando fenômenos naturais como ferramentas de produção em suas obras. Com um estilo aparentemente minimalista, a obra de Leotta aborda questões ambientais relevantes sem se tornar um documentário: MARE (2019) apresenta uma nova abordagem de um gênero tradicional como a pintura de paisagem, reinterpretando o processo e transformando a própria paisagem em um meio que produz a realidade”.


A FPT INDUSTRIAL, EM COLABORAÇÃO COM A ARTISSIMA, PROMOVE O FPT FOR SUSTAINABLE ART AWARD PARA APOIAR A SUSTENTABILIDADE NA ARTE CONTEMPORÂNEA. O VENCEDOR DA PRIMEIRA EDIÇÃO É RENATO LEOTTA, QUE FOI SELECIONADO POR UM JÚRI INTERNACIONAL
 

Renato Leotta, que expôs na Artissima com a galeria Madragoa de Lisboa, apresentou a obra MARE no contexto da exposição Artissima Unplugged Stasi Frenetica na GAM - Galeria Cívica de Arte Moderna e Contemporânea, em Turim.
A obra é um “horizonte” que pertence à série de telas criada em diferentes tons de azul parcialmente imersas no mar pelo artista que, em seguida, deixou-as na praia para secar, sob o sol: o fenômeno físico da cristalização do sal realça a textura na superfície azul, traçando assim um horizonte perfeito em tecidos.
“Nas minhas obras, procuro observar a natureza por meio de um processo que não se resume à inspiração, mas que representa uma troca recíproca, uma abordagem contemplativa em vez de algo planejado”, afirmou Renato Leotta. "O FPT for Sustainable Art award representa a importância de como a elaboração da criação artística, que se transforma de abstrata em prática, precisa considerar a coerência que envolve todas as fases".

Em sua obra, assim como em toda sua pesquisa, o artista revela uma aptidão única associada à observação e à representação da paisagem: as marcas da ação de elementos naturais (o mar, a terra, as árvores e seus frutos, o ar, os seres vivos) se tornam o meio e o sujeito ao mesmo tempo, criando obras em que o real e o imaginário se confundem.


A FPT INDUSTRIAL, EM COLABORAÇÃO COM A ARTISSIMA, PROMOVE O FPT FOR SUSTAINABLE ART AWARD PARA APOIAR A SUSTENTABILIDADE NA ARTE CONTEMPORÂNEA. O VENCEDOR DA PRIMEIRA EDIÇÃO É RENATO LEOTTA, QUE FOI SELECIONADO POR UM JÚRI INTERNACIONAL



Renato Leotta Biografia

Renato Leotta (Turim, 1982) mora e trabalha entre Acireale e Turim. Em 2019, ele recebeu o Italian Fellow em artes visuais na American Academy in Rome.
Em 2020, as obras do artista foram exibidas como parte da exposição coletiva Maxxi Bulgari Prize no MAXXI - Museu de Artes do século XXI, em Roma, no mesmo ano em que ele apresentou a mostra individual Lighea na Galleria Fonti, em Nápoles, e o espetáculo individual Sole no Museu de Arte Contemporânea do Castello di Rivoli.
Em 2019, realizou uma mostra individual na Magazzino Italian Art Foundation e na Casa Italiana Zerilli-Marimò, em Nova York. Em 2018, foi a vez de Eine Sandsammlung no Kunst Halle Sankt Gallen, em St. Gallen. Em 2016, Aventura na Galeria Madragoa, em Lisboa. Entre as exposições coletivas de que ele participou, destacamos as seguintes: Garden of Earthly Delights no Gropius Bau, em Berlim, e The Piedmont Pavilion, no Combo, em Veneza, 2019 Manifesta 12, Palermo e Italy Matriz do Tempo Real, no MAC, em São Paulo, 2018 Intuition, no Palazzo Fortuny, em Veneza, e Pompeii@Mother, Archaeological Matter, no Museo Madre, em Nápoles, 2017 XVI National Quadrennial of Art in Rome, no Palazzo delle Esposizioni, em Roma, e TERRAE NUBILUS, no NAK, em Aachen, 2016. Leotta é cofundador do CRIPTA747 em Turim.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP