www.engenharia-brasil.com
Sandvik Coromant News

A ferramenta mais afiada na caixa

Recondicionamento eficaz e sustentável das ferramentas.

A ferramenta mais afiada na caixa

Na produção, tempo é dinheiro. A perfuração, a fresagem e o acabamento causam, todos eles, um enorme desgaste às ferramentas. Jill Glynn, gestor comercial da Sandvik Coromant, líder global no corte de metais, explica de que forma o recondicionamento de ferramentas pode prolongar a vida útil da ferramenta, de modo económico e sustentável.

A palavra "recondicionado" pode despoletar a ideia de produtos gastos e sobrecarregados, inferiores às versões novas. A verdade é que, desde que compre a um fornecedor conceituado, as ferramentas recondicionadas irão assegurar os mesmos resultados consistentes, que garantiam aquando da compra inicial. Não obstante, existem ainda alguns equívocos em torno das ferramentas recondicionadas.

Em primeiro lugar, recondicionamento não é sinónimo de reparação. Durante a reparação de um equipamento, apenas as peças defeituosas são investigadas e substituídas. O recondicionamento, por seu lado, rejuvenesce cada aspecto do produto e traz a peça de volta aos seus padrões de fabrico originais.

Ao contrário do que sucede com uma peça reparada, os clientes devem esperar dos produtos recondicionados um estado perfeito e igual ao de uma peça nova. Os recondicionamentos de ferramentas, no entanto, são ligeiramente diferentes do recondicionamento de outras peças industriais.

O desgaste das ferramentas varia drasticamente em função da sua aplicação. Na produção automóvel ou aeroespacial, em que são necessárias ferramentas para efectuar muitos furos numa única operação, os produtores podem deparar-se com mais danos. De igual modo, os sectores que operam em locais difíceis, tais como o aeroespacial, petrolífero e do gás, podem expor a ferramenta a ambientes mais duros, comprometendo assim a sua vida útil.

Em virtude das aplicações de ferramentas em metal duro, a questão não é se a ferramenta será recondicionada, mas sim quando. Dada esta inevitabilidade, os produtores de ferramentas devem considerar o recondicionamento desde a fase de concepção.

Tipicamente, os dados CAD da ferramenta serão armazenados de forma a que as versões recondicionadas correspondam na perfeição à geometria e ao revestimento originais da ferramenta. Para ferramentas de corte à medida, isto é essencial para satisfazer as especificações de ferramentas originais do cliente.

A capacidade de reutilizar várias vezes a mesma ferramenta, por oposição ao investimento em múltiplas ferramentas, ajuda também a melhorar a sustentabilidade. As ferramentas em metal duro, como as que são produzidas pela Sandvik Coromant, são fabricadas com um determinado número de materiais não renováveis, como, por exemplo, o tungsténio e o cobalto. Prevê-se que as reservas de tungsténio durem apenas mais 100 anos, o que torna insustentáveis múltiplas recompras.

É necessário que as ferramentas durem mais tempo para que possamos gerir os materiais de forma sustentável. O recondicionamento, em vez da simples aquisição de ferramentas novas, desempenha um papel essencial nestes esforços.

A Sandvik Coromant oferece o seu próprio serviço de recondicionamento de ferramentas, que os clientes são estimulados a incorporarem nas suas próprias estratégias de ferramentas. Quase todas as ferramentas em metal duro da Sandvik Coromant são adequadas para o recondicionamento. Aos clientes basta enviar as suas ferramentas para o seu centro local numa das caixas de recondicionamento fornecidas pela Sandvik Coromant. Ferramentas gastas podem ser enviadas para os centros de especialização da Sandvik Coromant na Europa, Ásia e Américas, onde a mesma geometria e revestimento são produzidos de acordo com as especificações originais.

O processo de recondicionamento melhora a longevidade da ferramenta, mas os fabricantes pretendem ferramentas que possam ser recondicionadas e utilizadas várias vezes durante a sua vida útil. Tendo isto em mente, os fabricantes de ferramentas devem procurar produzir ferramentas capazes de superar vários ciclos de recondicionamento, sem comprometer a qualidade.

A Sandvik Coromant desenvolveu a mais recente adição à sua gama de produtos, a CoroDrill® 860 com geometria -GM, tendo estas considerações em mente. O design optimizado da ferramenta assegura uma maior vida útil em relação às versões anteriores da gama CoroDrill, sendo que a CoroDrill 860-GM garante até três recondicionamentos. São assim providenciadas eficazmente quatro ferramentas numa única solução.

Substituir ferramentas em metal duro pode ser dispendioso e insustentável. É necessário afastar os equívocos acerca do recondicionamento, e esta prática deve desempenhar um papel chave na implementação dos planos de sustentabilidade das empresas. O recondicionamento pode não só ajudar os fabricantes a tirar o máximo proveito das suas ferramentas, mas, no caso da CoroDrill 860-GM, pode ainda providenciar quatro ferramentas de perfuração sustentáveis pelo preço de uma.

www.sandvik.coromant.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP