www.engenharia-brasil.com
Siemens News

Solução em nuvem da Siemens inova no setor de Pesagem e Empacotamento

Inteligência do sistema de IoT (Internet das Coisas) da Siemens melhora performance produtiva e gera maior transparência operacional.

Solução em nuvem da Siemens inova no setor de Pesagem e Empacotamento

Sistema operacional de IoT baseado em nuvem da Siemens, o MindSphere tem gerado valor às empresas de diferentes setores do mercado e a mais nova inovação proporcionada pela solução foi no segmento de Pesagem e Empacotamento Automático. Auxiliada pela inteligência de dados gerada pela digitalização, a fabricante de máquinas MQpack passou a fornecer máquinas mais inteligentes ao mercado, criando Big Data do processo produtivo do cliente.

A MQpack fornece equipamentos para empresas que atuam nos segmentos de carne, frango, pescados, hortifruti, panificação, massas e biscoitos. Ao conectar os dados das máquinas ao MindSphere, a companhia conseguiu entregar para os seus clientes máquinas mais inteligentes, coletando, armazenando, e gerando base de conhecimento do processo produtivo específico do cliente com ótimos resultados financeiros com a precisão final de pesos.

Outro diferencial gerado pela plataforma de IoT da Siemens foi possibilitar a coleta de dados da operação das máquinas que apontam, por exemplo, o melhor turno de produção e operação dos equipamentos, e identificar as melhores práticas históricas de operação entre todos os colaboradores do cliente. Ou seja, caso os equipamentos tenham uma piora de rendimento, a ferramenta Performance Insight permite trazer sempre para a melhor performance possível.

“Com a inteligência da plataforma MindSphere conseguimos transformar os dados de qualquer equipamento, seja ele novo ou antigo, em informações capazes de nos dar mais eficiência, transparência operacional, melhora de performance, redução no tempo de máquina parada, entre diversos outros benefícios”, afirma Rafael Alves, especialista em aplicações em nuvem e digitalização da Siemens. “O MindSphere também possui soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning que podem agregar ainda mais valor a estas aplicações. A MQpack já está se beneficiando desta inovação proporcionada pelo MindSphere onde consegue atuar ativamente com os seus clientes, e entregar uma máquina inteligente para o mercado”, completa.

“Com a plataforma em nuvem MindSphere, coletamos infinitos dados do processo do cliente, armazenamos, aprendemos, e transformamos esse Big Data no máximo de eficiência possível ao cliente. Quanto mais usa, mais aprende, melhor produz, nos tornando o melhor custo-benefício do mercado”, afirma Marcos Queiroz, CEO da MQpack.

A solução voltada para máquinas de embalagens foi idealizada em um hackathon realizado pela Siemens durante a feira Fispal de 2019. A MQ-Pack implementou a solução no mercado através de um aplicativo que está disponível no ecossistema do MindSphere e é capaz de monitorar os dados das máquinas em tempo real (app Performance Insight).

www.siemens.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP