www.engenharia-brasil.com
13
'21
Written on Modified on
FPT Industrial
FPT INDUSTRIAL JUNTA-SE A ANDREA BADA, O CAÇADOR DE NAUFRÁGIOS NO MEDITERRÂNEO
A FPT Industrial continua a sua estratégia de apoiar organizações, comunidades e profissionais que se preocupam com o destino do nosso planeta e do mar, fazendo parceria com Andrea Bada, um dos caçadores de restos de naufrágios mais ativos e famosos do Mediterrâneo.
Nascido em Torino em 1977, Andrea Bada é mergulhador profissional há mais de 10 anos, durante os quais, auxiliado por sua equipe, fez uma série impressionante de descobertas subaquáticas nas águas dos mares e lagos italianos. Entre suas inúmeras façanhas, todas realizadas em profundidades muito elevadas, devem ser lembradas a descoberta, a 130 metros, de um navio romano carregado de ânforas na costa de Baratti, a imersão a 118 metros nas águas perigosas do Lago Bolsena para identificar os restos do naufrágio do bimotor alemão Junkers 88, que caiu em 1944, a solução do "mistério de Punta Manara" perto de Sestri Levante, com a descoberta, a 130 metros, dos restos do caça americano P-47 Thunderbolt, abatido em 6 de janeiro de 1945. Sua aventura mais famosa, e ainda mais arriscada até hoje, foi um mergulho de mais de oito horas até 180 metros de profundidade, no fundo do mar em Acciaroli, no Cilento, que permitiu descobrir os destroços do navio de guerra americano da classe Liberty. “William W. Gerhard”, que desapareceu, em 1943, após ser torpedeado por um submarino alemão.
“Quando criança, eu sonhava em ser Indiana Jones e caçar tesouros”, conta Andrea Bada. “E este sonho eu realizei mergulhando. Nessas missões, nada pode ser deixado ao acaso, desde a preparação física e mental até o cuidado obsessivo com os equipamentos. Minha equipe e eu escolhemos os motores marítimos FPT Industrial porque são referência em termos de desempenho, confiabilidade, potência, redução de ruído, vibração e consumo de combustível. Em resumo, tudo o que podemos desejar no nosso trabalho para operar com segurança e o máximo conforto. Mas ainda tem mais. A verdadeira e constante atenção da FPT Industrial à sustentabilidade e às questões ambientais desempenhou um papel importante na nossa escolha. Fazer algo pelo amanhã, começando hoje. Esta é a abordagem da FPT Industrial que compartilho e na qual me reconheço plenamente”.
“Com a nossa gama de motores marítimos interiores com potências de 85 a 1.000 CV”, comenta Guglielmo Tummarello, FPT Industrial Marine Segment Director, “damos a todos os profissionais e apaixonados pelo mar, assim como Andrea Bada, a possibilidade de escolher sempre a solução mais eficiente e sustentável, para cada tipo de missão. E para viver o mar como esporte, lazer ou trabalho, mas sempre com total respeito ao meio ambiente e suas maravilhas: mesmos as mais escondidas!”
Andrea Bada, na sua última expedição, utilizou um barco a motor com dois N60 da FPT Industrial, motores que se destacam por serem compactos, leves e com baixíssimo custo de manutenção. Possuem 6 cilindros em linha, uma cilindrada de 5,9 litros e são equipados com Common Rail. Garantem uma potência máxima de 294 kW a 3.000 rpm.
Para assistir às aventuras da FPT Industrial e Andrea Bada, clique qui.