www.engenharia-brasil.com
Steute

Just-in-time com rádio frequência

O « Kanban Wireless» simplifica o reabastecimento dos materiais consumidos em sistemas de produção

Just-in-time com rádio frequência
Como podem ser integrados mais de mil dispositivos de comutação num sistema Kanban eletrônico? A Identytec GmbH & Co. KG em Hanôver encontrou uma solução que é tão lógica quanto inovadora: eliminando os cabos de ligação e utilizando comutadores wireless.

Em 1947, o Diretor Executivo da Toyota Taiichi Ohno fixou cartões de papelão no estoque do armazém e deu instruções ao pessoal da área de produção para remover os cartões e colocá-los numa caixa Kanban assim que as gavetas ficassem vazias. Desse modo o pessoal de planejamento da fábrica tinha feedback constante referente aos itens que precisavam ser reposto ou produzidos novamente, permitindo a redução do estoque do armazém para o mínimo sem nunca correr o risco de falta.

E-Kanban: solicitação de material com o toque de um botão através do ERP
Hoje em dia a circulação de informação já não necessita de cartões, uma vez que o feedback de "gaveta vazia" é enviado através de computador. Este tipo de reabastecimento eletrônico, com o princípio "pull", é conhecido como e-Kanban.
A Identytec GmbH & Co. KG desenvolveu, exatamente para esta tarefa, soluções de hardware e software inteligentes. Um dos componentes de hardware é o "ID Tag": um botão de chamada móvel que permite que o pessoal da área de montagem solicite materiais ou peças. Com o toque deste botão o sistema ERP reconhece que deve reabastecer o posto de montagem em questão com o produto pretendido.

Just-in-time com rádio frequência
Fotografia: Essas prateleiras fornecem material automaticamente. Os sinais necessários são transmitidos através de sinal de rádio.

Utilizando o "ID Shell" desenvolvido pela Identytec, o reabastecimento de uma prateleira é feito de maneira totalmente automática, mesmo sem a necessidade de apertar qualquer botão. Aqui uma prateleira de transporte com rolos é equipada com um módulo de interruptor de comutação. Através de um balancim, o comutador detecta se a prateleira está cheia ou vazia. Assim que o pessoal de produção ou montagem remove uma gaveta, o comutador envia automaticamente um sinal para uma unidade de comunicação wireless, que por sua vez cria uma solicitação no sistema ERP.
Just-in-time com rádio frequência

Fotografia: Com o ID-Shelf, a Identytec desenvolveu um sistema Kanban eletrônico. Os comutadores de balancim wireless detectam quando o operador retira uma caixa da prateleira e envia um sinal para o sistema ERP.

Objetivo: criação de sinais com mais de 1.000 transmissores
O software desenvolvido pela Identytec para esses sistemas e-Kanban chama-se "ID Connector" e conecta os dispositivos com a prateleira de transporte de rolos à estação de controle e, deste modo, também ao sistema ERP. Outros dispositivos, como impressoras de etiquetas ou terminais de controle móveis em empilhadeiras, também podem ser integrados na estrutura de TI da mesma forma.

No leque de usuários do sistema e-Kanban se incluem os fabricantes de automóveis que pretendem equipar vários pontos de montagem com este eficaz método de fornecimento de material. Este método facilita o controle simultâneo de mais de 1.000 itens ao longo de uma linha de produção ou num armazém.

Na escolha de comutadores a Identytec decidiu optar por uma tecnologia inovadora de maneira a economizar nos custos de instalação e, ao mesmo tempo, mantendo a flexibilidade. Como transmissores para as gavetas de prateleiras, foram escolhidos os comutadores RF 96 TK com envio de sinais wireless. Esses dispositivos utilizam um protocolo wireless estável e de baixo consumo energético que comunicam com a unidade receptora de forma extremamente confiável e com uma elevada qualidade de transmissão.
Just-in-time com rádio frequência
Fotografia: Os comutadores wireless RF 96 TK fazem parte do sistema Kanban. Esses comutadores permitem uma fácil instalação e operação.

Quando a gaveta utilizada na prateleira é leve demais ou quando o design destas é tão compacta que torna impossível a instalação de balancins wireless, pode ser utilizado um sensor scanner óptico wireless RF 96 LT. Esse sensor scanner óptico utiliza o mesmo padrão wireless que o comutador eletromecânico.
Just-in-time com rádio frequência
Fotografia: Como alternativa, podem ser utilizados sensores scanners ópticos wireless.

Elevada confiabilidade de transmissão, bateria de longa duração
Todos os dispositivos de comutação wireless mencionados podem ser encontrados no portfólio de produtos da steute Schaltgeräte GmbH & Co. KG. A energia necessária para enviar sinais é proveniente do "gerador de energia" inserida no produto ou, como neste caso, através de baterias de longa duração. A transmissão de sinais de rádio exige apenas pequenas quantidades de energia, representando uma vantagem na duração da bateria, superior a 4 anos.
Através da programação de transmissor e receptor, configurada em apenas alguns passos antes da operação inicial, utilizando o método de "aprendizado", podem ser incluidos vários dispositivos de comutação wireless ao mesmo tempo. A experiência anterior, em vários campos de aplicação, mostrou que o funcionamento dos dispositivos não sofrem interferências de outras redes wireless (por exemplo, Wi-Fi).

Num sistema Kanban eletrônico um comutador de balancim wireless detecta quando um usuário remove uma "gaveta" e transmite um sinal correspondente para o sistema ERP

Chave autossuficiente acionada por cabo funcionando com o princípio de "gerador de energia"


O usuário poderá escolher entre receptores de canal único ou vários canais com tecnologia wireless, para instalar dentro do painel de controle. Uma solução de comunicação wireless, prática, simples de instalar e completa, podendo ser adaptada pela steute para as necessidades e requisitos individuais do usuário, se for este o caso.

No entanto, os sistemas Kanban eletrônicos da Identytec não são os únicos exemplos dos comutadores wireless da steute para fluxo de materiais e tecnologias de produção. As chaves acionadas por cabo da steute também provaram ser bem sucedidas, usadas na abertura de portões de armazéns a partir do assento de uma empilhadeira. Esses dispositivos são normalmente instalados no alto, onde a instalação de cabos elétricos são muitas vezes mais dispendiosa que o próprio custo das chaves. As Chaves acionadas por cabo wireless permitem economizar nestes custos.
Outro exemplo de aplicação é a Chave autossuficiente acionada por cabo (ver fotografia) utilizada por um fabricante de automóveis nas suas linhas de produção. Assim que um funcionário encontra um defeito de qualidade, é puxado o cabo e dessa forma toda a linha para. No puxamento do cabo também é enviado um sinal para o centro de controle, que pode então remover imediatamente a causa do defeito evitando que a qualidade seja prejudicada em todo o processo.
Just-in-time com rádio frequência

Fotografia: As Chaves autossuficientes acionadas por cabo que utilizam o princípio de "gerador de energia" são muitas vezes utilizadas para abrir e fechar portas industriais.

Andreas Schenk é Gerente de Produtos do segmento Wireless na steute Schaltgeräte GmbH & Co. KG em Loehne na Alemanha 
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP