www.engenharia-brasil.com
Pilz News

Pilz do Brasil fornece módulos de comunicação para sistemas E/S descentralizados e para sistemas I/O remotos

Trata-se de um sistema remoto de expansão periférica, com interface de comunicação com outros controladores programáveis do mercado.

Pilz do Brasil fornece módulos de comunicação para sistemas E/S descentralizados e para sistemas I/O remotos

A multinacional alemã, Pilz do Brasil, líder em sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas, disponibiliza ao mercado nacional o PSSuniversal e o PSSuniversal 2 – módulos de comunicação para sistemas E/S descentralizados e para sistemas I/O remotos, adaptáveis às redes PROFINET e Ethernet/IP. Por ser uma solução sob medida para a ampliação periférica, é aplicada em máquinas de grande e médio portes, atendendo a vários segmentos da indústria, como automobilístico, alimentício, embalagem, celulose e papel, fundição, higiene e beleza, entre outros.

Segundo Leonardo Fazzilani, Técnico em Automação Sênior da Pilz do Brasil, o diferencial do PSSuniversal e do PSSuniversal 2 “é que fazem a interligação com equipamentos de campo, ou seja, comunicam e processam informações de automação de controle da máquina, o que chamamos de Automação Standard. Como também a avaliação dos sensores de segurança, denominados Automação Safety”, explica.

Sobre o PSSuniversal – Entre os principais benefícios do PSSuniversal, destacam-se: comunicação para o nível de comando através de protocolos de campo de barramento convencionais; funções de automação e segurança são processadas de forma descentralizada no nível do campo; perfeita disponibilidade através do desligamento em bloco seguro; colocação em funcionamento rápido e configuração simples através do teste de periférico independente; tempos de reação breves e liberdade de retroatividade e solução econômica para a conexão em um comando central.

Projetado para atender até PLe, categoria 4, de acordo com ISO 13849-1 ou conforme SIL 3, de acordo com IEC 61508, além de outras normas internacionais, o PSSuniversal possui configuração simples, com interface de comunicação com a rede PROFINET, apresentando redução de tempos de comutação, e módulos resistentes à temperatura.

Fazzilani ressalta que na ocorrência de uma situação de perigo, a tensão de alimentação é desligada por meio do desligamento em bloco para um grupo de saídas padrão (vários motores, por exemplo). “Com isso, se ocorrer o acionamento de um dispositivo de segurança, ou um botão de parada de emergência, por exemplo, devido um perigo potencial, o sistema comanda o desligamento seguro de um segmento completo do equipamento, enquanto outros segmentos poderão continuar funcionando”.

Sobre o PSSuniversal 2 – Já os principais benefícios do PSSuniversal 2 são manuseio otimizado no comissionamento e no serviço, diagnóstico no ponto certo, rápida localização e eliminação de erros. “A linha PSSuniversal 2 vem sendo desenvolvida com mais melhorias e com conceito de ser mais granular, ou seja, tem a possibilidade de fazer a ligação de um número maior de componentes em um mesmo módulo, contendo uma configuração mais flexível e customizada conforme a necessidade do cliente”, enfatiza Fazzilani.

Possuem módulos I/O universais de utilização segura e idêntica para os mais variados protocolos de segurança, dimensionados para aplicações até SIL 3 conforme IEC 61508 ou PL-e conforme ISO 13849, bem como para outras normas internacionais, contendo configuração simples com o software PASconfig da Pilz. Apresentam, ainda, interface de comunicação com as redes PROFINET e Ethernet/IP.

www.pilz.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP