www.engenharia-brasil.com
ULMA HANDLING SYSTEMS News

Belenus anuncia expansão de CD automatizado com projeto da ULMA Handling Systems

Com a recente expansão da área fabril, fabricante dobrou capacidade produtiva. Novo projeto de sistema automatizado tem como objetivo de aumentar velocidade de separação e expedição dos pedidos.

Belenus anuncia expansão de CD automatizado com projeto da ULMA Handling Systems

A Belenus, fabricante de parafusos, porcas e peças especiais com a maior capacidade produtiva e logística de alto desempenho em seu segmento no Brasil, acaba de aprovar a expansão de sua área de armazenagem automatizada no centro de distribuição de Vinhedo, SP, com projeto da ULMA Handling Systems. O CD é considerado uma estação de alta performance para atendimento de pedidos de clientes da empresa em todo Brasil e países do Mercosul.

A expansão do sistema automatizado projetado e implementado pela ULMA em 2004, é motivado por investimentos recentes na planta fabril que permitiu dobrar a capacidade produtiva da Belenus. Dados consolidados dos 22 segmentos que compõem a indústria de materiais de construção, da qual a Belenus é parte, indicam crescimento real de 24,4% no semestre, sendo que no acumulado de 12 meses a expansão é de 16,6%.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) revisou a projeção de crescimento real do setor de 4% para 8% neste ano, que se confirmada, pode registrar faturamento de mais de R$ 200 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

“Este projeto, que foi totalmente inovador no segmento de metalurgia em 2004, teve como objetivo apoiar a expansão dos nossos negócios a partir da otimização de processos, aumento da área de estocagem verticalizada e agilizar o preparo de pedidos”, conta Ézio Ruocco Jr, vice-presidente da Belenus. “Neste segundo projeto, a expansão do sistema automatizado proporcionará um aumento significativo da velocidade de separação e a expedição dos produtos, saltando das atuais 250 toneladas diárias para cerca de 400 toneladas diárias”.

Marcelo Bueno, presidente da ULMA Handling Systems na América Latina, destaca que o projeto Belenus é considerado uma continuidade da estratégia de nacionalização da multinacional espanhola depois do projeto Acrilex. “Pela primeira vez na América Latina haverá a maior parte do valor financeiro de equipamentos locais, a uma proporção aproximada de dois terços do valor total em Reais e um terço em Euros”.

O executivo comenta que a expansão da área automatizada da Belenus é a mostra que as empresas estão dispostas a investir em logística de alto desempenho com apoio de tecnologia para obter vantagem competitiva em qualquer cenário econômico. “E desenvolver soluções que atendam a setores que tradicionalmente não investem em automação mostra o quanto a ULMA está na vanguarda dos sistemas automatizados”.

Atualmente a Belenus conta com uma área de armazenagem com capacidade para 30 mil paletes e para 60 mil caixas plásticas. A nova expansão do sistema automatizado da fabricante de fixadores aumentará em 100% a capacidade de separação de paletes e 50% a de caixas plásticas. Já a capacidade de armazenagem de caixas plásticas no sistema Miniload expandirá 40% com a instalação de dois novos corredores.

Está previsto no projeto a instalação de um mezanino a 5 metros de altura para replicar a separação de caixas na cabeceira do subsistema de paletes, além de uma interligação entre este mezanino e o Miniload. Dois elevadores de paletes vão conectar o mezanino ao nível do solo, promovendo a flexibilização da entrada e saída dos paletes em qualquer um dos níveis.

“O sistema de transelevadores é vital para o sucesso dos nossos negócios. O objetivo é alcançar a excelência no atendimento aos clientes mantendo um fluxo seguro, rápido e eficiente na armazenagem, separação e expedição dos produtos. Não consigo imaginar a Belenus de hoje, atendendo a mais de 20.000 clientes e fornecendo aproximadamente 50.000 itens, sem esta automatização”, completa o vice-presidente da Belenus.

www.ulmahandling.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP