www.engenharia-brasil.com
ELIPSE SOFTWARE News

ELIPSE MOBILE OTIMIZA O CONTROLE DA CAGECE

Plataforma da Elipse permite à companhia monitorar a distribuição de água em Fortaleza e região metropolitana via aparelhos móveis.

ELIPSE MOBILE OTIMIZA O CONTROLE DA CAGECE
Elipse Mobile permite monitorar o sistema de distribuição de água pelo celular.

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará) acaba de implementar o Elipse Mobile em seu Centro de Controle de Operações (Cecop), vinculado à Unidade de Negócio Metropolitana de Produção e Macrodistribuição de Água (UNMPA). Integrada à solução SCADA utilizada pela Cagece, a plataforma da Elipse Software possibilita monitorar indicadores e comandar equipamentos do sistema de macrodistribuição de água de Fortaleza e região metropolitana por meio de smartphones ou tablets. Com isso, o acesso a este sistema não fica mais só restrito ao ambiente corporativo da Cagece.

“Em um setor cada vez mais móvel e dinâmico, tivemos a necessidade de trazer essas informações dos indicadores críticos do processo em tempo real aos gestores, bem como dos parâmetros hidráulicos e da capacidade de operação às equipes de operação e manutenção durante suas atividades de campo”, destaca o coordenador de controle e manutenção da macrodistribuição da Cagece, Argus Cândido.

Com o Elipse Mobile, o supervisório SCADA estará sempre conectado a quem necessita por meio de uma aplicação móvel disponível para celulares ou navegadores web. Para tornar a ferramenta disponível, a Cagece contou com o importante apoio da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Getic) que forneceu a infraestrutura lógica para hospedagem do aplicativo. Além disso, realizou os testes de segurança exigidos pelo Elipse Mobile, possibilitando o fácil acesso e a tomada de ações mais seguras mediante os dados fornecidos em tempo real pelo sistema SCADA.

A nova ferramenta, adquirida com o apoio da Superintendência e Diretoria de Operações, já se encontra em funcionamento e possibilita realizar operações remotas nas unidades do macrossistema de água da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), fornecendo também informações aos técnicos de manutenção e operação da Cagece. Segundo Argus, a aquisição do Elipse Mobile foi uma meta da coordenação, uma vez que lhes permite monitorar, em tempo real, as variáveis hidráulicas em serviços de manutenção, dispensando o contato telefônico com o Cecop.

“Agora, podemos fazer todo acompanhamento das variáveis do sistema independentemente do local, sendo necessário apenas estar conectado à internet”, explicou ele.

De acordo com o analista de sistemas da Cagece, Marcel Ribeiro, responsável pela manutenção do sistema, o Elipse Mobile trará mais agilidade e segurança na troca de informações entre o centro de controle e a gestão/manutenção, facilitando o diagnóstico e a resolução de ocorrências.

“A informação transmitida verbalmente, quando mal interpretada, pode gerar danos pessoais e patrimoniais importantes em virtude das elevadas grandezas hidráulicas e elétricas da operação. Além disso, embora seja uma aplicação fechada, o software pode ser rapidamente implementado, tornando mais simples a realização de futuros incrementos caso necessário”, explicou Ribeiro.

www.elipse.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP