www.engenharia-brasil.com
Schmersal News

SENSOR DE SEGURANÇA RSS260 COM NOVAS CARACTERÍSTICAS ECONÓMICAS

A lógica de software integrada permite soluções de segurança eficientes.

SENSOR DE SEGURANÇA RSS260 COM NOVAS CARACTERÍSTICAS ECONÓMICAS
O sensor de segurança RSS260 possui quatro novas funções opcionais que reduzem a cablagem e o trabalho de instalação.

O grupo Schmersal melhorou ainda mais o seu sensor de segurança RSS260 compacto, e o equipou com um novo software para que o sensor disponibilize agora quatro características adicionais, opcionalmente selecionáveis: monitorização do circuito de retorno; rearme automático/rearme manual; reset; e monitorização de paragem de emergência.

Na variante F0 / F1, o RSS260 assume as tarefas de um módulo de relé de segurança, ou seja, a monitorização do dispositivo de proteção móvel bem como o contactor, controlado diretamente pelas saídas do sensor, é realizada pela lógica integrada no sensor, de modo que a utilização de um dispositivo de avaliação separado já não é necessária.

Com a versão F0, a máquina é reiniciada automaticamente assim que todas as portas de segurança estão fechadas. No entanto, um "botão de habilitação" - sem monitorização dos flancos - também pode ser ligado ao circuito de retorno. A versão F0 é adequada para máquinas pequenas sem um espaço de proteção acessível.

A variante F1 é recomendada para sistemas menores nos quais a área de perigo pode ser acedida pelo operador, pois possui uma função de reset. O botão reset monitorizado pelos flancos deve ser ativado antes que a máquina seja reiniciada, quando for claro que o sistema está num estado seguro e que não há ninguém na área de perigo. Esta função corresponde à "função de reinicialização manual" de acordo com EN ISO 13849-1.

O RSS260 com a função Q é adequado para máquinas que requerem o uso de um interruptor de PARAGEM DE EMERGÊNCIA. Os elementos de comutação de PARAGEM DE EMERGÊNCIA integrados numa ligação em série podem ser monitorizados pela função Q no último sensor da cadeia. Assim não existe a necessidade de configurar um circuito de segurança separado para os interruptores PARAGEM DE EMERGÊNCIA. Os elementos de comutação de PARAGEM DE EMERGÊNCIA monitorizados pela função Q atendem aos requisitos até PL e. Um botão reset também é necessário aqui, pois a máquina não pode ser reiniciada automaticamente após um comando de PARAGEM DE EMERGÊNCIA ter sido retirado.

“As funções adicionais do RSS260 não só fazem com que não seja necessário um módulo de relé de segurança, mas também reduzem a cablagem e o trabalho de instalação. Além disso, pode dispensar um circuito de segurança separado para a PARAGEM DE EMERGÊNCIA com a variante Q”, afirma Uwe Richter, Gerente de Tecnologia de Segurança de Produto, resumindo as vantagens do novo software.

Além disso, a versão padrão do sensor de segurança RFID também oferece muitas vantagens: com as suas reduzidas dimensões (40 x 18 x 30 mm), o RSS260 adequa-se, com a combinação ideal de sensor-alvo, tanto para a montagem em perfis de alumínio como também para a utilização em muitos outros formatos de portas, como portas e vidros em Plexiglas. O sensor possui tanto uma interface AS-i-Safety-at-Work como uma interface para o bus SD da Schmersal. A função de diagnóstico serial (SD) permite uma ligação em série de até 31 sensores e bloqueios de segurança, bem como a transmissão de diagnósticos não seguros e dados de estado dos dispositivos conectados.

www.schmersal.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP