www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

A Rohde & Schwarz anunciou hoje uma inovação em data performance 5G

Com o suporte da Qualcomm Technologies, Inc., a Rohde & Schwarz validou 10 Gbps de throughput de dados IP downlink end-to-end (E2E) utilizando o R&S CMX500, plataforma de teste de comunicação de rádio 5G. A configuração foi fornecida pelo sistema Snapdragon® X65 5G Modem-RF, o primeiro sistema de modem-RF 3GPP Release 16 do mundo com módulo de antena mmWave Qualcomm® QTM545.

A Rohde & Schwarz anunciou hoje uma inovação em data performance 5G

O R&S CMX500 validou o desempenho de dados E2E IP de 10 Gbps em combinação com a Shielding cube R&S®CMQ500.

A Rohde & Schwarz alcançou o marco de resultados baseado em uma simulação de rede 5G New Radio Dual Connectivity (NR-DC) 3GPP Release 16, fornecida pelo R&S CMX500. Na simulação, dois grupos de células foram conectados simultaneamente, um usando espectro na faixa de frequência 1 (FR1) e o outro na faixa de frequência 2 (FR2; mmWave). A portadora em FR1 possui largura de banda de 100 MHz, MIMO 4x4 e 256QAM. Oito portadoras adicionais foram combinadas em FR2 usando MIMO 2x2 e 256QAM.

A demonstração cobriu vários casos de teste que verificaram alta taxa de transferência de dados de downlink na camada IP, usando diferentes modos de configuração das camadas inferiores do protocolo 5G, como Radio Link Control (RLC) no modo não reconhecido (Unacknowledged Mode -UM) e no modo reconhecido (Acknowledged Mode - AM). Esses modos de configuração possibilitaram enviar dados IP reais pelo link de comunicação sem fio, tornando-se a primeira performance com dados IP end-2-end reais. Anteriormente, o throughpu era simplesmente verificado na pilha de protocolo 5G da camada inferior do modem. Isso origina uma nova era de performance de dados 5G, que eventualmente permitirá casos de uso de eMBB como streaming de vídeo 4K e 8K ou aplicativos de realidade aumentada.

Christoph Pointner, vice-presidente sênior de testadores de rádio móvel da Rohde & Schwarz, disse: »A posição de liderança da Qualcomm Technologies em arquitetura de modem avançada nos ajudou a validar os recursos de nosso hardware. Ao testar o R&S CMX500 em comparação com a implementação de um modem real, alcançamos um novo marco na taxa de transferência de dados IP. 10 Gbps abre caminho para os muito discutidos recursos 5G, pelos quais os usuários finais já estão esperando».

Para obter mais informações sobre as soluções de teste de comunicações sem fio da Rohde & Schwarz, visite: www.rohde-schwarz.com/wireless

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP