www.engenharia-brasil.com
Steute

Monitoramento de válvulas e flaps

Fim de curso com saída analógica para ambientes extremos

Monitoramento de válvulas e flaps
Fotografia do produto: HS 98

Aberto ou fechado? Os fins de curso monitorizam o posicionamento de flaps e válvulas e verificam a presença de ferramentas ou peças de trabalho. Esses fins de curso universais também podem ser utilizados em ambientes extremos.

A Steute desenvolveu uma nova versão de fim de curso para aplicações extremas que não funciona por meio da tecnologia "liga/desliga" convencional mas sim através da transmissão de um sinal analógico correspondente à posição exata do atuador ou êmbolo. A posição é registrada por um sensor de efeito Hall integrado que, dependendo da versão, cria um sinal de saída num dos três padrões 0 ... 20 mA, 4 ... 20 mA ou 0 ... 10 V.

Esse novo fim de curso pertence à experimentada e testada série 98 de fins de curso extremos que apresentam, entre outras coisas, uma caixa robusta de metal à prova de água salgada, classes de proteção elevada e dimensões em conformidade com a norma DIN EN 50041. Os diferentes atuadores podem ser posicionados nas quatros direções (4 x 90°), permitindo a integração versátil do fim de curso analógico no ambiente aplicado. Este novo fim de curso é também programável individualmente na fábrica, tornando-o perfeitamente adaptável à aplicação em questão.

Uma das primeiras aplicações do HS 98 foi o monitoramento da posição de válvulas e flaps em navios de carga e cruzeiros. Um abastecedor de navios procurava um fim de curso que não monitorasse apenas a posição aberta e fechada das válvulas e flaps de ventilação em ambientes extremos mas que indicasse também a posição exata dessas. Esse desafio foi superado pelo nosso novo fim de curso analógico que se adequa também a muitos outros campos de aplicação como, por exemplo, construção de máquinas. Uma versão Ex, atualmente em desenvolvimento, alargará o leque de possibilidades.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP