www.engenharia-brasil.com
Seco Tools

Green Energy ajuda Seco a atingir meta de emissões com nove anos de antecedência

Com uma combinação de certificados ambientais de eletricidade e energia renovável nos EUA e na Índia, a Seco conseguiu atingir suas metas de emissões para 2030 com nove anos exatos de antecedência, trazendo o benefício adicional da economia de custos para a empresa.


O foco da Seco em tornar todos os aspetos de seus negócios mais sustentáveis levou a uma análise abrangente das necessidades de energia da empresa. Por isso, quando chegou a hora de renovar contratos com fornecedores para a unidade de Reynoldsville, Pensilvânia, a energia verde estava à frente. Estudos mostraram que Reynoldsville é responsável por cerca de 10% da demanda global de eletricidade da Seco e 19% de seu impacto climático na energia elétrica, de modo que as mudanças feitas ali teriam um efeito profundo na trajetória global da empresa. “Adquirimos certificados de energia renovável (CERs), que nos permitem compensar nossa emissão de CO2”, disse Eric Sirianni, Generic Sourcing da Seco em Reynoldsville.

“O processo começou para nós em 2019. Antes, estávamos preocupados apenas com a obtenção de eletricidade pelo preço mais baixo possível, ou seja, independentemente de quem comprássemos, a eletricidade tinha que vir logo que apertássemos o interruptor. Isso não era realmente um modelo. Só nos pediram para olhar para a energia verde na próxima vez que estivéssemos fazendo a cobertura de eletricidade. A energia verde custa mais, mas temos uma meta de CO2 a cumprir. A partir daí, a ideia decolou. Conseguimos proteger a nossa eletricidade enquanto acumulávamos créditos 100% verdes, e ainda diminuímos o preço; quando as pessoas viram, acabaram tomando conhecimento”, acrescenta Sirianni.

Fontes renováveis
Os CERs permitem que as empresas invistam em energia a partir de fontes renováveis, mesmo que essas fontes possam estar localizadas em outros lugares. Na próxima etapa, as unidades da Seco em todo o mundo deverão investigar soluções, como geração de eletricidade no local por meio de painéis solares e aquecimento geotérmico. “Todos estão empenhados em trabalhar para cumprir as metas de emissões e em promover o uso de energia verde. Para além das CERs, também instalamos painéis solares para alimentar as fitas de luzes de tiras e assim por diante, que é aproximadamente 4% de nossa produção”, diz Nagesh Shekhadar, Gerente-geral de Compras Indiretas em Pune, Índia.

Grande parte da energia usada pela Seco India vem do quadro de eletricidade do estado local, que usa energia de carvão. Sem opções mais ecológicas disponíveis, CERs foram adquiridas para compensar as emissões de CO2 da energia de carvão. “Estamos usando energia solar no momento, e também estamos explorando as possibilidades da energia eólica para podermos criar mais energia limpa. Precisamos trabalhar em soluções híbridas e, uma vez que o fornecimento de energia verde aumentar, o preço dela vai diminuir”, diz Atul Mohkhedkar, Gerente-geral de produção da Seco India.

Novas possibilidades
Embora as metas de emissões tenham sido atingidas com anos de antecedência, os compradores de eletricidade da Seco não vão se acomodar diante da conquista: eles continuarão a explorar novas possibilidades de eletricidade mais limpa. “Cada uma das nossas unidades pode nos informar a discriminação do tipo de energia que usam todos os meses, e isso varia de acordo com o local onde você está localizado”, diz Eric Sirianni. “Do ponto de vista da empresa, é a coisa certa a fazer. A primeira reação é sempre:
‘por que deveríamos gastar o dinheiro?’ É difícil ajustar essa mentalidade, mas quando ela se apresenta, quem vai se negar ajudar o meio ambiente?”

Há um benefício adicional para os funcionários, que têm o prazer de trabalhar para uma empresa que está levando a crise climática a sério. “É muito poderoso, muito especial: nossas famílias, nossos clientes, nossos amigos, nossos vizinhos, eles gostam de nos ver trabalhando para esse tipo de empresa”, diz Nagesh Shekhadar.


Green Energy ajuda Seco a atingir meta de emissões com nove anos de antecedência
Renewable Energy By Solar Panels At Seco Tools Pune India.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP