www.engenharia-brasil.com
Motoman News

Yaskawa Motoman apresentou palestras sobre robôs industriais e colaborativos no Congresso Techmei 2021

Considerado o maior evento de Tecnologia Industrial do Brasil, neste ano foi realizado em formato 100% digital.

Yaskawa Motoman apresentou palestras sobre robôs industriais e colaborativos no Congresso Techmei 2021

No maior evento de Tecnologia Industrial do Brasil, o 3º Congresso Techmei 2021 – A Renovação da Indústria Brasileira, que aconteceu no dia 25 de novembro deste ano, a multinacional japonesa, Yaskawa Motoman do Brasil, líder mundial na fabricação de robôs, apresentou duas palestras que mostraram aplicações robóticas distintas na indústria.

Uma delas foi a palestra “robôs industriais e colaborativos aplicados em carga e descarga de máquinas”, ministrada por Fábio Borsato, Gerente Regional de Vendas da empresa, que fez uma introdução do assunto, trazendo números da instalação de robôs no Brasil e no mundo. “Estamos ainda caminhando a passos curtos. Em termos comparativos, em 2003, no Brasil, tínhamos instalados 2.100 robôs e na China eram 3.600 robôs. Em 2019, essa diferença aumentou muito, passando de 15.300 robôs no País contra 783.000 robôs chineses”, citou Borsato destacando, ainda, que o Coronavírus vem impulsionando ainda mais a robotização na China, uma vez que as empresas procuraram automatizar a produção para retomar as operações com segurança.

Borsato ainda mostrou algumas aplicações com robôs industriais e colaborativos em máquinas. “O robô é capaz de trabalhar em várias aplicações na indústria. Em algumas situações, como na usinagem de peças, por exemplo, o uso do robô industrial é o mais indicado. Mas, por outro lado, está crescendo muito a procura por robôs colaborativos, onde é possível o robô trabalhar lado a lado com o homem com segurança”, destacou. Na apresentação, ele também demonstrou algumas aplicações de manipulação usando robôs e máquinas como, por exemplo, um robô alimentando prensas e tornos CNC (função de carregar e descarregar peças da máquina), ou mesmo um robô alimentando outro robô, ou seja, trabalho de manipulação de peças entre robôs e máquinas ao mesmo tempo.

“Os robôs não são o futuro, são o presente. Já são realidade no mundo, por trazer maior produtividade e redução no custo operacional, tornando a empresa mais competitiva no mercado mundial”, enfatizou Borsato no final de sua apresentação.

Além desse tema, Vinicius Cardoso, Gerente Regional de Vendas da empresa, apresentou a palestra sobre “células robóticas de soldagem a laser”. Para melhor compreensão do assunto, Cardoso mencionou quais são os principais processos de solda (MIG/MAG, por Resistência, por Ultrassom, PTA, TIG e Laser), fazendo um comparativo entre eles. “Os principais diferenciais de uma solda a laser são fechamento em chapa total com sobreposição de material; chiller para refrigeração da geradora do laser; secador de ar para reduzir a umidade interna da célula; sistema de exaustão na célula; fechamento pneumático nas áreas de abastecimento de peça; câmera interna na célula; e monitor externo para visualização do processo”, afirmou Cardoso.

Outros benefícios – acrescentou Cardoso – da solda a laser em relação a um processo MIG/MAG ou por resistência, por exemplo, são alta produtividade; redução de consumíveis; baixo aporte energético; maior qualidade de acabamento visual na peça; menor consumo de energia. “São várias as vantagens do processo de solda a laser, uma tecnologia que tem se tornado mais comum em diversas áreas do mercado, como indústria automotiva, aviação, naval, entre outras. Essa tecnologia apresenta um baixo custo de energia, aumento de capacidade de produção, redução em consumíveis, entre outros”, concluiu.

O CongressoTechmei, considerado o maior evento de Tecnologia Industrial do Brasil, foi realizado neste ano em formato 100% digital e contou com mais de 1.000 participantes. O evento trouxe inovações, novas tecnologias e processos inéditos. Foram 8 conferencistas de empresas internacionais com base técnica e científica sólida para confirmar a credibilidade do Congresso e de todo o projeto.

www.motoman.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP