www.engenharia-brasil.com
Gemu Group News

TECNOLOGIA ELÉTRICA PERMITE ACIONAR VÁLVULAS E MOTORES EM LOCAIS REMOTOS

Solução é ideal para pontos de captação de água distantes das estações de controle.

TECNOLOGIA ELÉTRICA PERMITE ACIONAR VÁLVULAS E MOTORES EM LOCAIS REMOTOS

A tecnologia traz cada vez mais aplicações que permitem novas facilidades, mais segurança e maior produtividade na indústria e estações ao ar livre e de difícil acesso. É o caso das válvulas motorizadas, acionadas com comando de energia elétrica para o controle do motor.

“Ainda é comum encontramos aplicações com uma válvula manual, que exige a ida de um operador até o local para sua operação, mas existe também a solução elétrica, que pode ser acionada a distância com total controle e segurança”, explica Mateus Souza, gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle.

Essa é uma opção superior também aos sistemas pneumáticos, em que as válvulas são acionadas com ar comprimido a distância, de forma automática, mas que requerem ar comprimido.

O acionamento elétrico, ou motorizado, funciona com estímulo via eletricidade, o que faz com que o motor no atuador gire e acione a unidade. “Trata-se de um sistema com excelente resultado em diversas aplicações, como tratamento de água, visto que, normalmente, as estações de captação ficam localizadas em pontos distantes das unidades de controle, e não é possível transportar ou montar uma estrutura para gerar ar comprimido na localidade”, explica o engenheiro. “Eletricamente, isso é possível, seja em processos de captação e tratamento de água ou plantas de dosagem química para tratamento de água ou efluentes.”

Essas plantas periféricas podem ser destinadas à dosagem de cloro ou cloreto férrico, ou ainda outras substâncias utilizadas para a purificação da água, e requerem alta precisão, confiabilidade de durabilidade. “Essa solução tem sido incrementada ao longo dos anos, de forma a oferecer produtos em material (metálico ou plástico), dimensão, revestimento e tensão ideais a cada aplicação. A atuação elétrica é uma alternativa em válvulas borboleta, globo, diafragma, esfera, e abrange todo o grupo de válvulas com sistema elétrico exclusivo.”

www.gemu-group.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP