www.engenharia-brasil.com
19
'22
Written on Modified on
ULMA HANDLING SYSTEMS News
ULMA HANDLING SYSTEMS AMPLIA ÁREA DE PICKING DE OPERADOR LOGÍSTICO NO URUGUAI
Armazém automatizado do operador logístico D4 está em operação desde 2015. Expansão é na área de preparação de pedidos e tem como objetivo suportar a expansão do operador em novos clientes.
A ULMA Handling Systems, especializada no desenvolvimento de sistemas e armazéns automatizados para diversos segmentos da indústria, está ampliando a área de preparação de pedidos no centro de distribuição do operador logístico D4 Logística & Distribución, no Uruguai. A empresa, que é uma aliança dos laboratórios farmacêuticos Celsius, Roemmers e Urufarma, está expandindo sua atuação em novos mercados.
Com o investimento, o operador logístico D4 ganhará cinco linhas de picking, viabilizando assim os negócios nos mercados de hotelaria e alimentação, obtendo maior capacidade, velocidade e eficiência na preparação de pedidos. “Esta ampliação também nos permitirá estar preparados para demandas futuras. A automatização nos ajudou a ganhar produtividade, reduzir erros de processo e custos de logística reversa graças ao picking de alta qualidade, além de permitir melhores condições de trabalho”, conta Diego Manganelli, gerente geral da D4 Logística & Distribución.
O armazém automatizado da D4, desenvolvido pela ULMA Handling Systems, completou seis anos de atividade e é operado por Fine Stockers (transelevadores para caixas ou miniloads). De lá para cá, o operador saltou em volume de movimentações para 42 milhões de unidades/ ano, quando à época o projetado era 30 milhões, e houve crescimento em torno de 70% em linhas de pedidos – atualmente, a empresa tem 72 mil linhas preparadas por mês, com picos de 80 mil, sendo 90% preparadas através do sistema de picking da ULMA. O D4 tem 3.500 SKU’s ativos.
Manganelli revela que o operador logístico tem atualmente 14 clientes no Uruguai, e que este crescimento sustentável só foi possível graças à produtividade impulsionada pelo armazém automatizado. “Existe uma percepção equivocada, muito fora de contexto, de que a automatização retira postos de trabalho. O que ficou claro nestes sete anos é que a automatização leva à melhor preparação da mão de obra e que nossos colaboradores trabalhem de forma segura. O crescimento de clientes da D4 provocou aumento dos postos de trabalho e este ritmo seguirá após a ampliação. No setor de saúde, contar com pessoas motivadas, qualificadas e capacitadas permite melhorar a segurança sanitária ao longo da cadeia de abastecimento, e isso é o que temos encontrado nas soluções de ULMA”.
Marcelo Bueno, CEO da ULMA Handing Systems para a América Latina, comenta que a expansão do projeto do D4 reforça a transformação que a automatização promove na logística das empresas, que cada vez mais necessitam de agilidade, rastreabilidade e alto desempenho para o crescimento dos negócios, e isso é um movimento mundial.
“Está em nosso DNA inovar para prover aos nossos clientes soluções com diferenciais tecnológicos e suporte local de nossa equipe para que estejamos prontos para oferecer o melhor atendimento e know how, com entendimento da cultura e demandas locais. O caso do D4, uma parceria de seis anos, reflete a disposição da ULMA de avançar na América Latina oferecendo soluções globais, com presença local”.
www.ulmahandling.com.br