www.engenharia-brasil.com
EATON

Proteção do motor para eficiência energética Eaton está “IE3 ready”

A empresa de gestão de energia Eaton realizou testes exaustivos em produtos dentro da sua popular gama de controlo de motores, de modo a confirmar a sua aptidão para utilização com os mais recentes motores de elevada eficiência IE3. Todos os contatores das séries DIL, assim como disjuntores para proteção do motor PKZ e PKE, tem vindo a demonstrar estarem aptos para o controlo eficiente e confiável de motores IE3 e, como tal, foram designados como “IE3 ready”.

Proteção do motor para eficiência energética Eaton está “IE3 ready”
Imagem: os contatores da série DIL da Eaton, bem como os disjuntores para proteção do motor das séries PKZ e PKE são adequados para o funcionamento confiável de motores IE3

A Diretiva (ERP) para produtos energéticos, que visa aumentar a eficiência de produtos que consomem energia tornou necessário que os fabricantes de motores procedessem a alterações nas suas concepções. Agora são usados cabos mais grossos para enrolamentos de modo a reduzir a resistência, as laminações são otimizadas para reduzir perdas de campos de dispersão magnética e o aço de melhor qualidade minimiza perdas por histerese.

Esta mudanças significam que os motores de elevada eficiência aumentaram a indutância, o que, por sua vez, resulta em maiores correntes de arranque. Os contatores e disjuntores para proteção do motor têm de ser capazes de fazer frente a estes desenvolvimentos.

Como um dos principais especialistas europeus a nível de controlo e proteção de motores, a Eaton examinou está questão em profundidade e levou a cabo extensos ensaios práticos. As contatores das séries DIL, por exemplo, foram testadas tendo em vista a sua aptidão para utilização com motores IE3 para arranque direto (Direct on Line - DOL) em redes de fornecimento públicas e privadas, para arranque estrela-triângulo, para utilização com arrancadores suaves, tais como os existentes na gama DS7 e para utilização com drives de frequência variável PowerXL.

A Eaton também atualizou as caraterísticas dos seus disjuntores para proteção do motor das séries PKZ e PKE para se adequarem aos motores IE3. Tal era necessário porque o fornecimento de corrente de partida de 8x a corrente a plena carga normal, conforme especificado na presente edição da norma EN 60947-4-1, não é suficiente para motores IE3.

Se os dispositivos de proteção não tivessem sido atualizados, consequentemente, teria sido possível que estes, em certas circunstâncias, pudessem disparar mesmo sem a presença de uma falha. Tal poderia dar origem a condições perigosas, como ressalto do contator, levando os contactos a ficarem danificados ou até mesmo queimados.

Para eliminar esses riscos, e para garantir níveis de confiança e de segurança máximos, os produtos da Eaton permitem agora correntes de plena carga para correntes de arranque tão elevadas como 12x para 15,5x. É provável que estes elevados fatores em breve se tornem padrões da indústria, uma vez que estão a ser realizados trabalhos no sentido de atualizar a norma EN 60947-4-1 com o objetivo de incluir motores IE3.

A Eaton Eaton apoia os utilizadores na correta seleção, dimensionamento e coordenação de interruptores e comutadores para aplicações específicas, disponibilizando ferramentas de software que incluem uma ferramenta de configuração para combinações de arrancadores de motor e o CurveSelect, um programa para escolha de dispositivos de proteção contra curto-circuito e sobrecargas. Estas ferramentas estão disponíveis gratuitamente em www.eaton.eu/selectiontools.

Para obter mais informações, visite a página www.eaton.eu/IE3 Para estar atualizado em relação a todas as novidades, siga-nos no Twitter (@Eaton_EMEA) ou no LinkedIn (Eaton EMEA).

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP