www.engenharia-brasil.com
17
'22
Written on Modified on
Smart Acqua News
NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, UM WEBINAR ESPECIAL DEBATERÁ A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Promovido pela SmartAcqua, o evento contará com a participação de Daniel Manzi, coordenador de Regulação da ARES-PCJ.
“O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”. Este é um dos dez artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água, divulgada pela ONU em 22 de março de 1992, que também estipulou essa data como Dia Mundial da Água como forma de anualmente chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta. Em comemoração à essa data, a SmartAcqua, startup desenvolvedora de soluções para o gerenciamento de perdas de água, realizará na próxima terça-feira, 22 de março, às 16h00, um webinar para debater o tema, focalizando também o Novo Marco Regulatório do Saneamento, o papel e o desafio das agências reguladoras nesse novo cenário e as tecnologias que podem auxiliar para combater as perdas de água, entre outros assuntos. O evento é gratuito, mas os interessados deverão se inscrever pelo link: https://bit.ly/SmartAcquaDiaMundialdaAgua
“A escassez de água é um problema global crítico. Atualmente, cerca de 28% da população mundial, algo como 2,2 bilhões de pessoas, vive sem acesso contínuo à água potável e 4,2 bilhões não contam com saneamento gerenciado de forma segura. Diante desse panorama, qualquer desperdício ou perda de água é inadmissível”, destaca Hélio Samora, CEO da SmartAcqua, que apresentará e conduzirá o debate.
O webinar contará também com a participação especial de Daniel Manzi, coordenador de Regulação da ARES-PCJ, Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que possui 63 municípios associados, atendendo a mais de 8 milhões de pessoas. Manzi falará sobre a importância da qualidade dos indicadores e os desafios impostos pela nova regulação do setor.
A questão do combate às perdas de água tratada, que no Brasil são da ordem de 51% em média (segundo o SNIS 2020 – água tratada x água consumida), chegando a superar 70% em algumas regiões, será abordada por Enéas Ripoli, CTO da SmartAcqua, que falará também sobre as novas tecnologias que utilizam Inteligência Artificial e Machine Learning voltadas pela essa finalidade.
www.smartacqua.com