www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

As redes industriais continuam a crescer apesar dos tempos difíceis – Quotas de mercado de redes industriais para 2022 de acordo com a HMS Networks

Todos os anos, a HMS Networks analisa o mercado das redes industriais para fazer uma estimativa da distribuição de novos nós conectados em aplicações de automação fabril. O estudo deste ano revela que se prevê um crescimento de 8% no mercado das redes industriais em 2022. A Ethernet industrial continua a apresentar o maior crescimento e representa agora 66% de todos os novos nós instalados (65% no ano passado). Os bus de campo estão nos 27% (28) e as redes sem fios mantêm uma quota de mercado de 7%. As redes PROFINET e EtherNet/IP partilham o primeiro lugar nas classificações de redes com uma quota de mercado de 17%, mas a EtherCAT está a aproximar-se rapidamente, agora com 11%.

As redes industriais continuam a crescer apesar dos tempos difíceis – Quotas de mercado de redes industriais para 2022 de acordo com a HMS Networks

Quotas de mercado para 2022 de acordo com a HMS Networks - bus de campo, Ethernet industrial e sem fios.


A HMS Networks apresenta a sua análise anual do mercado de redes industriais, concentrando-se em novos nós instalados globalmente em aplicações de automação fabril. Enquanto fornecedor independente de soluções para o setor das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a HMS tem uma visão substancial do mercado de redes industriais. O estudo de 2022 inclui uma estimativa das quotas de mercado e das taxas de crescimento para bus de campo, Ethernet industrial e tecnologias sem fios.

No estudo, a HMS conclui que o mercado das redes industriais continua a crescer e que se prevê um crescimento total do mercado em 2022 superior a 8%, confirmando a importância contínua da conectividade das redes em instalações fabris.

A Ethernet industrial está a crescer de forma constante
Com um crescimento de 10%, a Ethernet industrial continua a conquistar quota de mercado. A Ethernet industrial representa atualmente 66% do mercado global de novos nós instalados em aplicações de automação fabril (em comparação com 65% no ano passado). As redes PROFINET e EtherNet/IP partilham o primeiro lugar com uma quota de mercado de 17%, mas a EtherCAT dá um enorme passo em frente e atinge os dois dígitos pela primeira vez, com uma quota de mercado de 11%. A Modbus-TCP também apresenta bons resultados, tendo aumentado a sua quota de mercado para 6%.

Os bus de campo apresentam novo crescimento
Os bus de campo estão com uma quota de mercado de 27%, em comparação com 28% no ano passado. No entanto, por trás destes números está um fator interessante – a HMS conclui que, apesar de ter perdido 1% de quota de mercado, prevê-se que o número efetivo de nós de bus de campo instalados aumente 4% em 2022 em comparação com o ano passado, após vários anos de declínio. Acredita-se que o motivo subjacente seja o facto de, em tempos incertos como os que estamos a viver devido ao coronavírus e à complexa situação dos componentes, as instalações fabris favorecerem soluções de redes industriais estabelecidas.

A PROFIBUS continua a ser a rede bus de campo mais instalada, com uma quota de mercado de 7%, seguida da Modbus-RTU com 5% e da CC-Link com 4%. Curiosamente, as tecnologias Modbus TCP e RTU continuam a ser amplamente usadas também em instalações fabris modernas, representando juntamente 11% do em 2022 em comparação com o ano passado.

Os casos de uso das redes sem fios emergem – o impacto do 5G ainda está para vir
As redes sem fios apresentam um crescimento de 8%, o que corresponde à taxa de crescimento geral do mercado de redes, permanecendo assim com uma quota de mercado de 7%. Os casos de uso habituais incluem aplicações de substituição de cabos, acesso a máquinas sem fios e conectividade com equipamento industrial móvel. O mercado ainda aguarda a implementação e o impacto do 5G em instalações de automação fabril de próxima geração.

As redes industriais são essenciais para a produtividade e a sustentabilidade nas instalações fabris
"A conectividade das redes industriais é absolutamente essencial para atingir os objetivos de produtividade e sustentabilidade em instalações fabris modernas, sendo também o principal impulsionador do crescimento que vemos no mercado das redes industriais", afirma Anders Hansson, Diretor de Marketing da HMS Networks. "As instalações fabris estão constantemente a trabalhar para otimizar não só a produtividade e a sustentabilidade, mas também a qualidade, a flexibilidade e a cibersegurança, e sabemos que redes industriais robustas também são essenciais para o conseguir. Embora se verifique crescimento em todas as áreas relacionadas com redes, é particularmente interessante constatar que as tecnologias de bus de campo estão a crescer novamente."

Variações regionais das redes
As redes EtherNet/IP e PROFINET são líderes na Europa e no Médio Oriente, sendo o segundo lugar ocupado elas redes PROFIBUS e EtherCAT. Outras redes populares são as Modbus (RTU/TCP) e Ethernet POWERLINK. O mercado dos EUA é dominado pelas redes EtherNet/IP, com as EtherCAT a apresentar um forte desenvolvimento e a ganhar quota de mercado. A PROFINET lidera um mercado asiático fragmentado, seguindo-se a EtherNet/IP e as fortes concorrentes CC-Link/CC-Link IE Field, EtherCAT, PROFIBUS e Modbus (RTU/TCP).

VÍDEO:
HMS TechTalk – Anders Hansson apresenta o contexto para o estudo deste ano e comenta os resultados.

Âmbito:
O estudo inclui a estimativa da HMS para 2022 com base no número de novos nós instalados em aplicações de automação fabril. Um nó é definido como uma máquina ou dispositivo ligado a uma rede de campo industrial. Os números apresentados representam a visão consolidada da HMS, considerando perspetivas de colegas do setor, as nossas próprias estatísticas de vendas e a perceção global do mercado.


As redes industriais continuam a crescer apesar dos tempos difíceis – Quotas de mercado de redes industriais para 2022 de acordo com a HMS Networks

Anders Hansson, Diretor de Marketing, HMS Networks

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP